Condephaat interfere na disputa política e tomba Fábrica de Sal de Ribeirão Pires

604 0

A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!

Blaise Pascal.

Condephaat interfere na disputa política e tomba Fábrica de Sal de Ribeirão Pires

O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) precisou intervir para dar um basta numa pendenga política na Estância Turística de Ribeirão Pires. É que enquanto o atual governo, de Saulo Benevides, que tentou a reeleição e foi derrotado Adler Kiko Teixeira, tentava liberar a área da antiga Fábrica de Sal para construção de um empreendimento comercial, historiadores, munícipes e uma boa parte dos moradores eram contrários e pediam ou o reaproveitamento do local para outra finalidade no serviço público ou então o seu tombamento. Nesta segunda-feira, o Condephaat decidiu pelo tombamento da Fábrica de Sal. A decisão foi tomada em reunião realizada pelo conselho nesta. O tombamento incide sobre o perímetro que inicia na esquina leste da Avenida Humberto de Campos com a Rua Major Cardim, entre a via férrea da antiga São Paulo Railway – hoje linha 10 da CPTM – atingindo também a Avenida Santo André, onde se destacam o corpo central do edifício e sua chaminé. Nascida como Molino di Semole Fratelli Maciotta (Moinho de Trigo Irmãos Maciotta), a edificação foi construída em 1898, durante o período da industrialização paulista, em conjunto com a estação Ribeirão Pires da São Paulo Railway, também tombada. Sua localização estratégica, junto à ferrovia, e a proximidade do Porto de Santos, na Baixada Santista, facilitavam o transporte dos grãos importados e do produto acabado. Os vários usos do local ao longo do tempo exemplificam a dinâmica de possibilidades de ocupação do edifício, que possui planta ampla e livre. O uso mais prolongado e que caracteriza o edifício – a Fábrica de Sal – teve início por volta de 1950, com a instalação da Indústria e Comércio Carmine Cotellessa S.A., ativa até 1994. Segundo Deborah Neves, historiadora da UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria da Cultura do Estado), o edifício é um importante exemplar da arquitetura industrial voltada à produção de alimentos. O local também se configura como representante de pequenas indústrias constituídas com baixo capital privado estrangeiro.

Frase:

O tombamento pode estimular a produção de conhecimento acerca dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, sempre ligados à história da Capital. Há dinâmicas muito particulares destes municípios que podem trazer ainda mais conhecimento e compreensão para a história do Estado, especialmente no tema do patrimônio industrial

Deborah Neves, historiadora da UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, ao comentar sobre a decisão do Condephaat de tombamento das antigas instalações da Fábrica de Sal de Ribeirão Pires

Frase:

É uma satisfação muito grande mais este reconhecimento pelo trabalho da Educação. Nestes últimos quatro anos recebemos diversos prêmios que comprovam o comprometimento desta administração com a Educação dos nossos estudantes

Ivone Braido Voltarelli, secretária municipal de Educação de São Caetano, ao comemorar a conquista de mais um prêmio pela rede de ensino sulsancaetanense

Paulo Pinheiro recebe Prêmio Prefeito Nota 10 por destaque na Educação

O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, recebeu nesta quarta-feira (14) a Menção Honrosa no Prêmio Prefeito Nota 10, entregue no Ministério da Educação, em Brasília, pelo Instituto Alfa e Beto. A rede de Educação sulsancaetanense conseguiu o melhor desempenho da Região Sudeste, de acordo com os critérios do levantamento nacional que visa identificar e premiar redes municipais de ensino com elevado grau de municipalização, de qualidade e de equidade. “É motivo de grande orgulho receber mais um prêmio nacional graças à qualidade da Educação de São Caetano. Esse reconhecimento faz justiça ao trabalho dedicado de todos os educadores sulsancaetanenses, que não medem esforços para oferecer a nossas crianças e jovens o melhor ensino possível”, agradeceu o prefeito Paulo Pinheiro. “Gostaria de estender esse prêmio a todas as pessoas que contribuíram para esta conquista”, comemorou. Os vencedores do Prêmio Prefeito Nota 10 foram determinados a partir da análise dos microdados da Prova Brasil 2015. Foram levados em conta o percentual de alunos com aprendizagem adequada (anos iniciais e finais), númerou de crianças avaliadas pelo exame nacional e índice de crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Para ser considerado na premiação, um município deve ter no mínimo 20 mil habitantes, 300 alunos avaliados em cada etapa (5º e 9º ano) e 70% dos alunos matriculados na rede municipal de educação. Além de São Caetano, apenas as cidades de Sobral (CE) e Joinville (SC) foram premiadas este ano – nas demais regiões nenhum município atingiu os critérios para receber o prêmio. Ivone Braido Voltarelli salientou que a conquista do Prêmio Prefeito Nota 10 não é uma surpresa. “A Educação sempre foi prioridade nesta administração, tanto que por conta dos ótimos resultados da rede municipal o prefeito Paulo Pinheiro recebeu este ano o Prêmio Prefeito Amigo da Criança. Esse reconhecimento nacional mostra que o trabalho foi bem feito”, concluiu.


VAPT-VUPT

DIPLOMADOS 1

  • A Câmara de Santo André sediou nesta quarta-feira (14) a diplomação dos candidatos eleitos para exercerem mandatos a partir de 2017 no Executivo e Legislativo. O ato foi presidido pelo juiz da 156ª Zona Eleitoral de Santo André, Dr. Márcio Bonetti. A mesa foi composta ainda pelos juízes Rodrigo Augusto de Oliveira e Flávio Pinella, das 306ª e 321ª zonas eleitorais de Santo André, respectivamente; pelo promotor Roberto Wilder Filho, da 156º zona eleitoral; o coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula e o presidente do 3º Conselho Regional de Prerrogativas do ABCDMR, Antônio Carlos Cristiano, representando o presidente estadual da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O tucano Paulo Serra (PSDB), que recebeu mais de 276 mil votos, foi diplomado como prefeito de Santo André, bem como o vice, Luiz Zacarias (PTB). O documento expedido pela Justiça Eleitoral confirma o resultado das urnas e atesta que os candidatos estão aptos a tomarem posse.

DIPLOMADOS 2

  • Os 21 parlamentares que farão parte da composição da Câmara a partir do próximo ano também foram diplomados, com exceção de Roberto Rautenberg (PRB), que não compareceu. A sequência da entrega do documento obedeceu a ordem de votação computada no pleito de outubro. A solenidade de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores acontecerá em 1º de janeiro, a partir das 10h. Para cobertura da imprensa, será necessário credenciamento prévio. As informações sobre o procedimento serão enviadas em breve.

DEVER CUMPRIDO

  • Prefeito eleito de São Bernardo, o deputado estadual Orlando Morando participou ontem (14) da sua última reunião na Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo, na qual foi presidente nesse biênio. Orlando Morando fez um balanço e uma prestação de contas de seu trabalho durante todos esses anos. “Finalizamos nossa atuação na Comissão com o sentimento de dever cumprido, pois não medimos esforços, tivemos grandes realizações e aprovamos importantes projetos de leis para São Bernardo, o Grande ABC e todo o Estado de São Paulo”, disse o deputado.

NOVA MISSÃO

  • Na última reunião do ano, realizada terça-feira (13/12), o deputado Orlando Morando foi amplamente elogiado pelos demais membros da Comissão de Transportes e Comunicações que enalteceram o seu trabalho na Alesp e desejaram muito sucesso no comando da Prefeitura de São Bernardo.

GASES ESTUFA 1

  • O Consórcio Intermunicipal Grande ABC apresenta, nesta sexta-feira (16), às 11h, o Inventário Regional sobre Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O estudo consiste em um mapeamento dos fatores de emissão e das atividades existentes nas sete cidades. O Inventário Regional foi elaborado pelo Consórcio, com colaboração de técnicos das áreas de meio ambiente, defesa civil, resíduos sólidos, transporte e energia das sete cidades, e pelo ICLEI (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais) – associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável.

GASES ESTUFA 2

  • Durante a divulgação do documento, que acontecerá na sede do Consórcio Intermunicipal (Avenida Ramiro Colleoni, 5, Centro), em Santo André, o Grupo Temático Mudanças Climática do Consórcio fará uma apresentação sobre o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, que estabelece estratégias e políticas integradas para fortalecer o desenvolvimento climático sustentável no ABC.

PSDB elege Ricardo Tripoli líder da bancada na Câmara dos Deputados para 2017

O PSDB na Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira (14) o deputado Ricardo Tripoli (SP) como líder da bancada para o próximo ano. Ele assumirá em 1º de fevereiro, substituindo Antonio Imbassahy (BA). Em sua primeira entrevista coletiva, o líder eleito afirmou que o PSDB continuará apoiando o governo Michel Temer. “Vamos participar buscando o melhor para o governo que aí está”, disse. Segundo Tripoli, a bancada tucana conta com quadros talentosos e preparados para ajudar o país a sair da crise. Por isso, espera que o Planalto ouça mais os tucanos da Câmara. Tripoli avalia que as reformas estruturais em diversos setores terão destaque no próximo ano no Legislativo. Além das mudanças na Previdência, já em debate na Câmara, o líder eleito acredita que o Congresso pode aprofundar o debate sobre as reformas política e tributária. O desafio, na avaliação do tucano, é dar respostas rápidas à população. “Temos que conectar a Câmara com a sociedade. Essa é a grande questão que vamos enfrentar daqui para frente”, completou Tripoli, que estará à frente de uma bancada com 47 integrantes em exercício. Jutahy Junior (BA) e Marcus Pestana (MG) também se candidataram. Graduado em Direito pela PUC-SP, Ricardo Tripoli é ambientalista e advogado. Está em seu terceiro mandato de deputado federal. Foi deputado estadual por quatro legislaturas, assumiu, em 1999, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e foi líder do PSDB entre 2005 e 2006 na Assembleia Legislativa paulista. Sua trajetória política começou em 1982, quando se elegeu vereador na capital paulista. No ano seguinte, foi nomeado Secretário de Negócios Extraordinários pelo então prefeito Mario Covas. De volta à Câmara, foi indicado por Mário Covas como líder do governo. É filiado ao PSDB desde a sua fundação. Em 2007, chegou ao Congresso Nacional com mais de 157 mil votos. No início da legislatura apresentou o projeto que institui o Código Federal de Bem-Estar Animal, uma área que também é prioritária em sua atuação parlamentar. No segundo mandato, um dos destaques foi a sua atuação à frente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, em 2014. No mesmo ano, foi reeleito para exercer o seu terceiro mandato, obtendo mais de 233 mil votos. Em 2015, foi designado relator da CPI que investigou casos de maus tratos a animais.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Condephaat interfere na disputa política e tomba Fábrica de Sal de Ribeirão Pires"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *