CAPs localizado no Centro de SBC homenageia Antonio Lancetti

1018 0

Da Redação – O Centro de Atenção Psicossocial e Outras Drogas (CAPS AD) Centro, em São Bernardo, agora se chama Antonio Lancetti, psicanalista argentino, falecido no último dia 14, famoso pela defesa de políticas antimanicomiais. A cerimônia de denominação aconteceu na manhã desta quarta-feira (28) e contou com as presenças da secretária de Saúde, Odete Gialdi, e do ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, que também foi secretário da Pasta na cidade.

A homenagem foi proposta pelos usuários, familiares e trabalhadores da rede municipal de saúde mental. O psicanalista apoiou a implantação da política municipal de saúde mental, inclusive como supervisor dos centros de atenção psicossocial.

Representando o prefeito Luiz Marinho, Odete Gialdi destacou a importância das transformações que a Prefeitura implementou no setor na cidade, privilegiando a humanização do atendimento e políticas de inclusão social. “É fundamental manter na memória dos moradores o nome de Lancetti, que lutou pelo direito à liberdade, cuidado assistencial e dignidade dos atendidos. Ele dedicou sua vida para que outros tivessem uma vida melhor, reconhecendo as pessoas como seres humanos”, disse a secretária.

O filho de Antonio Lancetti, Matias, presente ao evento, disse que a homenagem é justa já que o CAPS AD procura resguardar os direitos humanos dos pacientes. “Atrelar o trabalho desenvolvido na unidade ao nome de meu pai é muito importante para difundir suas ideias de inclusão social e respeito. É uma forma de mantê-lo vivo”, afirmou.

A rede de saúde mental de São Bernardo passa por transformação desde 2009 e é considerada uma das mais estruturadas do Estado e referência para municípios vizinhos. Os CAPSs AD, específicos para tratamento de dependentes de álcool e drogas, funcionam 24 horas, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana, o Pronto-Socorro psiquiátrico oferece o mesmo tipo de tratamento.

Lancetti também foi idealizador e consultor do programa ‘De Braços Abertos’, da Prefeitura de São Bernardo, criado para recuperar usuários de crack por meio de ações integradas nas áreas de saúde, assistência social e inserção no mundo do trabalho, entre outras medidas. Consultor do Ministério da Saúde, o psicanalista trabalhou com a problemática das drogas e do crack e é autor, entre outros livros, de “Clínica Peripatética” e “Contrafissura e plasticidade psíquica”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "CAPs localizado no Centro de SBC homenageia Antonio Lancetti"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *