Da Redação – Para alertar a população sobre a importância do diagnóstico e da prevenção, Diadema promove, até 28 de abril, a 1ª Semana de Mobilização contra a Sífilis. A doença silenciosa começa com uma ferida que desaparece espontaneamente e, ao passar dos anos, pode evoluir para a morte.
Embora o tratamento seja simples, a demora na descoberta da doença pode reduzir as chances de cura ou trazer prejuízos para a saúde. Quem tem dúvidas se tem ou não a doença pode fazer um teste rápido. Na próxima quinta-feira (27/04), das 9h às 17h, a Secretaria de Saúde de Diadema realizará testes rápidos gratuitos no Quarteirão da Saúde, além de distribuir material educativo. Em aproximadamente 20 minutos é possível fazer o diagnóstico e, em caso positivo, ser encaminhado imediatamente para o tratamento. Quando o exame é negativo, o indivíduo é orientado sobre riscos e prevenção.
Equipe preparada – Ao chegar aos serviços da rede municipal, o paciente encontra uma equipe preparada para identificar a doença e indicar o tratamento. Para atualizar os conhecimentos, profissionais da saúde participam, nesta quarta-feira (26/04), do Seminário “Sífilis Congênita: Juntos Podemos Mudar esta Realidade”, promovido pela Secretaria do Estado da Saúde, em São Paulo.
O objetivo do evento é mudar a realidade quanto à transmissão da doença, que vem crescendo ao longo dos últimos anos, em especial, a sífilis congênita – quando a bactéria responsável pela doença passa da mãe para o bebê por meio da placenta. Em 2015, no Brasil, foram notificados 19.228 casos em menores de 1 ano de idade. Desses, 43% morava na região Sudeste. No estado de São Paulo, a taxa de incidência aumentou quatro vezes, entre os anos de 2009 e 2015, passando de 1,4 para 5,4 casos para cada mil nascidos vivos.
Já em Diadema, em 2011, foram registrados 251 casos de sífilis, entre adquirida, congênita e em gestantes. Em 2015, o número subiu para 323 e, no ano passado, foram 432 casos. A sífilis congênita representou, em 2011, 39 casos em bebês. Em 2015, 39 nenéns foram diagnosticados com a doença; e em 2016, foram 26 casos.
A doença – A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Os sintomas mais frequentes são feridas indolores, vermelhidão na pele e presença de ínguas. A principal forma de transmissão é pelo contato sexual desprotegido. Assim, o uso do preservativo pode evitar a doença. A doença também pode passar de mãe para filho durante a gestação ou o parto. Nesse caso, os exames de pré-natal podem prevenir a sífilis congênita.
Atendimento – Durante o ano, a rede municipal de Saúde fornece preservativos em todas as UBS. O exame pode ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e no Centro de Referência (CR) às DST/Aids e Hepatites. No Centro, é possível encontrar testes convencionais e rápidos para HIV, exames para sífilis, hepatites tipos B e C. Para ser atendido, é necessário apresentar documentos como RG, CPF, Cartão SUS (se tiver) e certidão de nascimento (para crianças).
Serviço – Teste rápido de sífilis, dia 27 de abril de 2017, quinta-feira, das 9h às 16h, no Ambulatório de Especialidades Quarteirão da Saúde. Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.
Centro de Referência (CR) em DST/AIDS e Hepatites Virais de Diadema Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Rua Oriente Monti, 28 – Centro. Tel.: 4053 5300 ou 4051 3792.
Nenhum comentário on "Diadema realiza testagem rápida para diagnóstico de sífilis"