Da Redação – A Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou medidas administrativas e relacionadas à gestão para promover a humanização do atendimento. Uma das ações já implantadas é o sistema de acolhimento com classificação de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia. O método, preconizado pelo Ministério da Saúde, garante mais agilidade e segurança nos serviços de urgência da rede municipal.
No sistema de classificação de risco, o paciente, após dar entrada na unidade, passa por avaliação realizada por profissional especializado nesta tarefa, baseada em critérios técnicos e científicos. A partir desta avaliação, e de acordo com a gravidade do quadro do paciente, é estabelecida a ordem do atendimento, priorizando os casos mais graves.
“No âmbito de serviços de urgência e emergência, é preciso que o profissional ofereça uma escuta ativa qualificada aos problemas e demandas dos pacientes. Nossas equipes estão sendo mobilizadas e orientadas a realizar o acolhimento de todos os usuários da rede municipal de saúde de forma humanizada, e seguindo parâmetros que garantem mais qualidade e eficiência ao serviço prestado”, explicou a Secretária de Saúde e Higiene da cidade, Patrícia Freitas.
Outra medida também estabelecida na UPA Santa Luzia é o serviço de visita médica aos pacientes que estão em observação. “Nosso objetivo é oferecer retaguarda assistencial aos pacientes e seus familiares, acompanhando de perto cada caso atendido na unidade”, disse Patrícia. A Unidade de Pronto Atendimento da cidade conta com salas estruturadas para que pacientes sejam observados pelo período de até 24 horas.
Nenhum comentário on "UPA de Ribeirão Pires adota protocolos para aprimorar e humanizar serviços de urgência"