Da Redação – A Formação Regional Gerontológica, concluída nesta quinta-feira (24), estimulou a humanização do atendimento à pessoa idosa nas sete cidades. Promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o curso incluiu palestras e oficinas de capacitação para a atenção para cidadãos nessa faixa etária, com ênfase às necessidades físicas, emocionais e sociais que surgem com a idade, considerando tanto em seus espaços de trabalho quanto o cotidiano.
Durante a cerimônia de encerramento da iniciativa, o diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda, ressaltou o compromisso ético de todos que se dedicam ao atendimento às pessoas idosas, mesmo quando não ganham a devida visibilidade, e defendeu o Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/2003) como uma vitória do ponto de vista das políticas públicas brasileiras.
“Ainda assim, temos um longo caminho para que todos e todas tenham consciência da importância da atenção à pessoa idosa. É preciso lembrar que o idoso está presente em toda a sociedade e é responsável pela construção da história das nossas cidades”, afirmou Lacerda.
Em dez encontros semanais, a iniciativa reuniu servidores públicos das sete cidades, em especial das áreas da saúde, assistência social, segurança, cultura, esporte e lazer, e também interessados na temática. Os participantes debateram temas como legislação internacional e nacional para atenção ao idoso, envelhecimento, inclusão sociocultural, aspectos nutricionais, doenças e combate à violência, entre outros assuntos relacionados.
Nenhum comentário on "Humanização do atendimento ao idoso é destaque em formação regional no ABC"