Empresa Paranapanema trabalha com 94% de água de reúso em Santo André

604 0

Da Redação – A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o tema “Águas Residuais” como assunto central das discussões para o Dia Mundial da Água 2017, que será celebrado em 22 de março. O tema vai ao encontro dos objetivos ambientais da Paranapanema, maior produtora de cobre do Brasil. Desde 2016, a empresa utiliza água de reúso em 94% da necessidade hídrica da planta industrial Santo André (SP), a partir de uma estrutura interna de captação e tratamento de água da chuva, dos processos industriais e do esgoto. Com a implantação da linha de tubos retos na unidade, em funcionamento desde fevereiro de 2016, a empresa firmou parceria com o Projeto Aquapolo para manter seu nível de consumo de água de reúso.

O Aquapolo, parceria entre a Odebrecht Ambiental e a Sabesp, trata o esgoto dos imóveis conectados à rede coletora na região e fornece a empresas do Polo Petroquímico do ABC para uso em processos que não demandem água potável. A Paranapanema é a primeira empresa fora do Polo a estabelecer parceria com o projeto. O acordo prevê o fornecimento de 11 m3 de água de reúso por hora, cerca de 7,9 milhões de litros de água de reuso por mês para abastecer os setores Industriais e de Utilidades. O volume representa 35% de redução de custos na comparação com os valores que seriam gastos caso fosse utilizada água da rede de fornecimento convencional.

“Uma indústria do porte e do segmento da Paranapanema necessita de grande quantidade de água, especialmente para processos como os de resfriamento do metal e limpeza de equipamentos. A gestão desse recurso natural é, portanto, de fundamental importância tanto pela atividade da companhia como por sua responsabilidade enquanto grande consumidora. Nesse sentido, o planejamento estratégico da Paranapanema contempla tanto a redução do consumo como o uso inteligente do recurso”, explica Evandro Schmidt Pause, diretor Industrial da fabricante de cobre.

Com sua estrutura interna, que compreende um reservatório para captura de água da chuva e estações de tratamento de água industrial, de lodo e de esgoto, a Paranapanema recupera cerca de 77 milhões de litros por mês. No ano passado, a empresa tratou e reutilizou 925 milhões de litros de água, volume que equivaleria a 370 piscinas olímpicas, o que torna a planta quase autossuficiente, protegendo os recursos naturais.

Além de um mecanismo interno de captação e tratamento, a empresa também possui um sistema que monitora o fornecimento do recurso para os principais setores fabris e permite realizar, diariamente, um balanço hídrico da fábrica, possibilitando visão clara do consumo por áreas específicas e a identificação de vazamentos ou oportunidades de redução ainda maior do consumo.

Sobre a Paranapanema – Com receita líquida consolidada de R$ 5,4 bilhões em 2015, a Paranapanema é a maior produtora brasileira não integrada de cobre refinado e de produtos de cobre (vergalhões, fios trefilados, laminados, barras, tubos, conexões e suas ligas). A empresa possui três plantas industriais, sendo uma unidade de cobre primário localizada no município de Dias d’Ávila (BA), e duas plantas de produtos de cobre e suas ligas, instaladas em Santo André (SP) e Serra (ES). Conta também com um centro de distribuição no Rio de Janeiro, na cidade de Itatiaia. Com 2 mil colaboradores, a Paranapanema é dona de marcas consagradas no mercado brasileiro como Eluma e Caraíba.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Empresa Paranapanema trabalha com 94% de água de reúso em Santo André"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *