Especialista do Senac orienta para que sonho do casamento não vire pesadelo

735 0

Da Redação – Feito o pedido de casamento, o próximo passo é pensar na cerimônia, no prazer em receber os amigos, festejar e se sentir especial, correto? Na verdade, não é bem assim. “Antes de sair por aí reunindo cotações e idealizando a data, é importante estar atento aos gastos. Neste caso, mais do que nunca, vale a máxima: tempo é dinheiro”, comenta a docente da área de finanças e contabilidade do Senac Santo André, Regina Garofalo.

As despesas envolvidas para a concretização dessa tradicional festa são as mais diversas: decoração, convite, buffet, bolo, roupas e o tão sonhado vestido de noiva. Para quem quer mergulhar nessa aventura sem ficar com a sensação de que o projeto pesou no bolso, Regina dá uma dica que vale ouro. “Casar é trabalhoso e custa caro, mas estamos falando de um sonho e, neste caso, não se medem esforços para realizá-lo. De toda forma, o ideal é se planejar sempre”, recomenta a especialista.

Segundo ela, o tempo de antecedência vai depender do porte do projeto, mas o ideal é planejar por, pelo menos, um ano e comprometer o equivalente a 30% do orçamento familiar. “O casamento gera outras despesas além da festa em si. Paralelamente a este planejamento, o casal normalmente está arcando com os custos de um novo lar, o que envolvem contas de energia, água, IPTU, entre outras, e tudo isso merece uma atenção especial. Por essa razão, o ideal é quitar o máximo de dívidas que puder antes mesmo do casamento”, orienta Regina.

Planeje-se!
ü  Faça um cronograma: defina quais serão os investimentos e o valor máximo gasto a cada mês.
ü  Faça uma planilha de gastos: o documento, que vai ser utilizado como um guia para os noivos, deve esclarecer quais são os produtos ou serviços, preços, número de parcelas e dia do pagamento.
ü  Pesquise orçamentos: a pesquisa ajuda a encontrar alternativas para economizar em itens como o vestido de casamento, alianças, contratação de buffet e espaço para festa.
ü  Planeje a lista de convidados: trata-se de um dos principais fatores para a definição dos custos. É indicado começar pelas pessoas mais próximas e, depois, incluir aquelas que são mais distantes.

Serviço – Senac Santo André (Avenida Ramiro Colleoni, 110 – Centro – Santo André – SP Telefone: 11 2842-8300

Total 4 Votes
1

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Especialista do Senac orienta para que sonho do casamento não vire pesadelo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *