Da Redação – A Sabesp e a Prefeitura de São Bernardo firmaram um contrato para incluir 372 imóveis no PURA (Programa de Uso Racional de Água). A cidade, que já tinha 100 prédios participantes do projeto, terá todos os edifícios municipais incluídos no PURA, totalizando 472. A assinatura do contrato contribui com a redução do desperdício de água e com campanhas educacionais para conscientizar sobre a preocupação com o meio ambiente.
Desde o início das novas reformas, o município já economizou só no mês de março 12,06% no consumo, ultrapassando a meta estipulada de 10%. Se comparado a março de 2016, a economia foi de 19,31%, o que equivale 1,8 milhão de litros de água.
A previsão é que, até o início do segundo semestre de 2017, estejam finalizadas todas as adequações necessárias para reduzir o desperdício no município. A estimativa de redução do consumo anual é de 44 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer, por exemplo, a população do bairro dos Finos, localizado no Riacho Grande, em São Bernardo, que possui mais de 10 mil habitantes.
As ações envolvem reformas nos 372 prédios inclusos e o uso de tecnologia para a economia de água. Os edifícios ganham válvulas redutoras, arejadores de saída de torneiras, novas boias e sensores de volume, novas tubulações e reservatórios para captação e reaproveitamento da água da chuva e melhorias nas caixas-d’água.
Além disso, os participantes ganham direito a uma redução de 25% na tarifa praticada pela Sabesp, desde que atendidos os requisitos, como obedecer a uma meta de consumo mensal definida pela empresa.
PURA – O Programa de Uso Racional de Água, criado pela Sabesp em 1996, é direcionado às entidades públicas (Secretarias de Estado, prefeituras e unidades do governo federal) e promove readequações estruturais em prédios públicos para reduzir perdas e reforçar a necessidade de consumo de água consciente, além de campanhas educacionais.
Atualmente, 2.976 imóveis públicos na Grande São Paulo estão cadastrados e têm seu consumo monitorado. Até 2016, o programa tinha sido implantado em 6.399 imóveis em todo o Estado de São Paulo, incluindo escolas estaduais, penitenciarias e hospitais. Entre 2010 e 2016, 627 escolas estaduais foram atendidas pelo PURA, garantindo a economia de mais de 110 mil metros cúbicos de água por mês, alcançado mais de 700 mil alunos. Em 2017, o programa tem a meta de beneficiar mais 380 escolas.
Nenhum comentário on "Sabesp leva uso racional de água a todos prédios públicos de São Bernardo"