Da Redação – Em julho tem palhaçada? Tem sim, senhor!!!! Ao menos no SESC São Caetano, que vai receber neste sábado (15) o espetáculo “Chafurda!”, encenado pela Cia Suno. Em cena, os artistas Helena Figueira e Duba Becker apresentam um espetáculo dinâmico e divertido, onde uma simples arrumação se transforma em uma enorme brincadeira.
Você sabe como age um palhaço nos bastidores do circo, fora do horário do espetáculo, com o picadeiro bagunçado e sujo? Com a Cia Suno, tudo vira uma grande palhaçada, com os atrapalhados palhaços lidando com os elementos do dia a dia como se estivessem em cena, como se eles fossem os artistas. Desentupidores, baldes, vassouras, panos, bolas de sabão e até facas são utilizados para a faxina e também para divertidos números de habilidades apresentados por Sanduba e Fiorella, os palhaços de Duba Becker e Helena Figueira.
Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a Cia Suno foi fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade de Santos.
Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre “Fando e Lis”, “Piquenique no Front” e “O Arquiteto e o Imperador da Síria”. Logo após, iniciou um trabalho sobre “Esperando Godot”, onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo que recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante. Iniciava aí a “identidade” da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara. Todas as peças realizadas pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história.
Hoje a Cia Suno tem doze espetáculos em seu repertório. Há desde o lúdico “A Bailarina e o Palhaço”, que conta uma linda história de amor entre esses tradicionais personagens do universo infantil; como o dinâmico “Estripulias no Circo”, que apresenta a história da criação do circo em ordem cronológica, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. Em “De Partida”, a Cia Suno busca levar à cena a nostalgia cantada na música típica da alma do artista.
Além de se dedicar à arte circense, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista (2008) e Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2017). Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.
Serviço – Espetáculo Chafurda, neste sábado (15)) às 16h, no Sesc São Caetano (Rua Piauí 554). Quanto: Grátis (retirada de ingressos com 01h de antecedência) Indicação Etária: Livre Duração: 50 minutos
Nenhum comentário on "Sesc São Caetano apresenta o espetáculo circense Chafurda"