Da Redação – Cerca de cinco mil pessoas participaram da romaria diocesana realizada na manhã deste sábado, dia 29, em Ribeirão Pires. A caminhada, que integra a programação da 81ª Festa de Nossa Senhora do Pilar, celebra o Ano Nacional Mariano – 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida no Brasil.
A romaria foi organizada pela Diocese de Santo André, reuniu fiéis de toda a região do ABC e do Estado e marca o resgate das raízes religiosas da tradicional Festa de Nossa Senhora do Pilar de Ribeirão Pires. Os romeiros caminharam da Pedreira Santa Clara até a tricentenária Capela do Pilar, acompanhados de réplica da imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Após a romaria, missa foi celebrada pelo Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, da Diocese de Santo André.
“Maria é para nós a força que nos faz caminhar. É a porta pela qual Deus entra na humanidade. Ela merece nossa veneração, respeito e admiração. Viemos à casa de nossa mãe, nessa capela erguida há mais de 300 anos, e que já distribuiu tanta graça e que seguirá distribuindo. Nesses tempos difíceis, nos ajuda a caminhar por onde Deus deseja e por onde o Espírito Santo nos inspira”, declarou o Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini.
O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, acompanhado da primeira dama, Flávia Dotto, e do vice-prefeito da cidade, Gabriel Roncon, participou da romaria e da celebração eucarística. Kiko falou sobre a importância do resgate religioso à festa do Pilar, com o apoio da Diocese de Santo André, e pediu a Dom Pedro Cipollini que a realização da romaria no evento seja inserida no calendário religioso do Grande ABC.
“Essa foi uma manhã abençoada. Com muita alegria, recebemos a romaria, em ano emblemático dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida e dos 100 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora de Fátima. A Festa do Pilar de Ribeirão Pires é um evento religioso que deve e será apoiado pela Prefeitura para que se torne cada vez melhor e mais acolhedora”, afirmou.
Entre os fiéis estava Maria Madalena Duarte Silva, de 74, integrante do grupo da 3ª idade da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, de Diadema, veterana de romarias em todo o Estado. Cristã desde criança, Maria Madalena atribuiu a sua fé e à Nossa Senhora boas realizações em sua vida. “Sou muito feliz como sou. Me sinto realizada e sou tratada com amor por todos”, disse.
Aos 17 anos, Danielli Sousa Guedes, integrante do grupo jovem da Paróquia Santíssima Virgem, de São Bernardo do Campo, participou pela primeira vez de romaria neste sábado e também comentou a importância de sua fé. “Quando estou na igreja, vejo o que Deus faz na vida das pessoas, que é maravilhoso”, opinou.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Estância de Ribeirão Pires, Marcelo Menato, falou sobre a emoção de acompanhar o resgate das tradições históricas e culturais da cidade. “Podemos afirmar que esta edição da festa é a mais emblemática desses últimos 30 anos, pela valorização das raízes deste evento. A presença de tantas pessoas, de diferentes cidades do Estado, nesta atividade confirma o alto potencial do turismo religioso de Ribeirão Pires. Seguiremos resgatando as tradições e destacando as riquezas naturais, culturais e históricas de nossa cidade, para estimular a atividade turística, promover o desenvolvimento local e elevar a autoestima da população”, explicou Menato.
Programação da 81ª Festa do Pilar segue até dia 1º de maio – Até esta segunda-feira, 1º de maio, será realizada a 81ª Festa de Nossa Senhora do Pilar (Avenida Santa Clara, s/n, bairro Santa Clara). Tradicional na Estância, o evento reúne comidas típicas, músicas de raiz, missas e atividades gratuitas para toda a família.
No domingo (30), a programação terá início com missa na Capela, a partir das 10 horas. Às 15 horas, será realizada uma palestra sobre a história da Capela do Pilar, direcionada a pesquisadores no campo da História e Teologia, universitários, docentes e interessados em geral. Ministrada por Marcílio Duarte e Fernando Ripoli, pesquisadores do CATP – Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio, a palestra contará a história dos mais de 300 anos do templo e a origem da devoção a Maria, à margem do Rio Ebro, na Espanha, e sua importância no campo da Teologia. Encerrando a programação de domingo, sobe ao palco o cantor sertanejo Renato Viana, a partir das 21 horas.
No dia 1º de maio (segunda-feira), a partir das 9 horas, acontecerá o Cortejo de Nossa Senhora do Pilar com Cavalgada. A concentração será no Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jardim Itacolomy). Durante missa campal, às 10h, moradores e visitantes poderão abençoar suas Carteiras de Trabalho. O último show fica por conta do cantor Tony Allyson, artista amplamente consagrado no mercado católico, a partir das 20 horas.
A Capela, que é patrimônio histórico e cultural da cidade tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, completou 300 anos em 2014.
Confira abaixo a programação completa da 81ª Festa de Nossa Senhora do Pilar:
Dia 30 de abril (domingo)
10h – Missa na Capela do Pilar
15h – Palestra sobre a História da Capela – CATP – Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio
17h – banda Explosão
19h – Eric Russi
21h – Renato Viana
Dia 1º de maio (segunda-feira)
9h – Cortejo de Nossa Senhora do Pilar com Cavalgada – saída do Complexo Ayrton Senna – Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jd Itacolomy
10h – Missa na Capela do Pilar
14h – Procissão – saída do Complexo Ayrton Senna – Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jd Itacolomy
16h – Missa Campal
18h – Gil Monteiro
20h – Tony Allyson
Nenhum comentário on "Romaria da Festa do Pilar reúne 5 mil pessoas em Ribeirão Pires"