A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, é constantemente reconhecida por sua atuação em prol de uma indústria sustentável, que contribui para o desenvolvimento econômico socioambiental. Essa busca ultrapassa os limites da empresa e alcança as comunidades onde a companhia está inserida por meio de iniciativas como o Programa Braskem de Educação Ambiental, que beneficia dez escolas da rede pública do Grande ABC, alcançando cerca de 600 crianças de 9 a 12 anos.
Realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e o Instituto Akatu, a ação dura quatro meses, com uma pausa em julho para as férias escolares. Neste período, serão realizados três encontros que buscam difundir os conceitos do programa de forma lúdica e divertida, incentivando o engajamento dos alunos.
A primeira capacitação será realizada ao longo de abril e maio, e busca deixar um legado para as dez escolas que participam do projeto. “Sob o tema ‘A turma que recicla’, iremos discutir o tratamento doméstico de resíduos sólidos orgânicos, exercitando o cuidado e a responsabilidade com uma forma de vida sustentável. Para isso, a Braskem doará uma composteira para cada escola e nós ensinaremos como transformar o resíduo orgânico em adubo, que poderá ser utilizado em hortas e jardins pelos alunos”, explica Pamela Gomes Teixeira, agente de Responsabilidade Social do Sesi-SP, professora e coordenadora pedagógica do projeto.
O segundo encontro, que deve ocorrer entre maio e junho, terá o tema “Ar” e levará as crianças para uma visita ao projeto do Instituto Fábrica de Florestas, também apoiado pela Braskem na região. Por fim, a terceira capacitação ocorrerá em agosto sob o tema “Água” e deve trazer aos alunos os resultados da composteira.
“O consumo consciente é tema fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Entendemos que ao difundir entre as crianças a importância de gerir os produtos consumidos e os resíduos produzidos, podemos torná-las multiplicadoras deste conhecimento em suas comunidades, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental da região”, explica Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.
O desafio final do programa é a participação no Comunidade Ecofashion, atividade promovida pela Braskem na região desde 2010 e integrada pelo Programa Braskem de Educação Ambiental em 2015. Realizado em parceria com o Ecotece, o Ecofashion consiste na confecção de roupas com materiais recicláveis. Seu maior objetivo é estimular as crianças de forma lúdica para os conceitos da reutilização e da reciclagem. O projeto é a oportunidade de os multiplicadores compartilharem seus conhecimentos mostrando que a sustentabilidade está em tudo, inclusive na moda.
Nenhum comentário on "Programa de Educação Ambiental beneficia escolas públicas do Grande ABC"