Da Redação – A Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá recebeu nos meses de novembro e dezembro últimos, a visita de 290 alunos dos cursos técnicos em Química, Automação e do curso de Aprendizagem Industrial em Instrumentação do Senai Mauá. A visita dos alunos se deu por meio do Programa Portas Abertas, realizado pela concessionária Odebrecht Ambiental. Durante a atividade, os alunos do Senai de Mauá acompanharam as etapas do tratamento do esgoto da cidade.
Na ETE – Mauá os alunos puderam acompanhar as etapas de operação, conhecer os tanques de tratamento e conferir todos os processos desde o tratamento prelimiliar, as etapas de gradeamento e remoção de areia, o funcionamento dos Biorreatores para a separação das partes sólida e líquida até o descarte do efluente tratado no leito do rio Tamanduateí.
“Fiquei impressionado com a tecnologia empregada na ETE – Mauá e orgulhoso de saber que a nossa cidade está tão avançada na coleta e tratamento dos efluentes. Acredito que essa visita contribuirá muito com minha formação”, destacou o aluno do curso de aprendizagem industrial em Instrumentação, Lucas Alencar.
A visita proporcionou aos alunos a oportunidade de verificar na prática os processos e as etapas que consistem no tratamento biológico do esgoto do município. O SENAI Mauá agradece a Odebrecht Ambiental por ter aberto suas portas aos nossos alunos e apresentar a Estação de Tratamento de Efluentes de nossa cidade, Tatiana de Lima Palma Souza, Coordenadora de Atividades Técnicas – SENAI Mauá.
Saiba mais sobre a ETE – Mauá – Operada pela Odebrecht Ambiental a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá já trata 50.000.000 milhões de litros de esgoto diariamente, por meio de um modelo canadense que proporciona tratamento biológico sem utilização de compostos químicos, conhecido tecnicamente como Sistema de Reatores de Batelada Sequenciais Avançados.
O ciclo de tratamento é de quatro horas, em cada tanque, tempo necessário para a realização do processo de conversão do esgoto em água limpa. A tecnologia empregada na ETE – Mauá é 100% orientada para a sustentabilidade, cada tanque de tratamento possui o volume aproximado de 19 milhões de litros, o que equivale a oito piscinas olímpicas de 2.500 metros cúbicos. Considerando os três tanques, temos o equivalente a 24 piscinas olímpicas.
Nenhum comentário on "Alunos do Senai visitam Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá"