Projeto Okavango auxilia na geração de renda em Diadema

717 0

Da Redação – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho por meio da Casa da Economia Solidária realiza há 3 anos parceria com o Projeto Okavango que restaura sofás descartados pela população e auxilia na qualificação profissional. Representantes do projeto estiveram na Prefeitura na tarde desta quinta-feira, (4/05), e entregaram o sofá reformado com novo estofado e revestimento para o prefeito Lauro Michels. O sofá já pertencia ao gabinete e foi enviado para o projeto, onde o professor Agenor Nogueira restaurou o móvel com a participação dos aprendizes.

O trabalho de restauração depende, em sua grande parte, dos móveis jogados na rua. “Hoje em dia, estamos com algumas dificuldades para achar os materiais. Às vezes, nós vemos um colchão enquanto passamos em uma rua e, quando voltamos com o carro, já não está mais lá”, conta o diretor do Projeto Okavango, Diolindo Sousa. “Na cidade, nós temos 5 Ecopontos entregues e 3 em obras que podem facilitar a captação de materiais. Vou solicitar para Secretaria de Serviços e Obras que viabilize a retirada dos sofás e colchões descartados para o Projeto Okavango”, recomendou o prefeito.

Projeto Okavango – Com mais de 15 anos de existência e 3 de parceria com a prefeitura de Diadema, o projeto ajuda a preservar o meio ambiente e diminuir o descarte irregular na cidade, além de incluir jovens e pessoas em vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Atualmente, o projeto conta com 9 profissionais que restauram e ensinam os aprendizes. Josafá Bezerra da Silva, 25 anos, participou do projeto quando tinha 16 e diz que foi uma excelente primeira experiência com o mercado de trabalho.

“É uma profissão difícil. Você tem que gostar, mas, se for esforçado, em 6 meses já consegue aprender o suficiente para conseguir tirar uma renda própria”, relata o ex-aprendiz Diego Ribeiro, hoje dono de sua própria oficina.

O programa recebe jovens a partir dos 16 anos de idade e as inscrições são realizadas na Casa da Economia Solidária. Para quem se interessar em comprar os móveis restaurados, eles custam de R$ 400 à R$ 600 e podem ser encontrados expostos em algumas feiras livres e diversas lojas da região ou também no site do projeto: www.projetookavango.com.br

Serviços – Casa da Economia Solidária (Rua Professor Evandro Caiaffa Esquivel, 127 – Centro)

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Projeto Okavango auxilia na geração de renda em Diadema"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *