Mãos à Obra encerra ações no Inamar e Serraria com 1.785 atendimentos à população

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Da Redação – O Programa “Mãos à Obra” encerrou sua passagem pelos bairros Serraria e Inamar neste domingo, dia 25 de junho, com ações de lazer e prestação de serviços, na Praça CEU das Artes e Esportes Unificados, localizada no Inamar. Na ocasião as secretarias da Prefeitura realizaram 1.785 atendimentos para 684 pessoas.

O “Mãos à Obra” é um programa que está revitalizando todas as áreas da cidade, como ruas, praças e avenidas do bairro. Nessas vias são executados serviços de tapa buracos, limpeza de boca de lobo (água de chuva), troca de lâmpadas, remoção de entulhos e bagulhos, pintura de guias, sinalização de trânsito, poda de árvore, capinagem, reparos em abrigos de ponto de ônibus, notificação de veículos abandonados e outros.

“Com o Programa Mãos a Obra dá para ver as mudanças que ocorrem na cidade. A Avenida Rotary, no Serraria, recebeu roçada e poda de árvores no canteiro central e pintura de coluna dos semáforos. As faixas de pedestres foram pintadas e o mato cortado. Nós estamos trabalhando e cuidando da nossa cidade”, afirmou o prefeito Lauro Michels, durante a festa de encerramento da passagem do Programa pelos bairros Inamar e Serraria.

Morador do bairro Inamar há 23 anos, Felipe Santos, elogiou as ações do Programa Mãos a Obra. “O bairro está de cara nova. As melhorias realizadas na praça, como a pintura da quadra e a poda de árvore beneficiaram a população”, comentou.

Sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública de Diadema, o Projeto Mãos à Obra vai percorrer a cidade, ao longo do ano. O bairro Eldorado já recebe os serviços do Mãos à Obra, que ficam na região até o dia 21 de julho (veja o calendário completo, abaixo). Cada bairro receberá manutenção por três semanas, aproximadamente.

Menção honrosa – Durante o evento o prefeito entregou certificado de Monção Honrosa para representantes da Frente de Trabalho. “A Frente vem prestando excelentes serviços em prol dos moradores da cidade. São 150 colaboradores envolvidos neste projeto. “Esta Monção Honrosa é concedida em reconhecimento e gratidão ao trabalho executado na cidade, que continuará agora no bairro Casa Grande (próximo bairro que recebe o Programa, a partir do dia 17 de julho)”, comentou o prefeito.

Hotsite – Para divulgação do projeto Mãos à Obra junto à população, a Prefeitura criou um hotsite com as principais informações. Acessando www.diadema.sp.gov.br/maosaobra, o munícipe ficará por dentro do calendário bairro a bairro, até o final do ano, e quais os principais serviços oferecidos.

Calendário
Eldorado: 19/06 a 21/07
Casa Grande: 17/07 a 04/08
Piraporinha: 07/08 a 25/08
Vila Nogueira: 28/08 a 15/09
Canhema: 18/09 a 06/10
Taboão: 09/10 a 27/10
Campanário: 30/10 a 24/11

Central de Atendimento e Defesa Civil – No evento de encerramento do domingo, a Junta Militar de Diadema, órgão vinculado à Secretaria de Defesa Social, realizou três atendimentos para jovens em idade do Serviço Militar e forneceu dicas de prevenção e como agir em casos de desastres para 81 pessoas. O Serviço de Mediação de Conflitos prestou atendimento para 10 munícipes.

A emissão de carteiras profissionais foi o destaque das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento de Gestão, que levaram equipes do Poupatempo à Praça CEU das Artes e Esportes Unificados. Seis pessoas aproveitaram o sábado e fizeram o documento na hora. A Central de Atendimento da Prefeitura realizou outros 15 atendimentos.

Beleza e saúde – Os serviços oferecidos pela Fundação Florestan Fernandes tiveram muita procura. As pessoas aproveitaram o final de semana e “deram um trato” em seu visual. Foram 389 atendimentos (como pintura facial, corte masculino, maquiagem, entre outros).

A Saúde também foi preocupação da população que compareceu ao evento. A Secretaria realizou serviços de pronto atendimento para 177 pessoas e medição de glicemia (174 pessoas). A vacina contra o HPV (doença sexualmente transmissível) foi aplicada em 11 pessoas e a vacina contra a meningite foi aplicada em outras oito. O Centro de Referência de Saúde ao Trabalhador (CEREST) prestou 105 esclarecimentos em questões ligadas às condições de saúde no ambiente de trabalho; e o Centro de Referência, de tratamento e orientação às doenças sexualmente transmissíveis, prestou informações para 73 pessoas. O Centro de Controle de Zoonoses tirou as dúvidas de 138 pessoas sobre doenças infecciosas transmitidas ao ser humano por animais.

Atenção social – A Central de Cadastro de Programas Sociais e a Casa Beth Lobo, de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, ambas da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, efetuaram 55 orientações, para famílias de baixa renda que buscam algum benefício do Governo no município e mulheres que sofrem com violência doméstica. Dúvidas sobre como obter benefícios como Bolsa Família, tarifa social de energia elétrica, alíquota reduzida do INSS para donas de casa, Renda Cidadã, Benefício do Idoso, Renda Mínima modalidade Bolsa Transporte, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Isenção de Taxa de Concurso, Telefonia Popular, entre outros, além de como funcionam os serviços da Casa, foram esclarecidas.

Assuntos Jurídicos – O Serviço de Assistência Judiciária e o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), da Secretaria de Assuntos Jurídicos, registraram a visita de 18 pessoas. Elas se informaram sobre como obter auxilio de um advogado (para famílias de baixa renda que não podem pagar pelo serviço), para casos de divórcio, pensão e guarda de menor, e também obtiveram orientações e formalizaram queixas sobre relações de consumo junto ao órgão.

Gibis e mudas de plantas – Distribuição de 350 mudas e de 100 gibis com temas sobre meio ambiente. Essas foram as principais ações da Secretaria de Meio Ambiente, que também orientou e forneceu dicas ecológicas práticas para se aplicar no dia a dia, como podas de árvores e retiradas (supressão), licenciamento ambiental, coleta de lixo seletiva e destinação correta para cinco pessoas.

Alimentação saudável – A Secretaria de Segurança Alimentar forneceu orientações de alimentação saudável e dicas para reaproveitamento de sobras de alimentos para 87 pessoas.

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