Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo inaugurou nesta quinta-feira (2) a reforma de adequação do Centro de Parto Normal e Ambiência no Hospital Municipal Universitário (HMU), na Avenida Bispo César Dacorso Filho, 161, Rudge Ramos. Referência na atenção à gestante e no atendimento humanizado, o complexo hospitalar é o primeiro da região a ser reconhecido com certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a qualidade dos serviços de saúde prestados no local.
Com recursos do Ministério da Saúde, o equipamento recebeu duas novas salas individuais de pré-parto sob conceito de concepção humanizada, ofertando métodos não farmacológicos para alívio das dores, além de instrumentos que ampliam o conforto das gestantes. Nas salas, as camas são apropriadas para serem adequadas à posição de escolha da paciente. Também são disponibilizadas banquetas para parto de cócoras, com espaço para descanso de acompanhante.
“Este hospital é referência e o primeiro da região receber a certificação da ONA. Isso é fruto do esforço coletivo e com certeza vai elevar ainda mais o conforto e a tranquilidade das pacientes. As novas salas trazem conceitos modernos, além dos aprimoramentos que as mulheres precisam”, enfatizou o prefeito Orlando Morando, que desde o início de janeiro tem percorrido equipamentos públicos, fiscalizando os serviços e propondo melhorias.
Emocionada, a diretora do HMU, Dra. Mônica Carneiro, comemorou a entrega da reforma e exaltou o ineditismo da certificação concedida ao hospital. “É um momento especial para o HMU, porque estamos sendo reconhecidos por um esforço de toda uma equipe em prol das gestantes. Demos o primeiro passo e sabemos que podemos dar um passo muito maior”, discursou a diretora.
Atualmente, o HMU ostenta coeficiente de apenas de 6,8 óbitos infantis por mil nascidos vivos, enquanto a média da cidade é de 10,1. “Estamos com o desafio de colocar o coeficiente de mortalidade infantil abaixo de 7, compatível com índices de países de primeiro mundo. São Bernardo vem batendo recorde atrás de recorde, graças, principalmente, ao serviço que é realizado aqui”, salientou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.
HMU – Inaugurado em 1999, o espaço é o único da cidade a aplicar o método canguru, baseado no cuidado humanizado ao recém-nascido prematuro. O local também conta com total de 128 leitos e média de 400 partos por mês – sendo 60% naturais – 862 colaboradores e 137 prestadores de serviço. No local, também são realizados cerca de 830 procedimentos mensais, entre atendimentos na maternidade, ginecológico, obstetrícia clínica, entre outros.
Nenhum comentário on "São Bernardo inaugura salas de parto humanizado no HMU"