SA não homologa privatização da água e esgoto para Odebrecht

1212 0

Crédito – Foto: JúlioBastos/PMSA

Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos…

Bronson.

Santo André não vai homologar privatização da água e esgoto para Odebrecht

O prefeito Paulo Serra, de Santo André, vai rejeitar o processo de privatização da água e esgoto no município para a Odebrecht Ambiental, um compromisso que foi firmado na administração anterior, de Carlos Grana. O ex-prefeito fez o acordo nos últimos meses de seu governo, em 2016, mas não chegou a homologá-lo. Independentemente da investigação, o atual prefeito questiona os termos da parceria. “A parceria com a Odebrecht Ambiental não é de interesse de Santo André e portanto o negócio não será homologado. Não acreditamos nesse sistema de gestão”, afirma Paulo Serra. Entre os diversos motivos está o fato de a PPP não prever nenhum aporte significativo da Odebrecht no sistema no primeiro ano de validade, como é usual nesse tipo de parceria. O segundo problema foi o modo como a PPP foi feita, no fim da gestão de Carlos Grana, sem a participação do governo de transição e o conhecimento da população. Por fim, na avaliação do prefeito Paulo Serra, o contrato traria ônus para o consumidor de Santo André, que teria de aumentar as tarifas de água e esgoto para fazer os repasses para a Odebrecht Ambiental. Segundo o edital publicado pelo Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) na gestão de Grana, o valor estimado do contrato da Odebrecht Ambiental com Santo André seria de R$ 3,37 bilhões, pelo período de 35 anos. Além do gerenciamento do sistema, a privatização envolveria, se fosse homologada, a redução das perdas físicas e comerciais no abastecimento e operação e manutenção da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) do Pedroso, que ainda não teve as obras iniciadas.

Frase:

A parceria com a Odebrecht Ambiental não é de interesse de Santo André e portanto o negócio não será homologado. Não acreditamos nesse sistema de gestão

Paulo Serra, prefeito de Santo André, ao comentar os motivos pelos quais não homologou o processo de privatização dos serviços de água e esgoto na cidade para a empresa Odebrecht Ambiental

Frase:

Agradeço a todos os envolvidos nesta Operação que tem como objetivo garantir uma cidade cada vez mais segura e aprazível para nossos moradores e visitantes. Estamos construindo uma força de segurança cada vez mais efetiva

Adler Kiko Teixeira, prefeito de Ribeirão Pires, ao comemorar o fato de a Estância ter sido classificada entre as 100 cidades mais pacíficas do país

Estudo classifica Estância entre as cidades mais pacíficas do país

Ribeirão Pires está entre as 100 cidades mais pacíficas do país, na 71ª posição, segundo o Atlas da Violência 2017, pesquisa realizada pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O estudo analisa os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, e utiliza também informações de registros policiais publicadas no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do FBSP. Os dados foram detalhados por regiões, Unidades da Federação e municípios com mais de 100 mil habitantes. Para listar os municípios potencialmente mais violentos e menos violentos do Brasil, o estudo considerou as mortes por agressão (homicídio) e as mortes violentas por causa indeterminada (MVCI). Em toda região do ABC, Ribeirão Pires está atrás apenas de São Caetano do Sul, que aparece em 34º lugar. A cidade com menos índice de violência, segundo a pesquisa é Jaguará do Sul, em Santa Catarina. O rankeamento apresenta o resultado para o total de 304 municípios. Os dados apresentados na pesquisa indicam que a região do Grande ABC necessita de efetivas ações de segurança para a melhoria da situação de todas as cidades da região. Ribeirão Pires já efetua ações integradas de segurança executadas pela Secretaria de Segurança Pública do município em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito, Polícia Civil e Polícia Militar, desde o início do ano. Para o secretário de Segurança Pública da Estância, Cel. José Luis Martins Navarro, a valorização e qualificação do profissional e o investimento em equipamentos, também foram realizações desta gestão que contribuíram para a melhora na segurança. “Todo o trabalho que realizamos é para trazer de volta à população ribeirãopirense a sensação de segurança”, explica Navarro. “Com as ações integradas, que têm agido constantemente, queremos a presença maciça das tropas nas ruas”, conclui.


VAPT-VUPT

TRANSMISSÃO DE CARGO

  • O prefeito Orlando Morando, de São Bernardo, assina nesta terça-feira, às 12h30, o termo de transmissão de cargo (interino) para o vice-prefeito, Marcelo Lima, nesta terça-feira, em solenidade no Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50 – Centro – São Bernardo).

ASSEMBLEIA QUER ‘CAUSAR’ NAS REDES SOCIAIS 1

  • Um novo projeto de comunicação nas redes sociais deve aproximar a população das atividades da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O objetivo é aproximar as pessoas do trabalho parlamentar por meio de uma linguagem mais simples e fazer com que elas se engajem nos temas debatidos. Desde que estão no ar, os novos perfis no Facebook, Twitter e Instagram já tiveram um engajamento recorde: crescimento de 219% no número de interações e de 877% no alcance das publicações no Facebook no primeiro mês em que o projeto foi ao ar. A proposta também prevê a realização de palestras e oficinas com as principais empresas de tecnologia do mundo.

ASSEMBLEIA QUER ‘CAUSAR’ NAS REDES SOCIAIS 2

  • O Google, por meio da equipe de Educação e Governo do seu escritório brasileiro, apresentou no início deste mês uma palestra sobre o bom uso das ferramentas digitais no relacionamento com o público. O segundo encontro aconteceu nesta segunda-feira (19/06) com o Facebook. A representante de Política e Governo da empresa, Débora Delbart, falou sobre as técnicas mais apropriadas para conseguir um melhor resultado na rede social. Outros eventos estão previstos para aperfeiçoar a atuação da Assembleia e dos parlamentares no mundo digital.

EXPOSIÇÃO VIRTUAL 1

  • Participando da 1ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa, a Fundação Pró-Memória de São Caetano realiza neste mês de junho a exposição virtual Documentos da Nossa História: um panorama dos acervos do Centro de Documentação Histórica. Contando com mais de 30 imagens entre fotos e reproduções documentais a mostra repassa a trajetória do Centro de Documentação Histórica da instituição, desde seus primórdios ainda ligado ao Museu Histórico Municipal até os dias de hoje quando se tornou impo0rtante referência para pesquisadores, estudantes e população em geral.

EXPOSIÇÃO VIRTUAL 2

  • Entre o material, estão raridades como um Título de Propriedade de Colono do Núcleo Colonial São Caetano Lote nº 36 de Martino De Martini de 12 de março de 1891 e uma Planta do Núcleo Colonial de São Caetano de 19 de outubro de 1906. A exposição pode ser acessada no site da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul (www.fpm.org.br).

Prefeitura de São Bernardo inaugura heliponto público da região do Grande ABC

A Prefeitura de São Bernardo inaugurou, nesta segunda-feira (19/06), o heliponto do Hospital de Clínicas – Estrada dos Alvarengas, 1001, no Alvarenga. O equipamento do município é o primeiro hospital da região do Grande ABC a possuir o heliponto, homologado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O novo espaço vai melhorar na mobilidade de pacientes de urgência e emergência, além do transporte de órgãos para doação. A solenidade contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do Subcomandante da Policia Militar, Coronel Mauro Ricciarelli, do secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto e da superintendente do Complexo Hospitalar de São Bernardo, Agnes Faria, demais autoridades e vereadores. Em seu discurso, o chefe do Executivo destacou que o espaço havia sido inaugurado junto com o complexo hospitalar pela gestão passada, entretanto, jamais teve sua documentação regularizada. “Desde o início da gestão, focamos para conseguir receber a licença da ANAC. A autorização, só foi publicada no Diário Oficial da União em março. O heliponto, a partir de hoje, vai operar 24 horas por dia e complementar o quadro assistencial da saúde do município. Nós dispomos de 34 UBS, 9 UPAS e 4 Hospitais e ter o equipamento, pronto para uso, significa fornecer a possibilidade de um atendimento mais rápido”, salientou Morando. Outro ponto detalhado pelo chefe do Executivo foi sobre a localização do Hospital de Clínicas. “Essa região está próxima a três rodovias. Agora, o socorro de pacientes que sofreram acidentes será mais eficaz. O águia da Polícia Militar possui 25 aeronaves multiuso, que prestam auxílio na segurança, nos primeiros socorros e até mesmo no transporte de órgãos. Tenho certeza que cada pouso que acontecer nesse local, permitirá mais uma oportunidade de vida aos pacientes, esse é o nosso objetivo”, complementou o prefeito. O cadastro da ANAC tem validade de 10 anos e o local está apropriado para receber aeronaves de até três toneladas, que realizam transporte de passageiros ou órgãos para transplante. O heliponto está equipado com rampas de proteção, bombeiros, que irão operar 24 horas por dia e toda estrutura necessária para segurança, como mangueiras de água e equipamentos de primeiros socorros.

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SA não homologa privatização da água e esgoto para Odebrecht"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *