Da Redação – O Brasil desperdiça cerca de 40 mil toneladas de alimentos por dia, segundo dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), divulgados em 2016. Para combater esse panorama ruim e ainda promover a disseminação da importância de hábitos alimentares saudáveis, o Parque Escola – Escola de Educação Ambiental Parque Tangará e a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) se uniram para criar o projeto “Gastronomia Sustentável e Saudável”.
A iniciativa vai oferecer todo mês uma oficina gratuita com informações sobre como aproveitar integralmente os alimentos, a partir da conscientização da sustentabilidade, com receitas que ensinam, por exemplo, como utilizar talos de verduras, folhas de legumes, casca de frutas e sementes no preparo de pães, doces, sobremesas, pratos quentes, saladas e sucos. A primeira oficina do projeto aconteceu no dia 21 de fevereiro, e ensinou como fazer bolo de abobrinha e suco de inhame com limão.
“Estas oficinas têm como objetivo demonstrar as possibilidades de economia no preparo de uma alimentação saudável, sem desperdícios, respeitando a natureza, bem como o significado cultural das práticas alimentares. Os alimentos têm gosto, cor, forma, aroma e textura e todos esses componentes precisam ser considerados na abordagem nutricional. Além disso, as receitas que serão ensinadas poderão ser ótimas para quem procura uma forma diferente de gerar renda”, disse a coordenadora do Parque Escola, Sílvia Morisco.
Na próxima quinta-feira (16), acontece a oficina que vai ensinar a fazer bolo de banana com casca, suco de horta e farofa de talos, das 9h às 11h. É preciso fazer inscrições antecipadas.
Serviço – Oficina de Gastronomia Sustentável e Saudável, na quinta-feira (16), às 9h, na Escola de Educação Ambiental Parque Tangará – Parque Escola (Rua Anacleto Popote, 46 – Valparaiso). Inscrições: Telefones: 3356.9060 – 3356.9050 e-mail: parqueescola@santoandre.sp.gov.br Facebook: Parque Escola 2016
Nenhum comentário on "Parque Escola terá oficinas de Gastronomia Sustentável"