Da Redação – Centenas de pessoas foram às ruas em algumas capitais do país neste domingo (20) em ato organizado pelo movimento Vem Pra Rua em apoio ao projeto de lei que estabelece As 10 Medidas contra a Corrupção. O pacote de medidas foi elaborado pelo Ministério Público Federal. Na Câmara dos Deputados, o projeto é relatado pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que elevou o número de medidas para 17. O parecer do relator deve ser votado na terça-feira (22).
Lorenzoni disse que há um grande risco de que a Câmara aprove uma anistia aos alvos da operação Lava Jato, o que arruinaria o pacote anticorrupção. O Vem Pra Rua é um dos movimentos que apoiaram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e ajudou a organizar protestos pelo país. Em São Paulo, os manifestantes se reuniram na avenida Paulista e mostraram, em um painel, os nomes dos parlamentares que se declararam contra as medidas. O painel foi chamado de o “Muro da Vergonha”.
Os nomes dos deputados que não apoiam as medidas também foram expostos em Brasília (DF), no gramado em frente ao Congresso Nacional. Manifestantes também carregavam faixas em apoio ao juiz federal Sérgio Moro.
Em Maceió (AL), o ato na praia de Ponta Verde contou com um boneco inflável do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O local foi escolhido por ser próximo a um prédio em que o senador tem apartamento. No Recife, a manifestação foi realizada na zona sul da cidade e levava um boneco inflável do ex-presidente Lula.
O Roda Viva vai entrevistar nesta segunda-feira (21), ao vivo, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM/RS), relator do projeto de lei que trata de medidas contra a corrupção, que deve ser discutido e votado nos próximos dias na Câmara dos Deputados, em Brasília. O programa vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.
No parecer já apresentado à comissão especial que trata do assunto, o deputado acatou parcialmente as propostas apresentadas pelo Ministério Público, e deixou de fora ou alterou medidas consideradas inconstitucionais por especialistas ouvidos em audiências públicas. Entre as propostas do MP que foram acatadas estão a criminalização da prática de Caixa 2 em campanhas eleitorais e a transformação de corrupção em altos valores em crime hediondo.
O parecer também prevê a possibilidade de juízes e promotores serem enquadrados por crime de responsabilidade em casos de abusos, medida que não existia na proposta original. O Roda Viva, apresentado por Augusto Nunes, conta com uma bancada de entrevistadores e a participação do cartunista Paulo Caruso.
Nenhum comentário on "Manifestantes fazem atos em apoio ao pacote de medidas contra a corrupção"