Gilberto Costa quer apurar suposto desvio de verba de criança e adolescente

1138 0

Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes, e então saberás que eu me feri e também me curei…

Tagore.

Gilberto Costa quer apurar suposto de verbas de crianças e adolescentes

O ex-vereador e ex-secretário de Esportes de São Caetano Gilberto Costa, que é presidente do PEN municipal, decidiu romper com o silêncio conivente de boa parte dos políticos locais, seja com esta ou aquela administração, dependendo dos interesses e dos respectivos atendimentos em pauta e em discussão. Após participar de um programa de TV reproduzido pela internet, e ao ouvir do apresentador de que ele havia recebido uma denúncia anônima de que “teria sumido o dinheiro” do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de São Caetano, uma verba federal, gerida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Inclusão, Gilberto protocolou um requerimento de informações para saber qual o valor total depositado no Fundo e as respectivas atualizações monetárias do montante, mês a mês. Segundo o apresentador, os conselheiros confirmaram o problema e a Prefeitura de São Caetano, através de nota, alegou que todo o valor do fundo fica aplicado, mas não aparece no extrato da conta. O valor atualizado é de aproximadamente R$ 1,03 milhão. Para o vereador, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente deve criar condições financeiras e de administração dos recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à criança e ao adolescente, executada pela secretaria que atua nas políticas sociais, no caso a Secretaria Municipal de Assistência Social e Inclusão. Já, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) analisa os projetos e programas a ele apresentados que visem o atendimento à Criança e ao Adolescente. “Portanto, como cidadão e presidente municipal do Partido Ecológico Nacional (PEN) de São Caetano, protocolei requerimento, com fundamento na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), solicitando esclarecimentos adicionais sobre este episódio, visto que a nota da prefeitura municipal não é esclarecedora”, questiona Gilberto Costa.

Frase:

No documento, eu cobro ainda uma cópia atualizada dos extratos bancários do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de São Caetano do Sul, referente aos últimos 3 anos, assim como o resultado das aplicações financeiras. Mas afinal onde foi parar o dinheiro das crianças e dos adolescentes?

Gilberto Costa, ex-vereador e presidente do PEN de São Caetano, ao concluir o seu requerimento de informações sobre o suposto sumiço de valores do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de São Caetano do Sul

Frase:

As soluções para o problema passam pelas melhorias na drenagem das vias, ampliação dos piscinões existentes e na construção de novos reservatórios, para que possam receber e reter satisfatoriamente o grande volume pluviométrico

Gilberto Belleza, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), ao comentar o impasse em torno do Plano de Combate às Enchentes na região

Plano de combate às enchentes no Grande ABC tem dificuldades para ser executado

Os frequentes alagamentos causados pelas fortes chuvas nas cidades do Grande ABC trazem diversos problemas à população e dão o alerta para que sejam tomadas medidas eficazes para dar fim aos transtornos. O debate para elaboração de um plano de combate às enchentes está na pauta de discussões da região há mais de uma década, iniciado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, mas as iniciativas ainda não obtiveram o sucesso esperado. O presidente do CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, Gilberto Belleza, lembra que o crescimento desordenado das cidades foi um fator que prejudicou o planejamento das mesmas. “As soluções para o problema passam pelas melhorias na drenagem das vias, ampliação dos piscinões existentes e construção de novos, para que possam receber e reter satisfatoriamente o grande volume pluviométrico. Não podemos esquecer da necessidade de ampliação e manutenção das galerias que escoam a água das chuvas”, aponta. Entretanto, os prefeitos eleitos na região têm limitado os investimentos à limpeza e manutenção de vias, além de cobrar do Estado a construção do reservatório Jaboticabal e a limpeza regular dos 19 piscinões da região. No último ano, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC entregou um amplo relatório para o planejamento estratégico sobre a drenagem da região. O custo estimado para que os planos propostos para o Grande ABC saiam do papel ultrapassa os dois bilhões de reais, e é hoje o grande entrave para a execução dos projetos.


VAPT-VUPT

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

  • A Prefeitura de Santo André protocolará nesta terça-feira (11), às 10h, no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, em São Paulo, o ingresso oficial do município no programa “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”, que visa reduzir o número de mortes pela metade até 2020.

ALAVANCANDO A ECONOMIA 1

  • Na tarde da última quinta-feira (6), os conselheiros do GAMA – Grupo de Amigos do Movimento Autonomista se reuniram para escolher seu novo comando que vai gerir a entidade pelos próximos dois anos. De forma unânime a escolha se deu pelo nome de Ivo Pellegrino para ser o presidente. O vice-presidente eleito foi João Tarcisio Mariani, e Humberto Domingos Pastore para ocupar a secretaria. O presidente emérito é o líder autonomista, Mario Porfírio Rodrigues. O GAMA nasceu para tornar real a festividade da Semana Autonomista, e assim, não permitir que caia no esquecimento a luta que foi travada nos idos de 1940 para que o então sub distrito São Caetano se libertasse de Santo André e pudesse se tornar um município. Fato que só se tornou realidade em 24 de outubro de 1948 por meio de plebiscito público.

ALAVANCANDO A ECONOMIA 2

  • O Conselho do Grupo de Amigos do Movimento Autonomista é composto pelos seguintes membros: Desiree Malateaux Neto, Morisa Garbelotto, Wagner Antonio Natale, Domingo Glenir Santarnecchi, Milka Soeltl e Francisco Soeltl. Vale recordar que Ivo Pellegrino é filho do primeiro prefeito de São Caetano, o empresário Angelo Raphael Pellegrino.

BALANÇO DOS PRIMEIROS 100 DIAS DE AURICCHIO

  • A Prefeitura de São Caetano irá apresentar um balanço dos primeiros 100 dias de governo do prefeito José Auricchio Jr., em evento a ser realizado no Teatro Paulo Machado de Carvalho fica à Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Bairro Santa Maria, em São Caetano.

DÓRIA NO RODA VIVA 1

  • O atual prefeito da cidade de São Paulo, João Doria (PSDB), é o entrevistado do Roda Viva desta segunda-feira (10). O programa inédito vai ao ar às 22h15, na TV Cultura. No programa, Doria fala sobre os seus primeiros 100 dias à frente da administração municipal e o que pretende fazer ao longo do mandato. O prefeito também responde a perguntas sobre os programas Corujão da Saúde e Cidade Limpa, além da tolerância zero com pichadores. Ele fala também sobre os planos de privatização em diversas áreas da Prefeitura, incluindo a participação de investidores estrangeiros.

DÓRIA NO RODA VIVA 2

  • A bancada de entrevistadores é formada por Thais Bilenky, repórter de política da Folha de S.Paulo; Ricardo Setti, jornalista; Débora Bergamasco, diretora de redação da sucursal de Brasília da revista IstoÉ; Eugênio Bucci, professor da ECA-USP, articulista de O Estado de S. Paulo e colunista da revista Época; e Silvio Navarro, editor da TVEJA. Apresentado pelo jornalista Augusto Nunes, o Roda Viva conta ainda com a participação do cartunista Paulo Caruso.

Responsabilidade marca os 100 dias de Pio Mielo no comando da Câmara

Cem dias de trabalho, gestão eficiente e êxito na articulação política. É desta forma que o presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (PMDB), resume os 100 primeiros dias no comando da Casa de Leis no dia 10 de abril. Eleito por 10 a 9 pelos vereadores, numa configuração política atípica, o peemedebista chega à marca imprimindo transparência nos atos e economicidade na gestão. “Temos o compromisso de enxugar o Legislativo e promover a transparência administrativa. São anseios da comunidade de São Caetano que estamos implantando com muito respeito e responsabilidade”, resumiu o parlamentar, que está em segundo mandato e desponta como uma das forças políticas da cidade. Dentre as ações implantadas por Pio está o apoio integral do Legislativo para a abertura da EMEI José Auricchio, que criou centenas de vagas na rede municipal de educação infantil; a implantação do Diário Oficial Eletrônico para tornar os atos do Executivo e do Legislativo mais transparentes; a redução da frota de veículos da Câmara Municipal; o corte de 19 cargos comissionados, gerando economia de R$ 2 milhões aos cofres públicos; e estudos para implantação do Código de Ética e Decoro. Integrante de uma nova geração de políticos, Pio alia modernidade nos atos da gestão com diálogo permanente com os demais vereadores e a sociedade civil organizada. “Temos aberto o Legislativo para o permanente diálogo e a participação de toda a Casa em nossas decisões. Além de responsabilidade, temos também a marca democrática nesses primeiros 100 dias no comando da Casa”, ressaltou o chefe do poder Legislativo. Pio lidera a articulação política da Câmara com a Prefeitura, junto ao prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), e reafirma o compromisso de caminhar com e Executivo para debater os bons projetos enviados à Casa, assim, por exemplo, como já ocorreu no caso da abertura da EMEI José Auricchio (que funciona ao lado de posto de gasolina). “Exercemos continuamente papel fiscalizatório do atual Governo Municipal, entretanto, sendo um dos braços fundamentais da gestão pública, onde a responsabilidade em votar favoravelmente projetos importantes para a nossa cidade está acima de qualquer vaidade pessoal ou de posicionamento político. Queremos, sempre, o melhor para São Caetano”, completa. Nos 100 primeiros dias, os parlamentares de São Caetano apresentaram 1.700 propostas (1.194 indicações; 452 requerimentos; 48 projetos de lei – sendo 3 de autoria da Prefeitura; 3 moções; 2 projetos de resolução; e 1 projeto de decreto legislativo).

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Gilberto Costa quer apurar suposto desvio de verba de criança e adolescente"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *