Santo André cria primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural do ABC

663 0

Da Redação – A Prefeitura de Santo André assinou na tarde desta terça-feira (20) o termo para a criação da primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) do ABC, que será feita em Paranapiacaba em parceria com a empresa Cesari. A assinatura do termo, que promoverá a conservação da fauna e da flora do local, faz parte do Junho Verde, programação do mês do meio ambiente promovida pela administração.

A RPPN Nascentes do Rio Mogi, de propriedade da empresa CEMULTI – Cesari Empresa Multimodal de Movimentação de Materiais Ltda, tem uma área total de 48.042,47 hectares em Santo André e ocupa aproximadamente 500 mil m² próximos à parte baixa da vila de Paranapiacaba. O local traz como atributo a presença da vegetação nativa, como da Mata Atlântica e do cerrado, além das nascentes e da diversidade da fauna e da flora.

A RPPN é uma categoria de Unidade de Conservação (UC) de domínio privado e perpétuo e traz como objetivo a conservação da biodiversidade sem que haja desapropriação ou alteração dos direitos de uso da propriedade. Atualmente existem 87 RPPNs instituídas no território paulista, mas essa é a primeira do ABC.

Segundo o prefeito Paulo Serra, a criação da reserva é um exemplo da importância dada pela Prefeitura para as questões de sustentabilidade. “Temos buscado fazer com que a cidade dê bons exemplos e essa parceria com a Cesari, além de resgatar o conceito de empresa cidadã, também tem aspectos de estímulos ambientais. Estamos muito felizes de poder assinar esse termo, é um motivo de grande alegria esse grande exemplo que Santo André está sendo. Tenho certeza que a criação dessa primeira RPPN irá fazer com que a cidade continue se desenvolvendo, mas sem esquecer a sustentabilidade”, afirma.

Uma vez instituída pelo Poder Público, a RPPN passa a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, conforme previsto na Lei Federal nº 9.985/2000. O pedido de reconhecimento da RPPN é iniciativa do proprietário, formalizado mediante requerimento e análise da Fundação Florestal.

De acordo com o gerente de engenharia da Cesari, Ruben Armando Espinoza Munoz, a empresa tem área total de aproximadamente 1 milhão de m² em Santo André e cedeu quase metade para a criação da reserva. “É um grande prazer ter conseguido constituir essa primeira RPPN da região. Fizemos uma parceria muito grande com a Prefeitura e isso nos incentivou a criar essa reserva na cidade”, contou o representante da Cesari.

A atual administração possui meta de incrementar em 10% a quantidade de m² por habitante de área verde dentro do perímetro urbano até 2020 e, face a outras metas, estabelecerá uma Política Municipal de Mudanças Climáticas e uma Política Municipal de Arborização Urbana.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Santo André cria primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural do ABC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *