Da Redação – Desde a última terça-feira, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Educação, deu início à formação de multiplicadores comunitários na Oficina do programa Escola Social – Módulo I: “Novo Layout de Sinalização das Fachadas Escolares”, no Centro Público Thereza Lino.
Mais de 20 alunos, entre moradores, membros de conselhos e professores com restrição, estão inscritos no curso, com carga horária de 20h, em aulas teóricas e atividades práticas. A equipe de professores é formada por engenheiro, arquiteto, técnico de manutenção e professor da rede municipal. Durante a capacitação, alguns dos conteúdos abordados são ambiente escolar, noções básicas e segurança do trabalho, ferramentas, materiais de construção, escavação e fundação da obra, acabamento e pintura e postura profissional.
Ao final da semana, os participantes implantarão o novo layout da fachada da EMEB Eremita Gonçalves da Costa, no Jardim dos Eucaliptos. A sinalização será composta por quatro lápis gigantes e uma régua, que servirá de placa de identificação com o nome da escola. Outras cinco escolas e dois equipamentos públicos também receberão o novo layout.
“Será utilizado material reciclável, como tubos de aço, para transformar matéria-prima em obra de arte. Esse é um programa muito bonito que gera conhecimento e gera transformação. O interessante é mobilizar a comunidade para que ela aumente o vínculo com a escola e mude o seu olhar para ela, cuidando e respeitando mais”, afirmou a secretária de Educação, Tatiane Ramos.
O curso faz parte do Programa Escola Social, Escola de Pais, que tem como principal objetivo potencializar pessoas para se desenvolver como multiplicadores voluntários. Os próximos módulos também são gratuitos e terão como tema pintura predial; horta escolar e suas infinitas possibilidades educativas; a marcenaria na organização dos estoques e almoxarifados escolares; e embelezamento de jardins.
Nenhum comentário on "Diadema oferece curso para revitalização de fachadas nas escolas"