Crédito – Fotos Ricardo Trida/PSA
Da Redação – O prefeito Paulo Serra apresentou nesta sexta-feira (26), no Jardim Las Vegas, a ‘Operação Delegada Municipal’, que colocará Guardas Civis Municipais (GCMs) nas ruas em plantões de 12 horas escalonados em regime de hora extra, para atuarem em regiões previamente analisadas pelo Comitê Integrado de Segurança (CIS). O programa municipal contará com mais 20 GCMs que atuarão em pontos estratégicos da cidade, com o apoio de duas bases móveis, um ônibus, oito motos e duas viaturas.
As horas extras terão um teto de pagamento estabelecido pela Prefeitura, com no máximo 150 horas diárias distribuídas entre os agentes de segurança. A medida trará uma economia aos cofres públicos, na medida que se racionalizará o gasto com horas extras. Para se ter uma ideia, a GCM chegou em 2016 a extrapolar o número de 36 mil horas extras mensais, com gastos que superaram a casa de R$ 1 milhão. Agora ficam estabelecidas 7.200 horas mensais com valor máximo de pagamento de R$ 150 mil.
A ‘Operação Delegada Municipal’ vai promover ações de segurança pontuais e programadas, visando atender as demandas do município para redução dos índices de crimes, de contravenções penais e de infrações administrativas, com o uso do efetivo da GCM.
O prefeito Paulo Serra comemora mais uma ação de governo, pois Santo André é pioneira na região a implementar esta operação. “Somos a primeira cidade que fez este modelo de operação delegada no ABC, utilizando exclusivamente o seu efetivo. O ineditismo desta ação certamente vai funcionar e trazer bons frutos e a sensação de segurança de volta à população”, destacou.
A Secretaria de Segurança Cidadã, capitaneada por Edson Sardano, espera reduzir a sensação de insegurança apontada pelos munícipes, além de suprir a questão da exclusão de folgas quinzenais dos GCMs, que diminuía o efetivo operacional consideravelmente, gerando economia para os cofres públicos.
Sardano complementa que o programa atuará em várias regiões da cidade, especialmente onde chegar a informação de problemas de segurança. “Onde apontarmos números crescentes, nós estaremos lá, caminhando no sentido de proporcionar a segurança e a tranquilidade que a população merece. A nossa Guarda Municipal está dando uma resposta importante para a cidade, hoje mesmo fizemos uma prisão aqui no Las Vegas”, destacou o secretário.
Efetivo – A Guarda Civil Municipal de Santo André conta com quadro técnico de 598 agentes de segurança, atuando na preservação de mais de 700 próprios públicos municipais, entre escolas, UBSs, CESAs, Paço, praças, creches, Emeiefs, UPAs, e áreas de proteção ambiental.
Apenas no ano de 2016, balanço consolidado da GCM aponta para o atendimento de 6.984 ocorrências, já em 2017, apenas até o mês de abril foram 2.614, após a implementação de novos programas de segurança por meio do Comitê Integrado de Segurança, como a Operação Sono Tranquilo, que atuou mais de 1,6 mil motoristas que trafegavam com som alto pelas ruas, a ‘Área de Segurança Escolar’, que desenvolve conjunto de ações nos quarteirões das escolas municipais com rondas e melhorias qualitativas e requalificação do entorno, como reforço na iluminação, serviços de poda, capina e roçagem, além da Ponto Seguro, que mapeia as paradas de ônibus com maior queixa de ocorrências e promove operações direcionadas.
Nenhum comentário on "Operação Delegada colocará mais GCMs nas ruas diariamente"