A paz não pode ser mantida à força; só pode ser conseguida pela compreensão. Isso vale até pra dentro da sua casa!
Bronson.
Grande ABC abre 60 vagas para I Capacitação de Cuidadores de Pessoas Idosas
O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, por meio do GT Pessoa Idosa (um dos braços do Grupo Direitos Humanos) em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) – Residência Multiprofissional, abriu 60 vagas para a I Capacitação Regional para Cuidadores de Pessoas Idosas.
Essa é a terceira ação do GT Pessoa Idosa e, segundo a coordenadora e advogada Patricia Pellin, o grande diferencial do grupo é contar com representantes com formação em diversas áreas. “Temos gerontólogo (Felipe Borges – São Caetano do Sul), educadores físicos (Jurandir de Souza – Diadema e Stella Ribeiro – Rio Grande da Serra), enfermeira (Carmen Loverbeck – São Bernardo do Campo), psicóloga (Solange Zilli – Mauá) e assistente social (Maria Gracely – Consórcio). Ao longo desse ano, realizamos uma Capacitação Gerontológica para 100 pessoas e estamos confeccionando um Guia Regional de Serviços e Direitos da Pessoa Idosa do Grande ABC.” A capacitação terá como corpo docente os profissionais do GT Pessoa Idosa e professores da FMABC elencados pela professora mestra Ana Paula Guarnieri. A formação tem como objetivo propiciar noções básicas acerca do processo de envelhecimento e velhice para atendimento das demandas biopsicossociais das pessoas idosas que necessitam de apoio nas atividades cotidianas. Para participar, é necessário ser munícipe de uma das sete cidades (Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires) e ter interesse em atuar no acompanhamento de pessoas idosas, promovendo-lhes qualidade de vida e bem-estar. As inscrições vão até 14 de janeiro de 2017 pelo link https://goo.gl/forms/6dSBVLj0jQ1RcH1p1. As aulas iniciam em 18 de janeiro e serão realizadas todas as quartas-feiras, das 13h30 às 16h30, na Faculdade de Medicina do ABC (Av. Príncipe de Gales, 821, Vila Príncipe de Gales, Santo André).
Frase:
Ao longo desse ano, realizamos uma Capacitação Gerontológica para 100 pessoas e estamos confeccionando um Guia Regional de Serviços e Direitos da Pessoa Idosa do Grande ABC
Patricia Pellin, advogada e coordenadora do GT Pessoa Idosa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, ao comentar o trabalho desenvolvido com cuidadores de pessoas idosas na região
Frase:
Entendemos que este é o processo único e insubstituível para a obtenção de obras públicas de qualidade, construídas no prazo e ao custo previsto. Infelizmente, não nos faltam exemplos de empreendimentos de grande complexidade contratados com base apenas em um ‘anteprojeto’ que, além de serem entregues com atraso, custaram bem mais aos cofres públicos do que o planejado inicialmente
Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), ao comentar o fato de que os prefeitos devem pensar os projetos de forma integrada
Presidente do CAU diz que prefeitos devem romper lógica da compartimentação das políticas públicas
Com a grave crise financeira que boa parte das prefeituras do país está enfrentando, o desafio das novas gestões municipais – e ainda de quem também se reelegeu – será equilibrar o orçamento para poder desempenhar um bom governo e garantir melhor qualidade de vida à cidade e, consequentemente, à população. E nesse caminho, um dos primeiros passos deve ser a criação de um plano de desenvolvimento urbano integrado e integrador da cidade. “É importante que os gestores rompam a lógica da compartimentação das políticas públicas, passando a enxergar tudo de forma mais integrada, como se fossem elos de uma mesma corrente”, defende Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Em uma Carta Aberta aos prefeitos, o CAU destaca algumas políticas públicas que devem merecer maior atenção dos prefeitos. Entre elas, a necessidade de priorizar os pedestres, com criação de vias em boas condições e mais seguras; tornar as cidades socialmente inclusivas, com espaço para todos os segmentos sociais, diferentes faixas etárias e sem qualquer tipo de discriminação; associar mobilidade e território por meio de uma rede de transporte público articulada, aproveitando-se de todos os possíveis modais disponíveis; adotar um modelo de cidade ambiental e socialmente sustentável; e priorizar empreendimentos habitacionais para população de baixa renda, com toda infraestrutura pública necessária e integrados à área urbana, não deslocados em regiões periféricas da cidade. Como forma também de garantir mais qualidade, menor custo e maior transparência na realização das obras públicas, o Conselho defende ainda a valorização dos projetos executivos de Arquitetura e Urbanismo, contratados com base em aspectos preponderantemente técnicos ou de qualidade, e previamente à licitação das obras.
VAPT-VUPT
PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS 1
- A Subcomissão Regional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos da Região do Grande ABC (SRP2R2 ABC) promove, no dia 19 de janeiro, seu primeiro treinamento para gestão de riscos envolvendo produtos químicos perigosos nas sete cidades. Durante o evento, realizado na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) apresentará os procedimentos do seu manual para atendimento a emergências com produtos perigosos. A Subcomissão Regional já planeja a realização de novos treinamentos, por meio dos outros integrantes do grupo, de acordo com a coordenadora do Grupo de Trabalho Defesa Civil do Consórcio, Débora Diogo. “A ideia é que cada um dos setores possa apresentar seus procedimentos de gestão de riscos, possibilitando o compartilhamento de informações e maior eficiência na prevenção de acidentes com produtos químicos na região”, afirmou.
PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS 2
- A SRP2R2 ABC conta com representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, polícias Ambiental e Rodoviária Federal e Estadual, Comitê de Fomento Industrial do Polo Grande ABC (Cofip), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de integrantes dos Grupos de Trabalho (GTs) Defesa Civil, Mobilidade Urbana, Segurança Pública, Meio Ambiente e Saúde, entre outros.
NOVOS TRENS 1
- O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, 30, um novo trem para a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí). Trata-se do oitavo trem do lote de 65 adquiridos pela CPTM e o sexto entregue para a Linha 7-Rubi, que até o final de 2018 deverá ter a frota renovada com 19 composições. A Linha 7 é a maior da CPTM, com 60,5 quilômetros de extensão. “Estamos encerrando o ano com mais um trem novo. A maior encomenda da história do país, com 65 trens, cada um com oito carros, totalizando 520 carros novos. Isso diminui a superlotação e atende melhor o usuário”, comentou o governador.
NOVOS TRENS 2
- O trecho principal, entre Luz e Francisco Morato, transporta em média 400 mil usuários por dia útil. Somada à extensão entre Francisco Morato e Jundiaí, a Linha 7-Rubi alcança a marca de 430 mil passageiros transportados. Em agosto, dois trens deste lote entraram em operação no serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases). As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.
Defensoria Pública de São Paulo completa 11 anos com expansão e atuação diversificada
A Defensoria Pública de SP completa nesta segunda-feira (9) seus 11 anos de vida. Criada em 2006 pela Lei Complementar nº 988 após forte mobilização social, a instituição cresceu e, dos 22 municípios e 87 Defensores iniciais, hoje está instalada em 43 cidades, com 64 unidades, 719 Defensores e 823 Servidores. Em 2016, a Defensoria realizou em todo o Estado cerca de 1,7 milhão de atendimentos. A instituição atua em casos de competência da Justiça Estadual, nas áreas cível, família, infância e juventude, criminal e execução penal – incluindo o trabalho por soluções extrajudiciais aos conflitos. São comuns demandas por vaga em creche, divórcio, guarda de filhos e pensão alimentícia, entre muitas outras. A atuação coletiva também é marcante na instituição, com ações civis públicas visando proteger direitos coletivos em áreas como defesa do consumidor, habitação, saúde e sistema prisional. Com relação ao sistema prisional e ao superencarceramento observado no Brasil – pauta em destaque desde o início do ano – a Defensoria possui intensa atuação. Além de profissionais especializados na área criminal e de execução penal, a instituição mantém uma política de atendimento a presos provisórios, pioneira no País, realizada em Centros de Detenção Provisória em todo o Estado. Merecem menção também a atuação de defensores públicos em audiências de custódia e recém projeto de mutirão, iniciado no último mês de agosto, para análise de milhares de casos de pessoas primárias condenadas por posse de baixa quantidade de drogas. A Defensoria conta com núcleos temáticos voltados a temas sensíveis, como direitos humanos, habitação, infância e juventude, pessoas idosas ou com deficiência, diversidade e igualdade racial, consumidor, mulher e situação carcerária, além de um Núcleo de Segunda Instância, que conta com escritório em Brasília para atuação junto ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal. Profissionais com formação em Psicologia e Serviço Social também atuam na instituição, nos Centros de Atendimento Multidisciplinar, iniciativa pioneira para promover um atendimento multidisciplinar, mapeamento e articulação com a rede de serviços públicos, educação em direitos e solução extrajudicial, entre outras funções.
Nenhum comentário on "ABC tem vagas para Capacitação de Cuidadores de Idosos"