Encarceramento feminino inspira espetáculo de dança

927 0

Da Redação – O espetáculo Rés, de Verônica Santos, é uma obra em construção iniciada pela artista sobre as inquietantes memórias referentes às visitas de infância com sua mãe, nos trabalhos de assistência à casa de detenção feminina em Minas Gerais. Estas memórias, que hoje se somam às estatísticas de encarceramento em massa de mulheres nas mais diversas formas, são a base desta partilha estética, que faz parte da programação do II Encontro de Mulheres Negras na Dança.

Verônica Santos é mineira, com formação em dança iniciada em 1994, na cidade de Belo Horizonte. Bailarina, preparadora corporal e diretora de movimento, atua na cena paulistana desde 2014 e atualmente é integrante da Cia. Sansacroma. A apresentação de Rés acontece no dia 06/07 às 20h. A entrada é gratuita.

Sobre o II Encontro de Mulheres Negras na Dança – O “Encontro de Mulheres Negras na Dança” chega a sua segunda edição com uma série de eventos gratuitos no Centro de Referência da Dança, em São Paulo. De 03 a 29 julho, a Nave Gris Cia Cênica, promove o encontro que revela a trajetória, experiência e a produção de artistas negras na dança.

Trata-se de um evento que afeta e dialoga diretamente com as pessoas e proporciona a reflexão sobre os fazeres e lugares conquistados e ocupados por essas mulheres, no meio artístico da cidade de São Paulo. O encontro tem como objetivo proporcionar a experiência estética ao reunir diversas produções e gerações de artistas negras, instigando novas parcerias e redes, além fortalecer os vínculos já existentes.

São quatro espetáculos e uma performance que revelam diversas perspectivas sobre o fazer artístico, uma exposição fotográfica e dois workshops. Além de expressar a pluralidade criativa, o projeto também estimula a aprendizagem e a troca entre as artistas negras e o público presente.

Programação
3/7 às 19h – Abertura da exposição “Mulheres Negras na Dança” (com a performance Leite Derramado, de Ana Musidora, 20 min), ficará no espaço até o dia 29/07
4/7 das 10h às 13h – Workshop – Devolve à pélvis o que é da pélvis
4/7 das 16h às 19h – Workshop – Dança Negra Contemporânea
5/7 das 10h às 13h – Workshop – Devolve à pélvis o que é da pélvis
5/7 das 16h às 19h – Workshop – Dança Negra Contemporânea
6/7 às 20h – Espetáculo Rés (Solo, 30 min)
6/7 às 20h30 – Espetáculo Território Meu (Solo, 40 min)
7/7 às 20h – Espetáculo Conhece-te a ti mesmo (Ouvindo Passos Cia de Dança, 40 min)
8/7 às 20h – Espetáculo MORINGA (Coletivo 22, 40 min)

Serviço – II Encontro de Mulheres Negras na Dança, de 3 a 8 de julho (A exposição fotográfica permanece até o dia 29 de julho), no Centro de Referência da Dança (Baixos do Viaduto do Chá, s/nº, Galeria Formosa, Centro de São Paulo). Censura: Livre. Quanto: Grátis (Retirada de ingressos 1 hora antes de cada espetáculo, para os workshops enviar e-mail para navegrisciacenica@gmail.com, com assunto “Inscrição workshop”. As vagas são limitadas). Capacidade: 60 pessoas

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Encarceramento feminino inspira espetáculo de dança"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *