Da Redação – Um domingo com tempo agradável e propício para diversas atividades de lazer. Esta foi a receita para os moradores de Santo André neste fim de semana em que a cidade comemorou 464 anos. Milhares de pessoas participaram do “Viva nos Parques, Viva Santo André”, que compilou no calendário de aniversário diversas atrações nos parques Prefeito Celso Daniel, Regional da Criança (Palhaço Estremilique) e Chácara Pignatari, além do CEU Marek.
Abrindo o calendário do Viva nos Parques, Viva Santo André, o maestro da Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André), Abel Rocha, brindou o público presente no parque Prefeito Celso Daniel com um repertório diferenciado. “Vamos fazer aqui uma música boa para ouvirmos num domingo de manhã, em um local aberto e belíssimo como este, variando o repertório”, destacou.
O prefeito Paulo Serra e a primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra prestigiaram a apresentação. Antes da abertura do concerto da Ossa, o prefeito frisou para o público que todo o empenho que as pessoas estão demonstrando vão levar a cidade para um novo caminho. “Quero agradecer a toda a dedicação das pessoas, para que possamos devolver as referências e os exemplos que tanto queremos. Fizemos uma extensa programação, com eventos culturais de baixo custo, para que Santo André, pouco a pouco, coloque a casa em ordem, com muita transparência”, completa.
Serra disse ainda que o Viva nos Parques, Viva Santo André é mais um incentivo para a população aproveitar o que a cidade tem de melhor. “Vou me sentir satisfeito com o legado que queremos deixar, uma cidade devolvida para as pessoas, para que elas voltem a ocupar os espaços públicos que são delas”, apontou.
O Parque Prefeito Celso Daniel recebeu ainda uma Intervenção fotográfica com a artista Sheyla Silva, que com palavras-chave impressas, e atrás de um banner, fez registros dentro do parque. As imagens serão publicadas no Facebook ‘Cultura – PSA’ com a marca #santoandreeuamoeucuido para que todos possam visualizá–las e compartilhá–las. “Várias pessoas vieram escolher palavras de carinho pela cidade. Resido em Santo André há 12 anos, minha formação foi aqui e permaneço realizando oficinas e dando aulas nesta cidade”, cita a artista.
Todos os demais parques da cidade receberam ainda a oficina de fotografia de rua com o Coletivo #Leve Pra Você, que contou com dicas, informações e referências sobre a fotografia de rua e com uma exposição fotográfica produzida pelo coletivo com imagens fixadas em diversos locais.
O Parque Chácara Pignatari recebeu neste domingo diversas atividades, como a Feira Livre do Vinil, que proporcionou aos amantes dos discos uma opção para aumentar a sua coleção. Um dos participantes da feira, Luís Antônio de Oliveira Rodrigues, conta sua paixão pela música. “Trabalho com vinis há 16 anos e tenho vários estilos musicais na minha lista. Na realidade minha paixão por discos começou por conta das trilhas de novelas e também por gostar muito do cantor Elton John. Com isso acabei me envolvendo com outros estilos e bandas que existem”.
Nas cestas de vinis espalhadas pelo parque, Elcio Alexandrini Matos, de 45 anos, conta que sempre gostou de música se dedicando aos LPs a partir dos 16 anos. “Dos bailes fui para a fase dos shows, no caso os de rock. Para curtir as bandas que tínhamos disponíveis comecei a comprar os vinis, Tenho em casa uma coleção de mais de 150 discos e sempre procuro mais opções para aumentar a coleção”, completa.
O Parque Regional da Criança recebeu, entre a série de atividades, o projeto Locomotivo, composto por uma orquestra de crianças e adolescentes de Santo André. Livia De Olinni, 11 anos, conta que sua mãe conheceu uma amiga que estudava no projeto e queria tocar violino. “Ingressando aqui, há sete meses, consegui aprender a tocar o violino e a tocar um outro instrumento, o contrabaixo acústico. Agora estou na Escola de Música Municipal de São Paulo, justamente por ter estudado aqui”, completa, sorridente. A Banda Lira e a orquestra de violeiros da Emiacidade complementaram o calendário de atividades do parque.
O CEU das Artes Acylino Belisomi, localizado no Jardim Marek, recebeu o nome de seu equipamento aplicado na fachada com técnicas de grafite. Os reconhecidos artistas andreenses Tota, Jhesse e Danone realizaram a ação junto à comunidade. “Aqui vamos compor o nome do espaço com letras estilizadas ao grafite e teremos a contribuição da comunidade, para preenchermos de forma harmônica e livremente neste espaço, mesclando o trabalho de artistas profissionais com a comunidade”, afirmou Tota.
A extensa programação de aniversário da cidade prossegue com diversas atrações. Para conferir, basta acessar o site da Prefeitura de Santo André (www.santoandre.sp.gov.br) e clicar no ícone dos 464 anos do município.
Nenhum comentário on "Niver de Santo André reúne milhares de pessoas no final de semana"