Da Redação – O prefeito Paulo Serra esteve em vistoria nesta segunda-feira (25) na rua Camilo Castelo Branco, na Vila Sacadura Cabral, para anunciar diversas melhorias em um terreno que é área conhecida por descarte irregular. Por conta disso, Legislativo e Executivo se uniram em tratativas com a Petrobras, que possui passagem de dutos no local, para que seja executada uma praça e diversas medidas que requalifiquem a área pública. O vereador Fábio Lopes participou da vistoria e intermediou a aproximação entre a Prefeitura e a Petrobras.
O Departamento de Parques e Áreas Verdes (DPAV) finaliza o projeto que será entregue ainda nesta semana à empresa, para que os serviços tenham início. “Estivemos aqui em reuniões com a Petrobras para realizarmos as intervenções de que esta região precisa. Vamos, com a construção de uma praça, ampliar o estacionamento para a UPA Sacadura e da Emeief, bem como transferir a área regularizada de descarte existente, além de um trabalho de iluminação”, destacou o prefeito Paulo Serra.
Manutenção – Lançado neste ano, o programa Santo André Eu Amo, Eu Cuido colocou a manutenção da cidade em ordem nos cem primeiros dias de governo da nova gestão. No último dia 30 de março, 10 dias antes do previsto pelo cronograma inicial e do compromisso firmado pelo prefeito Paulo Serra, a primeira etapa dos serviços de roçagem e capina em toda a cidade foram finalizados, com um total consolidado de 1.917.507 m² de mato retirado. A partir de agora, uma segunda etapa começou repassando todas as regiões da cidade, promovendo a manutenção das praças, parques e áreas públicas.
Atualmente, o Semasa monitora 68 pontos de descarte irregular na cidade. Tais locais recebem entre uma a quatro limpezas por mês, de acordo com a necessidade de cada um. Em média, são recolhidas todo mês cerca de 2.800 toneladas de resíduos dos pontos de descarte irregular. O descarte irregular de resíduos é crime ambiental passível de multa e detenção, quando identificado o infrator. A multa pode chegar a 10 mil FMPs (Fator Monetário Padrão), o equivalente hoje a R$ 37.584,00. A população pode e deve denunciar o descarte irregular ao Semasa, por meio do número 115, da Central de Atendimento.
Para evitar o descarte irregular, o morador de Santo André tem à disposição 18 Estações de Coleta (ou Ecopontos) do Semasa.. Os moradores podem depositar nos Ecopontos, gratuitamente, até 1m³ de resíduos, o equivalente a 10 sacos de lixo de 100 litros. Caso o morador gere mais que isso, ele deve contratar uma empresa de caçamba. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site do Semasa, em www.semasa.sp.gov.br.
Gostaria de saber o dia deste evento , afinal trabalhei tirando fotos dá praça e gostaria em ver o resultado.