Há criaturas como a cana: mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura…
Dom Hélder Câmara.
São Bernardo garante economia de mais de 50% com material escolar
A nova gestão da Prefeitura de São Bernardo vai entregar, até o fim de maio, os kits de material escolar para os 87 mil alunos da rede municipal, com duas importantes marcas: redução em mais de 50% no comparativo de gastos com ano passado e qualidade em todos os itens. O plano foi viabilizado depois de uma ação inovadora por parte da Administração que conseguiu a adesão de uma ata de registros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável pela execução da maioria das ações e programas da Educação Básica do País. Desta forma, o montante a ser desembolsado pelo Executivo será de R$ 2,8 milhões, por 22 itens e pelos 87 mil kits, contra R$ 5,5 milhões, da verba gasta em 2016, sem contemplar todos os alunos da rede. Entre os descritos nos artigos escolares estão: apontador, borracha branca, caderno brochura (80 folhas), caderno desenho (96 folhas), caderno universitário (200 folhas), caneta esferográfica, caneta hidrográfica (12 cores), cola branca líquida (90 gramas), giz de cera (12 cores), lápis de cor (12 cores), lápis grafite, massa de modelar, régua (30 cm), tesoura escolar, entre outros. Um dos exemplos de economia foi com a compra da borracha branca – R$ 0,94, pago em 2016, contra R$ 0,10 na atual ata (uma variação de 860%). Após iniciar a gestão sem o processo de atas de registro de preços para o exercício do ano, a nova Administração intensificou uma série de planos a fim de garantir a aquisição de itens com qualidade superior, mas preservando despesas públicas. Nesta linha de atuação, conseguiu, por meio do Ministério da Educação, garantir adesão de ata elaborada pela FNDE. O processo já estava com uma empresa vencedora, da cidade de Colombo, no Paraná, que trabalha para conclusão dos kits. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhado da secretária de Educação, Suzana Dechechi, visitou as instalações da empresa, acompanhando o meio de produção dos itens. Outra novidade é a melhoria dos kits escolares das creches, que passam a receber os mesmos materiais dos alunos do ensino infantil. “O kit das creches era composto por poucos itens. Optamos por oferecer os mesmos 22 itens no novo material e possibilitar melhoria no ensino destas crianças também”, completou a secretária de Educação, Susana Dechechi.
Frase:
Estive na fábrica para verificar todo o processo de formulação dos kits e para garantir que seja entregue até o fim de maio. O material é de muita qualidade, personalizado com a marca da Prefeitura. Além disso, estamos pagando menos da metade do que foi gasto pelo governo anterior. Isso é respeito com o dinheiro público
Orlando Morando, prefeito de São Bernardo, ao comentar a economia para os cofres públicos e a qualidade do material comprado
Frase:
Não existe informação pública dos órgãos de governo que não deva ser conhecida pela população. E este Diário Oficial Eletrônico é um dos passos que a Prefeitura está dando no seu compromisso de transparência com os cidadãos
José Auricchio Jr, prefeito de São Caetano, ao comentar o lançamento oficial do Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura de São Caetano
Diário Oficial Eletrônico já está disponível para a população de São Caetano
Nesta quinta-feira, 27 de abril, a Prefeitura de São Caetano entrou em uma nova era de transparência. A partir de agora, todos os atos municipais estão disponíveis de forma fácil e gratuita no Diário Oficial Eletrônico (DOE). O cidadão tem acesso às informações através do site da Prefeitura (www.saocaetanodosul.sp.gov.br). O lançamento do DOE ocorreu nesta quinta (27) no Palácio da Cerâmica, com apresentação do prefeito José Auricchio Júnior, da assessora de gabinete Mylene Gambale e do diretor de Comunicação Wilmar Soares. Estiveram presentes também vereadores, secretários municipais e demais autoridades. Auricchio citou outras ações a serem realizadas por São Caetano nesse sentido. Uma delas é minirreforma administrativa em que será criada a Controladoria Geral do Município, que concentrará a ouvidoria, a controladoria interna e a corregedoria, com o relacionamento efetivo com os órgãos de controle. Outra ação é a criação da Lei Anticorrupção, também prevista para este primeiro ano de gestão. E já no mês que vem será lançado o Jornal Municipal, que trará uma compilação semanal dos atos publicados eletronicamente. Mylene Gambale, que participou no desenvolvimento do DOE, destacou a prontidão da Prefeitura para concretizar o projeto. “Em apenas quatro meses de gestão, o município já entra em um novo patamar. Trabalhamos para que a transparência seja a marca desse governo”, afirmou a assessora, parabenizando o prefeito, a Câmara e as equipes de Comunicação, Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão), a divisão de Tecnologia da Informação e os representantes das autarquias e fundações.
VAPT-VUPT
PEGOU MAL…?
- A ex-vice-prefeita de Santo André Oswana Famelli tomou uma ‘invertida’ nesta sexta-feira de militantes petistas de Santo André ao postar em seu perfil no Facebook as suas impressões sobre a greve geral, convocada pelos partidos de esquerda. No seu quadrinho colorido, Oswana disse: “Sabem que dia é hoje? É o Dia da Educação! Eu acredito que só transformamos pela Educação!”. Foi o suficiente para que as pessoas de esquerda, e muitos petistas, criticassem o tom da postagem. Uma mais afoita não poupou quem não acreditava em greve. “Se você não quer lutar por um país melhor, pelo menos respeite quem faz isso por você!”, disse a internauta Andreia Oliveira. Mas, até como forma de evitar mais polêmica, Oswana Famelli evitou a bateção, não de boca, mas de teclado pelo Facebook.
ADOTANDO PRAÇAS
- O vice-prefeito e Secretário de Manutenção e Serviços Urbanos de Santo André, o ex-vereador Luiz Zacarias, também saiu em defesa do novo modelo do Adote uma Praça. Segundo ele, é mais robusto e fácil para todos. “Fizemos questão de abrir o programa para pessoas físicas, já que uma das prioridades do prefeito Paulo Serra é a participação efetiva da população, trazendo elas de volta aos parques, praças e áreas verdes da nossa cidade, cuidando do que é seu”, citou.
ALESP QUER CELERIDADE NOS TRABALHOS 1
- A Assembleia Legislativa apresentou uma proposta para acelerar o trabalho do Legislativo. As alterações pretendem dinamizar as discussões e trazer ritmo e profundidade aos debates em plenário. As principais inovações dizem respeito à extinção da figura do relator especial, à extinção dos votos secretos, à realização de sessões extraordinárias em horários diversos e às correções de erros e omissões causadas por alterações constitucionais anteriores. Outro aspecto importante são as inovações tecnológicas, como a utilização do painel eletrônico e a publicação de ementas no Portal da Assembleia, que evitaria grande desperdício de papel. O secretário geral parlamentar da Assembleia, Rodrigo Del Nero, ressaltou que a proposta deve dinamizar os debates ao fragmentar o tempo em que os deputados têm para falar na fase de discussão dos projetos.
ALESP QUER CELERIDADE NOS TRABALHOS 2
- O secretário defende a proposta. “Enfatizo que não haverá diminuição do tempo de fala dos deputados, já que eles poderão se reinscrever para falar até completar os 15 minutos previstos atualmente”, destacou Rodrigo Del Nero. De acordo com o presidente da Casa, Cauê Macris, a ideia é proporcionar maior interlocução entre os legisladores. “Não estou impondo nada, apenas propondo a discussão”, afirmou, lembrando que a proposta será protocolada no próximo dia 02/5, quando poderá receber sugestões de mudanças por parte dos deputados.
Programa Amigos da Praça reduz burocracia para adoção de áreas verdes em Santo André
A Prefeitura de Santo André lançou nesta quarta-feira (26) o programa Amigos da Praça, que tem por objetivo desburocratizar o acesso de pessoas físicas e jurídicas na conservação e manutenção de praças e áreas verdes. Antes mesmo de ser lançado oficialmente, o programa já disponibilizou neste ano 13 espaços para empresas e munícipes. A cidade possui 300 praças e, antes da adaptação do antigo projeto vigente, a Administração tinha conseguido a adoção de apenas 15 áreas em 18 anos. A empresa Copafer é amiga da Praça São Jorge, na Vila Príncipe de Gales, local onde aconteceu o evento de lançamento do programa. O novo modelo simplifica a documentação para a participação de pessoas físicas, sendo necessária, apenas, a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. Para a iniciativa privada, como contrapartida, será disponibilizada uma imagem publicitária da empresa com nome e logo da mesma, ou no caso de pessoa física, o nome da pessoa constará na placa afixada na área verde. Será fornecido ainda um selo verde com contato direto com o Departamento de Parques e Áreas Verdes (DPAV). Dentre as obrigações da empresa/pessoa amiga da praça estão a irrigação da área vegetada sempre que houver plantios ou em períodos de estiagem prolongada. As peças de mobiliário urbano seguirão padrão adotado pela Prefeitura, devendo obedecer critérios de preservação, aparência e condições de segurança. O procedimento para interessados em participar do programa devem enviar um e-mail para programaamigosdapraca@gmail.com informando a área e localização de interesse. A partir disso, será realizado o chamamento público que indicará data, hora e local para que os eventuais interessados apresentem documentação. O prefeito Paulo Serra frisou que o modelo de gestão atual tem o olhar para ações positivas para a cidade. “No nosso governo as parcerias com a iniciativa privada são mais presentes, uma saída encontrada para superar o déficit orçamentário deixado na cidade. Somos acostumados a crer que os governos têm de fazer tudo sozinho, mas o modelo por si mostrou que o poder público sozinho não dá conta. Plantar a semente na cabeça de cada uma das pessoas potencializa o projeto e colabora na conservação e manutenção dos espaços públicos”, destacou. Serra complementa ainda sobre a expectativa positiva em relação ao Amigos da Praça. “É uma espécie de PPP que abrimos para pessoas físicas, desburocratizando o processo e, com isso, gerando grande expectativa do envolvimento de cada vez mais empresas e pessoas”, finaliza.
Que beleza! Agora só falta entregarem o material. E os uniformes também.