Furto de água em casa noturna daria para abastecer 32 mil pessoas por dia

1242 0

Da Redação – A Sabesp identificou nesta quarta-feira (7) o furto de 3,6 milhões de litros de água em uma casa noturna na Avenida São Miguel, zona leste de São Paulo. O volume desviado é equivalente ao consumo diário de 32 mil pessoas. A irregularidade foi constatada durante Operação Caça-Fraude realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública.

O estabelecimento utilizava uma ligação direta da rede de distribuição da Sabesp para o imóvel, ou seja, a água consumida não era registrada pelo hidrômetro. Técnicos da companhia suspeitaram do furto após constatarem que o histórico de consumo da casa noturna era incompatível com o perfil do local. Após a comprovação da fraude, o proprietário do imóvel foi levado pela polícia ao 24º Distrito Policial (Ponte Rasa), onde foi registrado Boletim de Ocorrência de furto de água, crime tipificado no Artigo 155 do Código Penal. Em caso de condenação, a pena pode chegar a até oito anos de reclusão.

Balanço – A intensificação das ações da empresa no combate às fraudes na rede de água, no período de janeiro a setembro deste ano, levou ao indiciamento de 110 pessoas, a grande maioria por furto de água. No igual período de 2015, houve 102 indiciamentos, o que representa uma alta de 7,3%. Dos mais de cem indiciados este ano, todos foram encaminhados a um distrito policial para prestar esclarecimentos e dar início ao inquérito.

Foram flagrados 19.162 casos de furto de água na Região Metropolitana de São Paulo e Bragantina, que somam cerca de 2,9 bilhões de litros de água desviada. Este volume seria suficiente para abastecer cerca de 385 mil pessoas durante um mês. Ou seja, na prática atenderia à população de uma cidade como Carapicuíba, por exemplo. No mesmo período de 2015, foram flagradas 14,2 mil fraudes, que desviaram, em média, 2,7 bilhões de litros – ou seja, em 2016 houve um aumento de 9% na quantidade de casos identificados.

A companhia cobra retroativamente a tarifa pela água furtada e pelo esgoto coletado. As mais de 60 equipes caça-fraude realizaram 186 mil vistorias em 2016, cerca de 681 por dia. O número de denúncias recebidas tanto pelo Disque-Denúncia (181) como na Central de Atendimento Telefônico da Sabesp (195) totalizou 47 mil. Para os dois telefones a ligação é gratuita e é garantido o sigilo do denunciante.

Do total de fraudes identificadas neste ano, 16,5 mil correspondem a casos em residências, 1.860 em estabelecimentos comerciais e outras 742 em imóveis de uso misto e indústrias. A violação de hidrômetro (58%) e as ligações clandestinas (42%) foram as principais ocorrências. No entanto, as fraudes em comércios geram um desvio muito maior de água por causa do tipo de consumo. Até setembro, foram abertos 371 boletins de ocorrência.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Furto de água em casa noturna daria para abastecer 32 mil pessoas por dia"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *