Projeto aproxima família da escola e desenvolve o hábito de leitura

1145 1

Da Redação – O Café Literário é um projeto criado em 2014 pelo Centro Educacional da Fundação Salvador Arena para despertar o interesse das famílias pelo processo de aprendizagem dos alunos. Desde então, a equipe pedagógica da instituição tem percebido mais comprometimento dos pais ou responsáveis com a vida escolar dos filhos e mais interesse pela leitura no ambiente familiar.

“Desde o início dos Cafés Literários, temos uma devolutiva muito mais positiva dos alunos que levam livros para casa. Na sala de aula, além de recontar a história do livro, eles fazem questão de contar como foi a leitura com os pais”, explica Maria Carolina Navarro, infoeducadora da Fundação.

O Café Literário é o momento onde pais ou responsáveis e alunos da educação básica se reúnem para contações de histórias, dramatizações para sensibilização da prática de leitura e produções repertoriadas pelas leituras realizadas. Segundo a instituição, esta ação aumenta o interesse do estudante pelo conhecimento e aproxima a família da escola de forma mais prazerosa que as reuniões de pais, que sempre são mais informativas que reflexivas.

Ao longo do ano letivo, o Centro Educacional também compartilha dicas para o desenvolvimento do comportamento de leitor. “Nas contações de histórias, nós demonstramos que é possível a criação de um ambiente propício à leitura, que inspira a imaginação das crianças, como a mudança da entonação da voz, a reprodução dos sons que aparecem na história e a caracterização dos personagens”, conta Márcia Lima, coordenadora pedagógica.

A seguir, algumas dicas compartilhadas com as famílias:
1-      Leia todos os dias. A criança que passa a infância ouvindo leituras amplia o vocabulário, torna-se mais criativa e se apropria da linguagem escrita mais rapidamente.
2-      Durante a leitura, faça “caras e bocas” para deixar o momento mais real e divertido.
3-      Incentive a criança a ler em voz alta. Ela estará se ouvindo e você perceberá os avanços quanto à leitura fluente.
4-      Questione sobre o assunto tratado no livro, pois a criança também precisa entender o que está lendo.
5-      Valorize a opção de livro que seu filho levou para casa e leia para ele. Isso contribui para a autoestima.
6-      Incentive o seu filho a explorar o acervo das bibliotecas. Visitem com frequência e juntos as bibliotecas públicas.
7-      Estimule o reconto.

Sobre o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena – O Centro Educacional da Fundação Salvador Arena – CEFSA é um complexo educacional instalado no município de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, que oferece cursos gratuitos da educação infantil ao ensino superior para mais de 2.400 alunos. O complexo educacional possui 131 mil metros quadrados e dispõe de laboratórios com equipamentos de última geração, rede de bibliotecas interativas, ginásios e quadras poliesportivos, conjunto aquático, estádio olímpico e teatro com capacidade para 600 pessoas. Na educação básica, os alunos recebem investimento anual de cerca de R$ 22 mil, volume semelhante ao orçamento gasto por governos da Alemanha, Japão e Reino Unido, de acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em 2015. No ensino superior, a instituição investe anualmente, em média, R$ 26 mil por aluno.

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

1 comentário on "Projeto aproxima família da escola e desenvolve o hábito de leitura"

  1. Regina Ribeiro

    Excelente projeto ! Pedagogicamente correto! Valorizar o hábito de leitura contribui muito para a maturidade sensorial e psicológica do educando.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *