Defesa Civil de Ribeirão Pires ganha prêmio destaque

525 0

Da Redação – Há quatro anos, o PAM – Plano de Auxílio Mútuo – de Capuava criou a premiação destaque para instituições e empresas parceiras, onde é celebrado índice positivo de ações que beneficiam os envolvidos. A Defesa Civil de Ribeirão Pires recebeu, na última sexta-feira (10), prêmio ouro pelas ações desenvolvidas no grupo.

Criado em 2013, o Prêmio Destaque tem o objetivo de mensurar o atendimento às atividades permanentes do PAM como reuniões, simulados de emergência, auditorias nas empresas, testes diários do sistema de comunicação e envios de informes sobre quedas de balões. Empresas e órgãos públicos pontuam conforme o atendimento aos procedimentos do PAM.

No primeiro trimestre de cada ano, são entregues troféus e certificados para as empresas e os órgãos públicos que se classificam como ouro (atendimento acima de 90%), prata (superior a 75% e inferior a 89%) e bronze (superior a 60% e inferior a 74%). “Após a implantação do prêmio, percebemos a melhoria contínua no atendimento aos requisitos do Plano, o que gera maior sinergia dentro do grupo”, afirma Valdemar Conti, coordenador do PAM.

Palestras – Também na última semana, a Defesa Civil de Ribeirão Pires realizou palestra sobre os perigos dos balões. A ação aconteceu na Escola Estadual Dom José Gaspar, localizada na Vila Aurora. O objetivo é prevenir a prática que é prejudicial para a natureza e pode causar acidentes e até mesmo mortes.

A iniciativa partiu da Defesa Civil que viu na escola a oportunidade de multiplicar o conhecimento e entendimento sobre a prática ilegal dos balões. Durante a palestra, foi explicado sobre o crime de produzir, soltar ou até mesmo transportar balões, que pode resultar em reclusão de até três anos.

Para a diretora da escola, Fátima Cristina Ataíde de Carvalho, outras iniciativas como essa são bem vindas para ajudar na conscientização dos alunos. “Todas essas ações da Prefeitura deveriam acontecer dentro das escolas. Os próprios alunos conseguem reter essas informações e depois levá-las para os pais, mães, familiares e amigos”, declarou.

Residência Médica de Mauá em Psiquiatria é destaque em São Paulo
Da Redação – A Residência Médica de Mauá em Psiquiatria foi a primeira escolhida entre as Residências em Rede no processo seletivo realizado pela Fundação VUNESP em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Participaram da concorrência as Redes de Saúde dos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo e Guarulhos. A prova para seleção pública foi feita em novembro e as matrículas serão realizadas até o fim deste mês.

Em Mauá, a Residência em Rede contempla vagas nas especialidades de Cirurgia Geral, Pediatria, Clínica Médica, Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade. Até o momento, sete das 13 vagas foram preenchidas, sendo quatro em Psiquiatria, duas em Clínica Médica e uma de Pediatria. A segunda chamada ocorrerá no fim de março.

Este é o quarto ano da residência médica em Psiquiatria no município. A primeira formatura do curso, que tem duração de três anos, aconteceu em fevereiro junto às turmas das demais especialidades. Atualmente 12 médicos residentes de Psiquiatria atendem tanto no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini quanto na Rede de Saúde, sendo quatro de cada turma. A atuação é estendida às Unidades Básica de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), entre outros serviços. Entre as residências em rede, recém implantadas, Mauá tem sido a preferida pelos jovens médicos que desejam ser psiquiatras.

“O principal diferencial do nosso programa é a missão em ofertar um hospital de referência para o tratamento de transtornos mentais de uma grande região que inclui Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. A pluralidade e complexidade de casos referenciados para o Hospital Nardini tornam o serviço excelente campo de prática e aprendizado, onde são priorizados não só o manejo farmacológico, mas a reabilitação e reinserção social dos pacientes”, comenta o coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria de Mauá, Dr. Adiel Carneiro Rios.

O aprendizado dos residentes é enriquecido com o estímulo constante à participação nos principais eventos científicos da área, onde expõem e apresentam trabalhos acadêmicos que contribuem com o campo de ensino e pesquisa no País. O serviço de preceptoria em Psiquiatria, feito por médicos habilitados para supervisionar o trabalho dos residentes, está 100% preenchido em tempo integral, o que beneficia não apenas a qualificação do ensino como a melhoria da assistência ao paciente. Apenas no Hospital Nardini são 10 médicos preceptores da especialidade.

Além disso, convênios firmados com ambulatórios específicos do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) possibilitaram ampliar a abrangência das áreas pelas quais o psiquiatra em formação deve percorrer.

“O apoio e encorajamento da residência médica na atual gestão são estratégias que, dentro no contexto de Saúde Pública, otimiza o cuidado, melhora o vínculo com os usuários e familiares e reduz as reinternações”, finaliza. No hospital os pacientes são diariamente assistidos pela equipe multiprofissional composta por psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social.

Atualmente a Rede conta com 21 médicos residentes em atuação, sendo 12 em Psiquiatria e o restante nos programas de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria.  Caso todas as vagas remanescentes sejam preenchidas na segunda chamada do processo seletivo, o município passará a contar com 30 médicos em formação em toda a Rede de Saúde.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Defesa Civil de Ribeirão Pires ganha prêmio destaque"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *