Prematuros do HMU viram super-heróis em dia de sensibilização

1296 0

Da Redação – Marcela é pequenina, pesa cerca de 1,6 kg e mede 40,5 cm. Na foto, exibe atentos olhos castanhos e uma capa da Super Girl. A imagem é tão graciosa que, por alguns segundos, nem se nota que ela está em uma incubadora na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Municipal Universitário (HMU).

Ela só tem um mês e meio de vida e coleciona vitórias importantes: engordou quase 500 gramas, sobreviveu a uma parada respiratória e já respira sozinha, sem ajuda de aparelhos. “Essa imagem diz muito sobre minha filha e os outros bebês que estão lutando pela vida. Eles são heróis, sem dúvida”, comenta, emocionada, a vendedora Nathália Ruiz, 28 anos, mãe da Marcela.

Nathália foi uma das 36 mulheres presenteadas nesta terça-feira (29) com fotos de seus recém-nascidos vestidos com capas de super-heróis. A homenagem integrou o Dia de Sensibilização e Reflexão sobre a Prematuridade, realizado pelo HMU. Durante toda a tarde, mães de bebês prematuros que estão internados no hospital assistiram a vídeos, palestras e depoimentos de outras mães cujos filhos superaram as dificuldades enfrentadas pelos que nascem antes da 37ª semana de gestação.

“Ouvir esses testemunhos dá mais força para a gente. É muito doído ir embora e saber que nossos filhos estão no hospital. O HMU é como se fosse a nossa casa, porque passamos mais tempo aqui do que lá. É importante saber que não estamos sozinhas”, diz Nathália, que passou por uma cesárea de emergência após crise hipertensiva na 32ª semana de gestação.

A supervisora da equipe de fisioterapia do HMU, Vivian Taciana Simioni Santana, conta que reunir as mães de prematuros fortalece os vínculos entre elas e também com os profissionais que cuidam de seus filhos. “A troca de experiência é muito valiosa porque dá esperanças a essas mulheres que lidam diariamente com a instabilidade do quadro clínico de seus bebês, e com a frustração de não poder levá-los para casa e fazer tudo o que idealizaram. Quando uma mãe que já enfrentou tudo isso diz que hoje seu filho cresce saudável e sem sequelas, ela dá forças para que as demais continuem acreditando na recuperação. As fotos dos prematuros com capa de super-herói são uma homenagem singela ao esforço delas e dos recém-nascidos”, ressalta.

A pediatra neonatologista do HMU Gleise Aparecida Moraes Costa diz que as novas tecnologias ampliaram muito as chances de sobrevivência dos recém-nascidos precoces. Bebês que nascem com 750 gramas têm 75% de chances; quanto maior o peso, maiores são as possibilidades de sucesso. “No HMU nós investimos muito no cuidado humanizado e multiprofissional, de modo que esses recém-nascidos não são tratados apenas por médicos, mas também por fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas. E as mães também são apoiadas por psicólogos e assistentes sociais, o que nos garante uma alta segura para esse bebê que necessitará de atenção redobrada da família”, sustenta.

A médica explica que hipertensão, diabetes e infecções são as principais causas dos partos prematuros, além das malformações. E que a maioria dos bebês nessas condições enfrenta longos períodos de internação porque precisa da ajuda de aparelhos para se desenvolver fora do útero materno. “O intestino, os rins, os pulmões e o sistema imunológico são os mais afetados quando há o nascimento precoce, porque são os últimos a amadurecer durante a formação do bebê.”

A estudante Jéssica Galdino dos Santos Silva, 18 anos, entrou em trabalho de parto na 25ª semana de gestação, após infecção urinária. “Tratei a infecção durante dois meses, quando comecei a sentir dores nas costas. Achei que o problema tinha voltado, mas era a Sofia querendo nascer”, recorda. Sofia nasceu em 1º de novembro, com 725 gramas e 35 cm. “Achava que ela não ia viver. Me desesperei. Já se passou quase um mês, ela está ganhando peso e eu me sinto mais forte também”, diz Jéssica, que está contando os dias para pegar a filha no colo pela primeira vez. “Vai ser o melhor dia da minha vida.”

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prematuros do HMU viram super-heróis em dia de sensibilização"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *