Da Redação – Cerca de 380 estudantes de engenharia de São Paulo já aceleram os motores de 19 veículos de alto desempenho, que foram projetados e construídos dentro de suas instituições de ensino. Os universitários fazem contagem regressiva para disputar a 13ª Competição Fórmula SAE BRASIL, que será realizada entre os dias 25 a 27 de novembro, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba (SP).
As 19 equipes paulistas integram as 50 inscritas nesta edição, que levarão 40 carros a combustão e 10 elétricos. Todas as equipes somam mais de 900 universitários e representam 39 instituições de ensino superior do Brasil (10 Estados e Distrito Federal) e da Venezuela. Com recorde histórico de equipes, a competição contará com 19 de São Paulo, sete de Minas Gerais, seis do Rio de Janeiro e quatro de Santa Catarina. Paraíba e Rio Grande do Sul são representados por três cada. Bahia e Paraná contam com duas. Distrito Federal, Mato Grosso e Sergipe possuem uma. Esta edição terá, ainda, uma equipe da Venezuela.
Interior paulista – Inscrita na categoria elétrica, a veterana B’Energy Racing, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), retorna à competição depois de alcançar o sexto lugar em 2015. A equipe competirá com veículo de baixo peso e dimensões compactas, com foco em aceleração. “O carro pesa cerca de 200 kg e tem aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 s”, conta Matheus Tomoto, 25, estudante de Engenharia Mecatrônica e capitão da equipe, com 38 integrantes. Um dos destaques do carro, que tem custo estimado em R$ 200 mil, é a bateria de Li-Ion, com foco em eliminação de riscos. Para a equipe, a experiência adquirida com a construção de carros elétricos tem rendido frutos. “Já conquistamos oportunidades, como duas bolsas nos EUA e uma na Espanha, além de acúmulo de conhecimen to específico e preparação para o mercado de trabalho”, comemora.
O Interior Paulista também será representado pelas equipes EESC-USP Fórmula SAE e EESC-USP Tupã, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP); ELL Racing, da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP); FSAE-Unicamp e Unicamp E-racing, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); FEB Racing, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Bauru; Fênix Racing, da Unesp – Campus Ilha Solteira; Unesp Racing, Unesp – Campus Guaratinguetá; Fórmula Route UFSCar, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); V8 Racing, da Facens; San Francisco Racing, da Universidade São Francisco (USF); e Sale Racing, do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO).
Grande São Paulo – Veterana na competição, a equipe Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia, levará para esta edição um veículo completamente novo, que tem como principal avanço tecnológico o seu sistema eletrônico, com uso de conectores de alto desempenho, que permite precisa coleta de dados. Outro ponto forte é o projeto aerodinâmico desenvolvido pela equipe, com design inovador para aumento da relação downforce e arrasto. “Para este ano, as expectativas são altas. Erros foram corrigidos e melhorias implementadas. Mais unida do que nunca, a equipe caminha organizada e preparada com anseio de vitória”, conta Willian Kurilov, 31, estudante de mestrado e capitão da equipe, composta por 40 integrantes, que obteve o sétimo lugar na categoria combustão em 2015.
Também representarão a Grande São Paulo as equipes Poli Racing, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP); Fórmula UNIP e Fórmula UNIP Elétrico, da Universidade Paulista (UNIP); e Fórmula FEI e Fórmula FEI Elétrico, do Centro Universitário da FEI.
Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para atingir velocidade superior a 100 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. A recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.
A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br), que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro do tipo fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.
Provas – Em Piracicaba, os carros serão avaliados por engenheiros da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica até a viabilidade comercial. No dia 25, os veículos devem passar por provas estáticas para inspeção técnica e avaliação de custo, design, freios, ruído e tilt table (inclinação). No dia 26, os estudantes farão as apresentações orais de seus projetos e os veículos enfrentarão provas dinâmicas (prova de aceleração em reta de 75 metros, prova de estabilidade lateral e volta em pista montada por cones). No último dia, haverá a prova mais disputada da competição – o enduro de resistência com 22 km, realizada numa pista travada – que exige muito dos carros e pilotos.
História – Os carros Fórmula SAE surgiram em 1981, nos Estados Unidos. Além de Brasil e Estados Unidos, competições de veículos Fórmula SAE a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria, nos EUA.
Já as competições de veículos Fórmula SAE elétricos são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além de Brasil e Estados Unidos. O Brasil ingressou no circuito em 2012, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos das novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos EUA. “A prática proporcionada pelas competições estudantis da SAE BRASIL e a experiência do trabalho em equipe na gestão de um projeto completo de engenharia em toda a sua abrangência são oportunidades raras para os estudantes de engenharia”, diz Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
Serviço – 13ª Competição Fórmula SAE BRASIL, de 25 a 27 de novembro de 2016
Dia 25 (sexta-feira) – Provas estáticas (inspeção técnica, custo, design, freios, ruído e tilt table) – das 9h às 16h
Dia 26 (sábado) – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e auto cross) – 9h às 16h
Dia 27 (domingo) – Enduro de resistência – das 9h às 12h
Local: ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba/ SP
13ª COMPETIÇÃO FÓRMULA SAE BRASIL
25 a 27 de novembro de 2016 – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – Piracicaba/ SP
Total de equipes inscritas: 50 – sendo 40 na categoria Combustão e 10 na categoria Elétrico
Total de instituições de ensino representadas: 39
10 Estados + DF + Venezuela
(Em 2015, foram 49 equipes – 39 na categoria Combustão e 10 na categoria Elétrico)
EQUIPES FÓRMULA COMBUSTÃO
REGIÃO SUL
Paraná (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Equipe Cataratas Racing Team
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Equipe UFPR Fórmula SAE
Rio Grande do Sul (3 equipes / 3 instituições)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Equipe IFF MotorSports
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Equipe Fórmula UFSM
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Equipe RS Racing UFRGS
Santa Catarina (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) – Equipe Fórmula UNO
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Equipes Fórmula UFSC e Fórmula CEM
REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais (6 equipes / 6 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – Equipe Fórmula CEFAST
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Equipe Escuderia UFJF
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itajubá –Equipe Cheetah Racing
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itabira – Equipe Iron Racers
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Equipe Fórmula UFMG
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) – Equipe FSAE-UFSJ
Rio de Janeiro (4 equipes / 4 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) – Equipe Alpha
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Niterói – Equipe Buffalo
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Volta Redonda – Equipe Ufformula
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Equipe Icarus UFRJ
São Paulo (14 equipes / 14 instituições)
Grande São Paulo (4 equipes / 4 instituições)
Centro Universitário da FEI (FEI) – Equipe Fórmula FEI
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) – Equipe Poli Racing
Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá) – Equipe Mauá Racing
Universidade Paulista (UNIP) – Equipe Fórmula UNIP
Interior Paulista (10 equipes / 10 instituições)
Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO) – Equipe Sale Racing
Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP) – Equipe ELL Racing
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) – Equipe EESC-USP Fórmula SAE
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – Equipe V8 Racing
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Equipe FSAE-Unicamp
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Bauru – Equipe FEB Racing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Ilha Solteira – Equipe Fênix Racing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Guaratinguetá – Equipe Unesp Racing
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Equipe Fórmula Route UFSCar
Universidade São Francisco (USF) – Equipe San Francisco Racing
REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – Equipe Apuama Racing
Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Equipe Carcaroo
REGIÃO NORDESTE
Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Faculdade SENAI CIMATEC – Equipe Tec Racing
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Equipe KRT UFBA
Paraíba (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Equipe Scuderia UFCG
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Equipe Fórmula UFPB
Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Sergipe (UFS) – Equipe Escuderia UFSAE
EXTERIOR
Venezuela (1 equipe / 1 instituição)
Universidad de Oriente – Equipe Tem Fórmula SAE UDO
EQUIPES FÓRMULA ELÉTRICO
REGIÃO SUL
Santa Catarina (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Equipes Ampera – UFSC SAE
REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itajubá –Equipe Cheetah E-Racing
Rio de Janeiro (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Equipe Faraday Racing
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Equipe Minerva E-Racing UFRJ
São Paulo (5 equipes / 5 instituições)
Grande São Paulo (2 equipes / 2 instituições)
Centro Universitário da FEI (FEI) – Equipe Fórmula FEI Elétrico
Universidade Paulista (UNIP) – Equipe Fórmula UNIP Elétrico
Interior (3 equipes / 3 instituições)
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) – Equipe EESC-USP Tupã
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – Equipe B’Energy Racing
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Equipe Unicamp E-racing
REGIÃO NORDESTE
Paraíba (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Equipe Fórmula-E UFPB
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