* Antília Reis – Uma pesquisa que teve como origem os Estados Unidos aponta os maus tratos contra os animais como um dos comportamentos “Alerta”, pois adultos que praticam atos de maus tratos aos animais podem apresentar traços mais elevados de violência e insensibilidade, podendo vir a praticar atos violentos em seu ambiente familiar contra pessoas.
Analisadas diversas pesquisas norte-americanas que deram origem a Teoria do Link e, posteriormente, aplicadas em todas as ocorrências de maus tratos aos animais, atendidas e registradas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo nos anos de 2010, 2011 e 2012 (Maus Tratos aos Animais e Violência contra as Pessoas – Capitão da Polícia Militar Ambiental de São Paulo, Marcelo Robis), se observou uma porcentagem significativa de registros de pessoas que cometeram crimes de maus tratos aos animais e também outros crimes, destacando-se, o crime de lesões corporais que é um crime de violência contra as pessoas, indicando, portanto, uma conexão entre os crimes.
A pesquisa, pioneira no Brasil, além de confirmar a relação entre os maus-tratos dos animais e a violência contra as pessoas pode servir de base científica para que forças policiais de segurança criem ações de prevenção primária, combatendo os maus-tratos aos animais e evitando outros crimes no futuro.
Crianças e adolescentes quando presenciam a violência em ambiente familiar ou são vítimas desta prática podem assimilar esse comportamento passando a praticá-lo, inclusive posteriormente, na fase adulta, daí porque os maus tratos contra os animais, a violência doméstica e o abuso infantil constituem o ciclo da violência que tende a se manter até ser quebrado.
É por esta razão que grupos de proteção e defesa animal lutam tanto por leis que possam punir com rigor aquele que maltrata um animal e incentivam tambem que crimes de maus tratos contra animais sejam levados ao conhecimento das autoridades. Faz-se necessária a criação de medidas de proteção mais eficientes, com o fim de evitar que mais animais domésticos continuem ocupando a posição de vítimas.
Lembrem-se que a violência é a mesma. O que muda é a vítima. “Quem maltrata, tortura e mata um animal é uma ameaça para toda a sociedade”. Denuncie a violência contra os animais, prevista no Artigo 32 da Lei 9605/98.
* Antília Reis é advogada, diretora na empresa Antília Da Monteira Reis Advocacia e presidente da Comissão de Proteção da Defesa Animal na Subseção de São Bernardo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SBC)
Nenhum comentário on "Maus tratos aos animais: você já ouviu falar sobre a Teoria do Link?"