Da Redação – A Prefeitura de Santo André deu início a fase final de implementação do “Via Rápida Empresa”, um programa realizado em parceria com a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), que permitirá a informatização de todo o processo de licenciamento das novas empresas, reduzindo drasticamente o tempo necessário para a abertura de um novo negócio.
A estimativa da gestão é de que o prazo atual, que é em média de 90 a 120 dias, caia para apenas um dia, no caso das empresas de baixo risco, ou seja, que oferecem baixo perigo potencial de ocorrência de danos à integridade física e à saúde humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio. Secretários e equipes envolvidas no processo de implementação do programa participaram de apresentação detalhada hoje pela manhã, que contou com a presença do prefeito Paulo Serra, no Salão Nobre do prédio Executivo.
“Temos grande dificuldade financeira neste momento e estamos fazendo, do ponto de vista da despesa, toda a economia e cortes de gastos que a gestão pública pode fazer. Mas esse é só um lado. O outro lado, o lado da receita, está ligado à desburocratização da nossa cidade como uma forma de torná-la atrativa para investidores”, afirmou Paulo Serra. O prefeito destacou que Santo André perdeu a referência da sua vocação econômica e, enquanto esse novo perfil está sendo formado, é preciso trabalhar para facilitar a vida de quem quer investir. “Por isso quero frisar a importância de todos nos empenharmos na implementação deste programa no menor prazo possível, algo em torno de 30 dias”, reforçou.
O “Via Rápida Empresa” torna online 80% de todo o processo de registro e licenciamento de novas empresas. “Aquela transferência de papéis de um departamento para o outro, de protocolo, não vai mais existir. Um novo sistema como esse impacta a cultura do município e vai mudar, principalmente, a rotina dentro da prefeitura. O resultado vai ser benéfico para todos. Toda a burocracia vai acabar”, complementou o representante da Jucesp, Fernando Matos.
À frente da implementação do programa Via Rápida Empresa está a secretaria de Desenvolvimento Econômico, que conta com o apoio da Secretaria de Modernização Administrativa nas adequações de tecnologia e informática. Estiveram presentes no encontro profissionais do Departamento de Desenvolvimento Urbano, da Vigilância Sanitária, Departamento de Finanças, Praça de Atendimento e Informática, Departamento de Trânsito e Meio Ambiente, todos relacionados ao processo de abertura de novas empresas.
Salva de palmas à parceria JUCESP & Prefeitura de Santo André ! Que retomemos em tempo record o desenvolvimento econômico de nossa cidade. O povo andreense merece melhores condições de vida e de auto-estima. Quero novamente sentir orgulho de ser andreense.