Da Redação – Nesta quinta-feira (17), o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, participou de cerimônia em que foram entregues os títulos que regularizam as moradias de 350 famílias que residem no loteamento Vila Progresso. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aldino Pinotti, no Jardim Farina. Os documentos garantem às famílias segurança jurídica de posse/propriedade dos imóveis.
Com entrega dos títulos, sobe para 5.046 o número de domicílios regularizados pela atual Administração desde 2009 em toda a cidade. Em outras 50 áreas, o processo de regularização está em andamento.
Marinho falou sobre o trabalho desenvolvido pela Administração para garantir que os moradores tenham a posse definitiva de suas casas. “Esse pode até parecer um processo simples, mas na verdade é muito complexo e exige muita dedicação de uma grande equipe. Em nosso governo, criamos a Secretaria de Habitação, que contribuiu muito para esse ótimo resultado.”
O loteamento Vila Progresso está localizado no Bairro Baeta e tem como acesso principal a Rua José Cláudio da Luz. Trata-se de assentamento implantado em área pública, classificado pelo Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) como de tipo 2 e que é oriundo do reassentamento de famílias do Núcleo Pai Herói.
Para Denivaldo Rosa Pereira, representante dos moradores, essa é uma grande vitória. “Hoje estou muito alegre, essa é uma conquista que há muito tempo nós esperávamos e finalmente, com o prefeito Luiz Marinho, tivemos êxito”, disse, emocionado.
O reassentamento ocorreu em duas fases: a primeira, denominada à época “Vila Progressista”, iniciada em meados de 1988, foi implantada em uma gleba utilizada até então como campo de futebol (área objeto da regularização); a segunda, denominada “Vila Nova Baeta”, ocorreu por volta de 1991, com o objetivo de desadensar o Núcleo Pai Herói de modo a viabilizar a urbanização e requalificação urbana daquele assentamento (ainda em processo de regularização).
A área regularizada tem 43,2 mil m², encontra-se integralmente ocupada e conta com 285 lotes (há 11 lotes com mais de um imóvel), 14 ruas, três travessas, uma viela e dez áreas verdes. A Prefeitura investiu cerca de R$ 260 mil na regularização.
Nenhum comentário on "Famílias da Vila Progresso recebem títulos de regularização fundiária"