Reformas da Previdência e do Imasf

915 0

* Marcelo Sarti – A reforma da Previdência é bem parecida com a situação do IMASF (Instituto Municipal de Assistência a Saúde do Funcionalismo) de São Bernardo: ninguém quer perder, mesmo sabendo que se não houver uma reforma Séria tanto a Previdência quanto o IMASF não terão folego para cumprir o objetivo pelo qual foram instituídos, e poderáo até quebrar.

Quanto à Previdência, existe uma corrente que não quer o aumento da idade mínima para aposentadoria e do numero de anos de contribuição. Apesar das feministas lutarem há anos pela igualdade, no caso da aposentadoria elas lutam para uma aposentadoria diferenciada do homem, com o tempo de trabalho inferior. Ou seja, neste caso a luta não é pela igualdade.

O IMASF que foi formado para atender a família dos funcionários (o chefe da família, a esposa e os filhos), com o tempo foi abrindo a porta da cozinha e aceitando genros, netos, etc. etc. Só faltou estender aos cachorros e gatos de estimação. Isso tudo por valores bem aquém dos planos de saúde existentes no país. Eu estou citando PLANOS DE SAÚDE e não planos do tipo saúde pública (picaretagens). O resultado dessa barbeiragem não é necessário mencionar.

Lembro-me dos anos 60, quando o IMASF foi criado, não existia nada melhor. Com o passar do tempo, depois de ser administrado por diversas pessoas com ideias “geniais” inclusive oportunistas (houve até alguém que passou uma temporada na cadeia) o resultado é o que vemos hoje, não tem nada a ver com o “saudoso” IMASF e quem o conheceu deve ter muita saudade. Mas não podemos esquecer de uma coisa, quem elegeu as chapas para a escolha dos Presidenciáveis foram os funcionários, portanto nenhum Prefeito tem culpa, os nomes foram apresentados pelos “barnabés).

Quero acreditar que tanto os dependentes da Previdência quanto aqueles que dependem do IMASF sejam inteligentes o suficiente e arrisquem perder “um pouquinho” para, ao longo do tempo não perder o que ainda restou.

Assim como não quero acreditar que os associados do IMASF estejam acreditando que o Prefeito Orlando Morando terá a felicidade de encontrar uma varinha mágica que comumente aparecem em obras de ficção fantásticas para lançar feitiços e através dessa magia conseguir tornar o IMASF de hoje no IMASF dos anos 60.

Época essa em que seus antigos fundadores e administradores lutavam e muito em benefícios dos funcionários como um todo, e NÃO EM BENEFÍCIO próprio e escusos, o que não deve ser surpresa para ninguém…

* Marcelo Sarti é morador de São Bernardo, aposentado pela Volkswagen e um dos críticos às últimas gestões do IMASF

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Reformas da Previdência e do Imasf"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *