Prefeitura inaugurou em Eldorado o sétimo ecoponto em Diadema

858 0

Da Redação – Prestes a comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a cidade de Diadema ganhou, nesta tarde (29/5), na região de proteção à Represa Billings, em Eldorado, o Ecoponto Arraia, um local apropriado para receber, gratuitamente, entulhos e bagulhos, além de terra, restos de poda e recicláveis, sem prejudicar o meio ambiente.

O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Lauro Michels e do secretário José Marcelo Ferreira Marques, de Serviços e Obras, pasta responsável pela limpeza urbana da cidade. Construído em área pública de quase 500 m², o novo posto de coleta atenderá a uma região de aproximadamente 14.000 domicílios.

Com esse novo ecoponto, a Prefeitura passa a oferecer à população sete locais adequados para o descarte legalizado de resíduos sólidos e inservíveis. Durante o evento de inauguração, o prefeito de Diadema, Lauro Michels, falou da importância da obra. “O dinheiro que é gasto com a coleta de entulho, descartado de modo irregular nas ruas da cidade, permitiria investimentos na manutenção de equipamentos públicos que levam qualidade de vida à população, como por exemplo, um posto de saúde, uma escola municipal ou um centro cultural”, afirmou Lauro Michels.

O prefeito também destacou que os ecopontos também vão receber material eletrônico (como televisores, pilhas e baterias) e que, quando todos forem inaugurados, não haverá uma distância maior do que 2 km entre cada um deles, o que vai permitir à população realizar o descarte de modo adequado desse tipo de material.

Segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DLU), os novos ecopontos estão sendo construídos em áreas públicas e em pontos viciados de desova de entulhos e bagulhos. De acordo com o órgão, a Prefeitura está adequando o município para o Plano Regional de Resíduos Sólidos, que estabelece as metas do município para os próximos 20 anos.

O DLU orienta a população para ficar atenta, já que muitas vezes contrata um serviço, paga pelo recolhimento do entulho e acredita que o seu resíduo está tendo um destino correto, no entanto, esses prestadores de serviços não habilitados enganam os moradores e despejam o resíduo em um ponto qualquer da cidade. Além de manter a cidade limpa, os ecopontos da Prefeitura servem para evitar que os munícipes sejam lesados. No site do Programa Diadema de Cara Limpa, estão todos os endereços dos ecopontos e a lista das empresas legalizadas para recolhimento de caçambas de entulho, no município.

Com a entrega do novo ecoponto, localizado na rua Arraia, em Eldorado, a população de Diadema passa a contar com sete locais apropriados para receber entulhos e bagulhos. No que se refere a entulho, o ecoponto tem um limite de até 1 m³, ou seja, no máximo 10 sacos por morador, semanalmente. Para quantidades maiores que essas, os munícipes devem contratar empresas especializadas na retirada de entulho.  Além de resíduos de construção civil, os ecopontos também aceitam terra, bagulhos e podas de árvores. Quanto aos recicláveis como papel, vidro, metal e plástico, os mesmos depois de recebidos pelo ecoponto serão encaminhados às cooperativas de catadores.

Próximas inaugurações – Já nos próximos meses, mais três regiões da cidade também vão ganhar ecopontos: o Taboão, na avenida Dom João VI; o Canhema, na rua Yamagata; e o Marginal Z, na avenida Daniel José de Carvalho, na Vila Conceição. O investimento municipal na construção dos seis novos ecopontos é de R$ 760.781,04. Destes, a metade já foi entregue à população: Rufino, Naval e Arraia. Manter a limpeza da cidade, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores de Diadema, tem sido um dos principais objetivos da Prefeitura, nos últimos anos.

A Secretaria de Serviços e Obras de Diadema, além dos serviços habituais de coleta domiciliar e de retirada porta a porta de entulho e bagulho, tem desenvolvido e participado de projetos e ações importantes para a limpeza da cidade e fiscalizado ativamente o descarte irregular. Em 2016, por exemplo, foram recolhidas, bairro a bairro, 8.795 toneladas de resíduos pelo Programa Diadema de Cara Limpa.

Mãos à Obra – Recentemente criado, o Programa Mãos à Obra passa a integrar as atividades de limpeza e manutenção dos bairros da cidade. Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão Pública de Diadema, o programa promove ações de cuidado e conservação, principalmente de ruas, praças, avenidas e prédios públicos municipais como escolas, unidades de saúde, centros culturais e outros.

A população pode e deve ajudar o DLU a fiscalizar e manter a cidade limpa, denunciando o descarte irregular pelo telefone 0800-7705559.

ECOPONTOS:
Ecopontos “novos” (às segundas, 12h – 17h; de terça a sábado, 8h – 16h30; não abre aos domingos e feriados)
– RUFINO – Estrada do Rufino, 1059 – Serraria;
– NAVAL – Avenida Corredor ABD, esquina com rua Beira Rio – Vila São José;
– ARRAIA – Rua Arraia, 50 – Eldorado;
Ecopontos “antigos” (de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h – não abrem aos sábados, domingos e feriados)
– DLU – Av. Pirâmide, 844 – Inamar;
– NOVA POP – Travessa ETCD, 210 – Vila Nova Conquista;
– CARACAS – Rua Caracas, 120 – Vila Mulford;
– ARCO ÍRIS – Rua Mozart s/nº – Jd. Arco Íris (parceria com a Ecovias)

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura inaugurou em Eldorado o sétimo ecoponto em Diadema"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *