Da Redação – Com auxílio das câmeras da Central Integrada de Monitoramento (CIM), a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo prendeu por volta das 5h, desta terça-feira (09/05), um homem acusado de furtar adega no bairro Nova Petrópolis. A prisão ocorreu após o sistema de vigilância captar imagens do infrator escondido no telhado do comércio.
Além da GCM, a Polícia Militar (PM) também foi acionada pelo comerciante Vinicius Carvalho para apurar suspeita de invasão e furto. Chegando ao local, as equipes de ambas as corporações não puderam encontrar o indivíduo, que, somente por meio das câmeras de vigilância da cidade, foi localizado no telhado do comércio. A ação foi captada pelo guarda Alessandro Dantas, que imediatamente entrou em contato com a viatura enviada ao local.
Após a localização, os guardas Daniela Negrini e Paulo Trindade abordaram o suspeito Rafael Bezerra, 26 anos, em flagrante, enquanto tentava fugir pela sacada do estabelecimento, carregando uma sacola com mercadorias roubadas. Rafael foi levado para a delegacia do 1º Distrito Policial (DP), do bairro Baeta Neves, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO) por furto.
Atualmente, a cidade conta com 400 câmeras de monitoramento, sendo 280 localizados em áreas externas das escolas, integradas entre a GCM, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o departamento de trânsito da cidade. Deste total, 300 equipamentos são giratórios, permitindo uma visão ampliada dos locais monitorados e qualificando a ação da guarda.
Tecnologia – Desde janeiro, a atual gestão vem investindo na Segurança e em novas tecnologias para a GCM. Além do sistema de vigilância, já são 66 viaturas com o sistema de geolocalização (GPS). “Estes investimentos em tecnologias para a Guarda tem sido de extrema importância em ações como esta, que só terminou bem, por conta da agilidade dos guardas e dos recursos tecnológicos que temos hoje”, enfatizou o secretário de Segurança Urbana, Carlos Alberto dos Santos.
Nenhum comentário on "Sistema de videomonitoramento impede furto no Nova Petrópolis"