Crédito Foto: Ricardo Cassin/PMSBC
Da Redação – A assembleia ordinária de prefeitos da região, presidida pelo chefe do Executivo de São Bernardo, Orlando Morando, pautou, nesta terça-feira (6), no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a formalização ao governo do Estado de uma proposta para substituir o projeto da linha 18 Bronze de Monotrilho. Uma das possibilidades convergentes foi em torno do BRT (Bus Rapid Transit), corredor de ônibus de maior capacidade e velocidade, para a ligação de 15,7 km prevista entre São Bernardo, Santo André, São Caetano e Estação Tamanduateí de trens e metrô na capital paulista.
Além de Morando, participaram da reunião os prefeitos Paulo Serra (Santo André), José Auricchio Júnior (São Caetano), Atila Jacomussi (Mauá), Adler Kiko Teixeira (Ribeirão Pires), Gabriel Maranhão (Rio Grande da Serra), além do subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, representante do governo estadual na instituição da região e do secretário executivo da instituição, Fabio Palacio.
“Estudos comprovam que um BRT no trecho poderia ser mais barato, com a mesma capacidade de transportes e tempo de percurso apenas sete minutos maior. O prazo foi aditado por mais 180 dias, já é o terceiro aditamento, e nós percebemos que a sociedade clama por um novo modal. Não dá para a gente continuar só simplesmente justificando que por fatores financeiros a obra não vai ser iniciada. Assim, o Consórcio está oferecendo então por autorização e deliberação que o governo do Estado submeta uma nova proposta”, esclareceu o presidente do Consórcio.
Nos demais temas da assembleia, os destaques ficaram por conta da aprovação dos prefeitos que aprovaram o pedido formal ao Estado para a limpeza dos 19 Piscinões de todo o Grande ABC. De acordo com estudos da instituição, apenas cinco estão em condições aptas.
Houve também a apresentação do projeto de Polo Tecnológico, cujas discussões foram aprofundadas para que a unidade principal fique situada em Santo André. Além disso, debate para que o Consórcio tenha um Centro de Gerenciamento para fator climático. A sociedade terá acesso por aplicativo e o objetivo principal é prevenir deslizamentos e alagamentos.
Para o Esporte, os chefes do Executivo também convergiram para apresentação de modelo amplo para sediar a edição dos Jogos Abertos do Interior, que deve este ano ocorrer em São Bernardo. “Concordamos em apresentar um modelo para que a competição possa distribuir as sedes. Já ficou claro que o município, por via de regra, não consegue realizar sozinho. No mais, foi uma reunião extremamente positiva e, novamente, conseguir destacar assuntos de interesse das sete cidades”, complementou Morando.
Nenhum comentário on "Consórcio vai formalizar ao Estado projeto alternativo à Linha 18"