Tecnologia de carregamento de baterias da Fronius melhora a eficiência energética na empresa de bebidas Ottakringer

496 0

Da Redação – A empresa austríaca de bebidas, Ottakringer, opera a sua própria subsidiária Trinkservice GmbH para a gestão de frotas. Em Bad Vöslau, na Baixa Áustria, sede da Vöslauer Mineralwasser AG, que também pertence ao Grupo, a gestão de frotas, liderada por Bernd Jimmy Breymann, possui uma frota de cerca de 80 empilhadeiras elétricas equipadas com a nova tecnologia de carregamento de baterias da Fronius. Com o econômico processo de carregamento Ri, os carregadores Selectiva diminuem o consumo de energia em até 30% e prolongam a vida útil das baterias de acionamento. Uma análise mais detalhada dos dados de carregamento e a mudança para um conjunto de baterias possibilitaram ainda mais economias.

Cerveja, limonada, água mineral e bebidas misturadas, mas também vinhos e outras bebidas alcoólicas: Não falta quase nada na produção da austríaca Ottakringer Getränke AG. A cervejaria fundada em 1837, no distrito de Viena, Ottakring, é atualmente a única empresa de bebidas de capital aberto no país – e, ainda assim, propriedade familiar em sua maior parte. O portfólio abrange algumas das marcas nacionais preferidas de bebidas, dentre elas, a cerveja tradicional Ottakringer, bem como a água mineral Vöslauer, muito conhecida além das fronteiras do país. Em 2015, o Grupo empresarial vendeu quase quatro milhões de hectolitros, obtendo um volume de negócios de 232,1 milhões de euros. No total, o Grupo Ottakringer emprega 874 funcionários em seus diversos locais.

Para comercializar as deliciosas bebidas de maneira confiável, rápida e segura, a Ottakringer opera, com a Trinkservice GmbH, sua própria subsidiária que é especializada em serviços de armazenamento e transporte. A Trinkservice é responsável não apenas pela distribuição, mas também pela logística interna na empresa dos produtos prontos – e isso em todos os locais do Grupo. As maiores quantidades são encontradas na sede da Vöslauer Mineralwasser AG, em Bad Vöslau, na Baixa Áustria: em 2015, a empresa vendeu mais de 2,2 milhões de hectolitros de água. Toda esta quantidade de água é vendida em diversos tamanhos de garrafa, de 0,33 até 1,5 litros.

Diminuir continuamente o consumo de energia na intralogística – O tema da eficiência energética é de grande importância para todo o Grupo Ottakringer – e também para a Vöslauer: Em 2013, a empresa se decidiu pela introdução de um sistema de gestão de energia conforme a norma ISO 50001 que, hoje em dia, também já está prescrita pela nova Lei de Eficiência Energética na Áustria. O objetivo declarado é diminuir continuamente o consumo de energia e as emissões de CO2. “Uma intralogística moderna e bem planejada é um componente central deste plano”, explica Bernd Jimmy Breymann, que é gerente de frotas na Trinkservice, sendo responsável por diversos locais da Ottakringer. “Afinal, uma grande parte do consumo de energia vem do transporte interno de mercadorias na empresa”.

Em Bad Vöslau, a Vöslauer opera uma frota de cerca de 80 empilhadeiras elétricas – desde paleteiras até empilhadeiras para carga pesada, com uma capacidade de carga de oito toneladas. A maioria delas é proveniente da empresa Still: há muitos anos, o fornecedor preferido de empilhadeiras elétricas da empresa. O trabalho é realizado em operação de três turnos, 24 horas por dia. Para garantir uma alta disponibilidade da frota, todos os equipamentos maiores são providos de baterias que podem ser substituídas, e que são carregadas em uma estação central de carregamento de baterias. Utilizando guindastes, os motoristas removem as baterias pesadas de 80 V do veículo, manobram cuidadosamente, colocando-as na prateleira de armazenamento, e as substituem por uma bateria totalmente carregada da estação. Este processo dura apenas alguns minutos e em seguida a empilhadeira está novamente pronta para o uso.

“Antigamente nós usávamos diversos carregadores de vários fabricantes – alguns com tecnologia de transformador 50 Hertz, alguns com tecnologia de alta frequência”, conta Breymann. No entanto, esta solução tinha algumas desvantagens: “A operação era diferente para cada equipamento, assim como os tempos de carregamento. Por isso, muitas vezes as baterias eram carregadas de maneira exagerada ou insuficiente”. Isso trazia consequências negativas para o desempenho e a disponibilidade da frota de empilhadeiras elétricas. Mas, acima de tudo, o que mais incomodava a Trinkservice era o alto consumo de energia dos equipamentos. “Nas tecnologias comuns de carregamento, muitas vezes acontece uma sobrecarga da bateria, o que causa um grande desperdício de energia”, explica Breymann. “É claro que isso ia contra os nossos esforços para obter uma eficiência energética maior”.

Mais eficiência energética através de um novo processo de carregamento – Por isso, Breymann decidiu equipar a frota em Bad Vöslau com uma tecnologia de carregamento nova e mais moderna. Através de um concurso foram escolhidos os carregadores Selectiva da fabricante austríaca Fronius: com o processo de carregamento Ri, eles oferecem um método novo e que pode ser adaptado individualmente para a idade, a temperatura e o estado da carga de cada bateria. “Assim, cada processo de carregamento é realizado de acordo com uma curva característica única e ideal”, conta Alexander Thier, Area Sales Manager na Fronius. “Isso tem duas grandes vantagens: por um lado, o processo minimiza a perda de energia durante a carga, diminuindo também o consumo de energia. Por outro lado, a carga extremamente suave prolonga a vida útil das baterias”.

Desde o verão de 2015, a Trinkservice tem mais de 20 aparelhos Selectiva da classe de potência 16 kW em uso na Vöslauer. Para simplificar a operação e aumentar a segurança na estação de carregamento de baterias, eles são instalados sobre plataformas especiais. “Dessa maneira é possível ler o display com mais facilidade e armazenar os cabos de carga da maneira ideal”, diz Thier. Além disso, os aparelhos são equipados com um mecanismo de início/parada externa. Este recurso, disponível opcionalmente, impede uma formação de faísca com um contato piloto no conector de carga, no caso de um funcionário cancelar precocemente um processo de carga puxando o conector. “Isso exclui o perigo de uma explosão causada pelo oxi-hidrogênio gerado durante a carga”, detalha Thier.

Análise mostra outros potenciais para economia – Depois de alguns meses de funcionamento dos carregadores, os especialistas da Fronius fizeram uma nova visita na Vöslauer – dessa vez, o objetivo era analisar os dados de carga coletados e, se necessário, introduzir novas otimizações. Para isso, os aparelhos Selectiva são equipados com uma interface USB, através da qual é possível ler os ciclos de carga anteriores de maneira fácil e detalhada. Com a ferramenta de análise I-SPoT Viewer, a Fronius desenvolveu ainda uma solução para analisar estes dados e exibir potenciais adicionais de economia. “A avaliação na Vöslauer revelou que os tempos de carregamento dos aparelhos podiam ser prolongados sem problemas”, conta Thier. “Dessa maneira as baterias são carregadas de maneira mais suave e com mais eficiência – o que ajuda a diminuir ainda mais os custos operacionais”.

A Fronius avaliou outros potenciais para economia juntamente com a gerência da frota. O resultado foi a decisão de substituir a disposição até então fixa das baterias e dos carregadores, usando um conjunto variável de baterias. “Antigamente, cada bateria tinha o seu próprio equipamento fixo”, recorda Breymann. “Isso era realmente necessário, já que nem todo carregador era compatível com toda bateria”. Com a solução de conjunto, isso é diferente: Os aparelhos Selectiva carregam baterias diferentes, com diversas tensões e capacidades, de maneira flexível. Um display mostra ao usuário, com precisão de minutos, há quanto tempo a bateria acoplada já está carregada. Dessa maneira o motorista da empilhadeira pode selecionar a bateria carregada há mais tempo e, assim, a mais fria. “Por um lado, isso aumenta ainda mais a vida útil das baterias. Por outro lado, através da mudança para o conjunto de baterias, foi possível economizar várias baterias de substituição”, conta Breymann, satisfeito. Afinal, os suportes de carga com preços de vários milhares de euros por unidade são um fator de custo considerável.

Projeto piloto que deve servir de exemplo – O uso da tecnologia da Fronius já mostrou resultado para a Vöslauer: O consumo de energia para a carga das baterias de acionamento caiu em até 30% em comparação aos aparelhos usados até então. As emissões de CO2 também estão muito menores, graças à carga mais econômica: “é um grande passo para a melhoria contínua de nossa eficiência energética”, destaca Breymann. O processo de carga suave aumenta também o tempo de vida de serviço das baterias caras. Assim, os custos de aquisição dos aparelhos foram rapidamente amortizados. Para a Trinkservice, a instalação em Bad Vöslau é um projeto piloto – um projeto que deve servir de exemplo: “Nossa experiência com os carregadores da Fronius tem sido tão positiva, que também queremos implementar o projeto em outros locais do Grupo Ottakringer no futuro”, revela o gerente da frota, satisfeito.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Tecnologia de carregamento de baterias da Fronius melhora a eficiência energética na empresa de bebidas Ottakringer"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *