Da Redação – Neste mês de fevereiro, a Livraria e Centro Cultural Alpharrabio completa 25anos de intensa vida cultural na cidade de Santo André. As atividades, que já ultrapassaram a casa do milhar – metade delas minuciosamente registradas no livro “Alpharrabio 12 Anos – uma história em Curso”, Dalila Teles Veras e Luzia Maninha, Alpharrabio Edições, 2004 – não se limitaram às apresentações artísticas, mas também à inserção na vida cultural da cidade e da região, através de debates e ações culturais, bem como de cobrança de políticas públicas.
Para celebrar o aniversário, está marcada uma festa para o dia 04 de março, um sábado, às 11h. Como o aniversário da casa, desde a inauguração, é comemorado sob o signo das chuvas, típicas da época, que, via de regra, escolhem o final do dia para cair, optamos, de alguns anos para cá, comemorar pela manhã, ainda que tenhamos aprendido a conviver com borrascas outras, que nem sempre caem em forma de chuva.
A festa, como sempre, será revestida de significados simbólicos, sem contar o significado deste quarto de século, marca pouco comum na história de livrarias e espaços culturais independentes, nota-se outro fato, ou seja, ao longo de todo este tempo, foi-se estabelecendo entre os frequentadores, um sentimento de camaradagem e, sobretudo, de “pertencimento” que faz do Alpha o lugar, a segunda morada dessas pessoas. Na mesma ocasião, acontece a abertura da exposição “ALPHARRABIO: um quarto de século na casa do infinito” – Luzia Teles Veras
A exposição contará, através de imagens, livros e objetos, a história desses 25 anos e ocupará, além de várias paredes expositivas no interior da livraria, algumas vitrines, bem como o muro externo, que já se tornou um espaço tradicional de arte pública, com a técnica de lambe-lambe.
As imagens, a pesquisa e a concepção da exposição é de Luzia Maninha Teles Veras, que, desde o início da livraria, ao lado de Dalila Teles Veras, abarcou o projeto do Alpharrabio e a ele se dedica com empenho e verdadeira paixão. Socióloga de formação, fotógrafa e gráfica amadora de vocação. Possui um acervo fotográfico com milhares de imagens do Alpharrabio e vem se dedicando à confecção de livros artesanais que compõem uma significativa parte do catálogo das Edições Alpharrabio, dedicada à produção literária local. Do nosso catálogo já constam mais de 40 escritores e cerca de 200 títulos. Para a exposição e montagem, Luzia conta com a colaboração do poeta e artista visual Zhô Bertholini, há anos, parceiro e colaborador voluntário do Alpharrabio.
Isso não é pouco, isso (re)significa e reforça a importância do “lugar de estar”, do “lugar de partilhar”, do “lugar de criar”, do “lugar de debater”, do “lugar de praticar alteridades”.
Como os significados são “simbólicos”, será preciso ali estar para poder percebê-los. E aqueles que ali estarão certamente saberão distinguir esses significados, representados nas marcas deixadas por centenas de artistas, escritores e pensadores que fazem parte dessa bonita história de resistência cultural.
Serviço – Alpharrabio – Festa dos 25 anos – Abertura da Exposição: ALPHARRABIO: um quarto de seculo na casa do infinito. Idealização, pesquisa e realização: Luzia Maninha Teles Veras. Colaboração e montagem Zhô Bertholini, no sábado (4), às 11h, na Alpharrabio Livraria (Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151 – Jardim Bela Vista – Santo André – fone: 4438-4358 – Entrada Franca
Nenhum comentário on "Exposição marca os 25 anos do Centro Cultural Alpharrabio"