Gostamos sempre de quem nos admira, mas nem sempre gostamos daqueles que admiramos…
Victor Hugo.
TSE acata investigação pedida pelo PSDB que pode levar à cassação da chapa de Dilma Rousseff
Em decisão inédita, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu uma Aime (ação de impugnação de mandato eletivo) para investigar a campanha que elegeu a presidente Dilma Rousseff (PT) e o vice-presidente Michel Temer (PMDB) em 2014. A impugnação da chapa pode levar à cassação de mandato da petista e do vice. A decisão foi tomada por 5 votos a 2. A ação julgada nesta terça-feira (6) é de autoria do PSDB. A legenda quer que o TSE apure denúncias de abuso de poder econômico e político e suspeitas de que recursos desviados da Petrobras tenham ajudado a financiar a reeleição. O líder do partido na Câmara, Carlos Sampaio (SP), é o vice-presidente Jurídico do partido. “Agora só falta o PT querer destituir o TSE também”, comentou no Twitter o deputado Caio Narcio (MG), em referência às manobras da gestão petista no Tribunal de Contas da União (TCU). O deputado Marcus Pestana (MG) destacou que a reforma ministerial promovida por Dilma não evitou um dia cheio de notícias desagradáveis para o PT. “Quem acha que reforma resolveu a instabilidade: 1) Congresso não deu quórum 2) Bloco do PMDB implodiu 3)TSE instalou investigação e 4) TCU, enumerou. Votaram pela abertura da ação o presidente do TSE, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, João Otávio de Noronha, Luiz Fux e Henrique Neves. As ministras Maria Thereza de Assis e Luciana Lóssio votaram pelo arquivamento. Toffoli ainda vai definir o relator da Aime, já que Maria Thereza levantou questão de ordem pedindo para não ficar com a relatoria novamente. A presidente Dilma será intimada a apresentar defesa e, em seguida, o tribunal pode decidir por cassar ou não o mandato. “Nunca na história desse país! Pela primeira vez na história, TSE decide abrir Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra uma presidente”, anunciou via Facebook o líder da Oposição na Câmara, Bruno Araújo (PE). A população merece saber a verdade sobre a gestão petista, acredita Alexandre Baldy (GO). Em mais um revés para a gestão petista, a ministra do TSE Maria Thereza negou mandado de segurança impetrado pelo PT contra o pedido do ministro Gilmar Mendes para que fossem investigadas as contas de campanha à reeleição da presidente Dilma. Mendes enviou pedido para que a Polícia Federal e Procuradoria Geral da República apurem o caso. No pedido, o ministro ressalta que há indícios de que a campanha do PT foi abastecida com dinheiro desviado da Petrobras.
Frase:
As pedaladas fiscais já estão configuradas em acórdão do TCU e são provas de que a presidente cometeu crime de responsabilidade, passível de impeachment. Com o julgamento das contas marcado para esta quarta-feira, bateu o desespero no governo, que vê o afastamento da presidente do cargo cada vez mais próximo
Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara dos Deputados, ao comentar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral TSE), que determinou a abertura de investigação para apuração de possíveis irregularidades na campanha da então candidata a presidente Dilma Rousseff e do candidato a vice, Michel Temer (PMDB)
Frase:
Se vierem com a gente o Zacarias (Luiz Zacarias, PTB) e o Aílton (Aílton Lima, do Solidariedade), daí, pode beijar a viúva e fechar o caixão…
Donizeti Pereira, vereador pelo PV, ao analisar o panorama eleitoral, e ao sugerir a dobrada PSDB/PV com o apoio de PTB e Solidariedade para derrotar tanto o petista Carlos Grana quanto o socialista Aidan Ravin. Tanto Luiz Zacarias quanto Aílton Lima se declaram pré-candidatos a prefeito em 2016
Abit acompanha comitiva presidencial e se encontra com indústria têxtil da Colômbia
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) acompanhará a comitiva presidencial que realizará uma missão empresarial na Colômbia, entre os dias 8 e 9 de outubro, visando aumentar as relações comerciais com os colombianos. O evento será composto por três painéis. O primeiro será o diálogo setorial, com a participação do diretor-superintendente da Abit, Fernando Pimentel. O segundo vai abordar as oportunidades de negócios e expansão do comércio entre Brasil e Colômbia, com a participação da Apex-Brasil, Procolômbia, FIESP e do presidente da Associação de Empresários da Colômbia (ANDI) e o terceiro painel vai tratar da promoção e facilitação de investimentos entre Brasil e Colômbia, com a participação de empresas brasileiras. A expectativa do governo é de que os encontros resultem em incremento nas relações comerciais, principalmente na área de bens e serviços, além de discussões relacionados a compras governamentais e investimentos. Na ocasião, Fernando Pimentel também se encontrará com representantes da indústria têxtil da Colômbia, buscando um entendimento para demanda conjunta aos governos visando a aceleração da desgravação das tarifas existentes no comércio bilateral no acordo já assinado desde 2005.
PRÉDIO ROSADO…
- Muito bonita a solenidade que inaugurou a estreia da iluminação cor-de-rosa no prédio do Executivo de Santo André, nesta terça-feira (6). Destaque negativo mesmo foi a ausência do prefeito Carlos Grana e até mesmo do público, que preferiu se dirigir ao saguão do teatro municipal para assistir à apresentação da banda heartbreakers, dentro do programa Terças Musicais, da Secretaria de Cultura. Grana foi representado pela vice Oswana Famelli e a maior parte do público na Praça IV Centenário era formada por ciclistas da Pedalada Noturna de Santo André. Um vereador da oposição disse que pouco mais de 28 pessoas prestigiaram a atividade da administração. Nem os conhecidos comissionados que vivem dando às caras no evento fizeram questão de dizer presente. Mas uma presença foi muito notada: a do secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte, que parecia andar meio arredio com os eventos promovidos pela administração petista.
…DE VERGONHA!
- Não bastassem a demora e a falação de integrantes da administração e aliados petistas, os ciclistas, que foram convidados para a solenidade e ganharam uma flâmula e uma fita cor de rosa, deram um tom de apitaço quase ao final da solenidade. Muitos começaram a se mostrar incomodados com a demora, com o frio e logo deixaram a praça para pedalarem pelas ruas da cidade. “Se não fossem os ciclistas, a solenidade não reuniria 30 pessoas”, disse um conhecido vereador da oposição.
MAIS OUTUBRO ROSA
- O Espaço de Orientação e Apoio Moacir Guirão Junior, em adesão e colaboração à Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano do Sul, começa a arrecadar doações para a campanha “Outubro Rosa”. Serão aceitos produtos de higiene pessoal (sabonete, escova e pasta de dente, condicionador, xampu); bolacha; gelatina; e todos os tipos de leite em pó. As doações podem ser entregues na sede do Espaço (Rua Bom Pastor, 737), de segunda a sexta, das 10h às 17h. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é comemorado em todo o mundo e tem como objetivo conscientizar e estimular a luta contra o câncer de mama e do colo de útero.
PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO
- “Nós, do Espaço de Orientação e Apoio Moacir Guirão Junior, vamos dedicar todos os nossos esforços para arrecadar recursos e repassar a informação aos munícipes de São Caetano do Sul. Prevenir e orientar é o melhor tratamento”, analisa o advogado Moacir Guirão Junior. Para mais informações sobre a campanha acesse www.moacirguiraojunior.com.br ou 3565-4787.
DROGAS X FAMÍLIA
- Drogas e Família não combinam. Essa realidade de muitas pessoas foi o tema de mais um evento gratuito mensal do Ciclo de Palestras e Orientação Viva Melhor, Viva Sem Drogas, pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad) de São Caetano no último dia 1º de outubro. Cláudio Amâncio, psicólogo com especialização em Dependência Química e presidente da Instituição Cláudio Amâncio (ICA), abordou a questão com diversos interessados. O Comad está localizado na Rua Pará, 80, Centro. Informações pelo telefone 4229-9727 ou pelo e-mail pr.reginaldorodrigues@gmail.com
PESQUISA SOBRE O CONSUMIDOR
- Pesquisa de âmbito nacional sobre o comportamento do consumidor no primeiro semestre e intenções de consumo no segundo será divulgada nesta quarta-feira (7), pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. O material será epublicado nos sites www.fiesp.com.br e www.ciesp.com.br.
LINHAS DE FINANCIAMENTO
- Estão abertas as inscrições gratuitas para o Balcão de Microcrédito, que disponibilizará aos micro e pequenos empresários e empreendedores da região informações sobre linhas de financiamento disponíveis no mercado. O evento será na sexta-feira, dia 9, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Avenida Ramiro Colleoni, 5 – Centro). Os participantes poderão acompanhar palestras de instituições financeiras, como a Caixa Econômica Federal, o Itau e o SICREDI, sobre microcrédito para investimentos. Depois das apresentações, programadas tanto no período da manhã como de tarde, serão realizados atendimentos aos empreendedores e empresários, para orientações e esclarecimentos de dúvidas. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (11) 4433-4270 ou pelo 0800-570-0800. As vagas são limitadas. O Balcão do Microcrédito, que marca a Semana do Empreendedor (de 05 a 10 de outubro), será realizado pelo SEBRAE SP, com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do SICREDI.
NA ASSEMBLEIA
- Nesta terça (6), a Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo, presidida pelo deputado estadual Orlando Morando, se reuniu no Plenário Tiradentes, onde foram aprovados importantes projetos de lei. Entre eles, o Projeto de lei 487/2008, que assegura isenção do pagamento de tarifa de transporte coletivo para pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida ou doenças incapacitantes que morem em municípios situados nas regiões metropolitanas do Estado. E ainda o Projeto de lei 187/2015, que autoriza o Poder Executivo a conceder isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos movidos a gás natural veicular – GNV combinado com outro combustível.
POLICIAMENTO NO ENTORNO DE FÓRUNS
- O secretário da Segurança Pública do Estado, Alexandre de Moraes, assina nesta quarta-feira (7), às 12h30, um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça para que até 400 policiais militares de folga reforcem a segurança do entorno de fóruns de todo o Estado de São Paulo, por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem).
Parlamentares andreenses aprovam abertura de crédito de R$ 485 mil para a Previdência
Os vereadores da Câmara de Santo André aprovaram, em primeira discussão, na tarde desta terça-feira(6), o projeto de Lei do Executivo que dispõe sobre abertura de crédito adicional no valor R$ 485 mil. O montante advém da necessidade de reforçar a dotação de aposentadorias, reserva remunerada e reformas, tendo em vista a insuficiência de saldo para o cumprimento dos empenhos de valores relativos à Compensação Previdenciária (Comprev). Outro projeto da Administração aprovado foi o que altera a Lei nº 9.051, de 18 de junho de 2008, que autoriza o município a alienar imóveis públicos mediante permuta com particulares. Trata-se da troca de áreas públicas remanescentes de viário por áreas particulares de metragem idêntica. O plenário aprovou ainda o requerimento da vereadora Elian Santana (PROS), que outorga o Título de “Cidadão Honorário do Município de Santo André”, ao doutor desembargador José Roberto Neves Amorim. O presidente da Câmara, Ronaldo de Castro (PRB), convocou, para a próxima quinta-feira (8), sessão extraordinária, tendo em vista a possível votação do projeto da Administração, que institui o programa de Recuperação Extraordinária de Créditos Fazendários (Recref) 2015. O objetivo da ação é recuperar créditos municipais por meio de incentivo ao contribuinte inadimplente para que quite suas dívidas, proporcionando o restabelecimento financeiro e a manutenção das atividades produtivas.
Nenhum comentário on "TSE acata investigação pedida pelo PSDB que pode levar à cassação da chapa de Dilma Rousseff"