Da Redação – O Projeto Cidade Responsável São Bernardo do Campo realiza, no dia 7 de dezembro, cerimônia de premiação do Concurso Cultural Cidade Responsável 2016. O evento acontece na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, a partir das 19h. O Concurso Cultural Cidade Responsável 2016 direcionou aos jovens de 13 a 17 anos a questão “O que deixa seu rolê mais responsável?”.
Já os educadores tiveram como desafio de promover uma atividade com jovens alunos, de 13 a 17 anos, cujo objetivo era prevenir o consumo precoce de bebidas alcoólicas. Ambos postaram seus trabalhos no site http://www.cidaderesponsavel.com.br/onde também foi feita a inscrição para o Concurso. Ao todo foram 3 mil inscrições, das quais foram selecionados cinco semifinalistas de cada categoria, entre educadores e estudantes.
As cinco frases e os cinco trabalhos com maior qualidade criativa (para as frases) e qualidade técnica e educativa (trabalho dos educadores) foram escolhidos por uma comissão julgadora. Os jovens pré-selecionados foram Leonardo Costa Silva Jesus (EE Dr. Baeta Neves), Marcelo Hirdaki Hisatomi (ETEC Lauro Gomes), Rafaela Araújo dos Santos (EE Professora Maristela Vieira), Ingrid Aparecida de Lima Jorge (EE Jorge Rhame) e Cristian Menezes (EMEB Tereza Delta).
Os educadores pré-selecionados foram Doroti Livramento Villas Boas (Senai Almirante Tamandaré) – com a prática Peça Teatral Influências -, Tânia Bernadete Vendrasco (ETEC Lauro Gomes) – com a Gincana Bomba ETE -, Laerte Rodrigues (Tia Su/Cajuv/ONG Campo Belo) –com o Grafitti Informativo -, Vanessa Queiroz de Assis (ASMID e Cajuv) – com o Projeto #SeLiga -, e Rita de Cássia Braga Mannini (EE Wallace Cockrane Simonsen) – com a dinâmica Circuito do Equilíbrio e do Alcoolismo.
Os 3 finalistas premiados serão revelados no dia do evento. Os estudantes vencedores recebem na cerimônia os seguintes prêmios: 1º lugar: Iphone 6, 2º lugar: câmera GoPro e 3º lugar: bicicleta. Já para os educadores recebem os prêmios: 1º lugar: Macbook, 2º lugar: Câmera digital profissional e 3º lugar: Ipad.
O principal objetivo do Concurso Cultural Cidade Responsável 2016 é incentivar as boas iniciativas de estudantes e educadores que atuem com jovens, para conscientizar e inibir o consumo de bebidas alcoólicas antes dos 18 anos. O Concurso Cultural Cidade Responsável é uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Cerveja (CervBrasil) – entidade formada pelo quatro maiores fabricantes de cerveja no Brasil – Ambev, Brasili Kirin Grupo Petrópolis e HEINEKEN Brasil.
O projeto Cidade Responsável vem sendo colocado em prática em São Bernardo desde o início de 2015. Para alcançar o público-alvo, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo – possui ações em seis pilares: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação.
O projeto foi lançado em novembro de 2014 no município do Grande ABC, e desde então o Projeto Cidade Responsável tem interagido com jovens entre 13 a 17 anos levando a mensagem da importância do não consumo de bebidas alcoólicas antes dos 18 anos, considerado prejudicial à formação do adolescente. Outros pontos discutidos referem-se à importância do consumo moderado por adultos e ao diálogo constante entre pais e filhos sobre o tema. Atualmente, o Projeto Cidade Responsável passa por uma segunda fase de implementação em São Bernardo.
Nenhum comentário on "Concurso Cidade Responsável revela os vencedores em evento na Faculdade de Direito"