Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, iniciou nesta semana o exame oftalmológico de retinografia. O equipamento foi instalado na Policlínica Centro (Avenida Armando Ítalo Setti, no Baeta Neves) e tem como objetivo atender os 9.000 pacientes com diagnóstico de diabetes e hipertensão do município.
A máquina, que realiza o exame, possui uma câmera fotográfica acoplada ao equipamento. Ela tira uma foto e analisa os vasos do fundo de olho do paciente. A imagem captada é enviada, via internet, para uma central, que aponta alterações e possíveis evoluções das doenças (diabetes e hipertensão), que podem ocasionar a cegueira e até mesmo prevenir doenças cardíacas, como AVC e derrames.
Os pacientes serão convocados para realizar o exame, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde. Logo no primeiro mês, cerca de 1.100 pacientes já foram chamados para fazer o exame. Realizarão a tele retinografia, pessoas com mais de 45 anos, com diagnóstico de diabete hipertensiva ou pacientes que já acompanham a doença há mais de cinco anos. Os doentes que forem indicados para cirurgia, realizarão os exames pré-operatórios no município e a cirurgia pelo Estado São Paulo.
A aposentada Maria de Lourdes, 65 anos, cuida da doença há 30 anos. Ela foi uma das primeiras pessoas a realizar o exame. “Um agente de saúde me ligou e disse que eu tinha um exame marcado aqui na Policlínica. Cheguei e me surpreendi com o exame, já tinha feito pelo convênio, mas é a primeira vez que vejo no serviço público”, ressaltou a aposentada.
Também aposentado, Miguel de Sousa, 70 anos, também foi um dos pacientes que realizou o procedimento. Ele descobriu que tem diabetes, há quatro anos e, desde então, realiza acompanhamento médico. “Foi a primeira vez que eu fiz esse exame, nunca nem tinha ouvido falar. As enfermeiras me explicaram que após o procedimento, vou conseguir acompanhar melhor a minha diabetes. Sei que preciso me cuidar, morro de medo de ficar cego” explicou o aposentado.
O Prefeito Orlando Morando, aponta a vinda do equipamento para São Bernardo como mais uma conquista para a saúde do município. “Esse exame, custa em média no serviço particular, de R$350 à R$ 400. Conseguimos trazer esse equipamento de graça. Ninguém vai pagar para realizar o procedimento. Esta ação permite diagnóstico precoce, assim vamos conseguir oferecer um tratamento de qualidade a quem precisa”, pontuou o chefe do Executivo.
O Secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple, elogiou a a parceria com o Governo do Estado, argumentando que o procedimento pode ser considerado uma evolução ao setor. “A Retinografia é um exame muito importante. Consegue demonstrar a real situação dos vasos sanguíneos do globo ocular e prevenir diversas doenças relacionadas à diabetes. Com essa análise, conseguiremos ter um melhor parecer sobre a conduta de tratamento e até mesmo encaminhar os pacientes para outras especialidades, como cardiologistas, por exemplo” finalizou o Secretário da Pasta.
Treinamento – Na última quinta-feira (01/06), o departamento de atenção básica realizou um treinamento, no teatro do Cenforpe com os 700 agentes comunitários que atuam na saúde do município. No evento foi definido qual será a forma de abordagem com os pacientes e o papel do agente na hora de incentivar a realização do exame.
Nenhum comentário on "São Bernardo recebe equipamento do Governo do Estado para realizar exame oftalmológico"