Da Redação – A Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa e a Associação Cultural Cachuera! promovem, em 17 de novembro, o Concerto de Verão. Com apoio da Fundação Japão, o encontro de instrumentos tradicionais japoneses com instrumentos de outros países e tradições traz diretamente do Japão, a professora Yoko Nishi (koto). Junto dela, participarão como convidados Shen Kyomei Ribeiro (shakuhachi e flauta), Gabriel Levy (acordeon), Camilo Carrara (violão), Vitor da Trindade (percussão) e Paulo Dias (percussão).
Na primeira parte do concerto, peças de koto revelarão a virtuosidade de Yoko Nishi e as possibilidades de sonoridades do instrumento japonês. A segunda parte inclui músicas brasileiras (Pixinguinha, Milton Nascimento, etc) e o encontro dos instrumentos japoneses e ocidentais.
“A ideia deste concerto é de trazer, além da junção de diferentes instrumentos, a combinação de linguagens musicais e músicos de diferentes universos sonoros , unidos por um repertório que vai do tradicional japonês ao choro”, explica o músico e professor de shakuhachi Shen Kyomei Ribeiro, um dos organizadores do evento.
Segundo Shen, “Concerto de Verão” nasceu da vivência da professora Yoko Nishi com a música brasileira. Esta vivência permitiu que ela desenvolvesse uma linguagem de tocar o koto com jeitinho brasileiro.”
Yoko Nishi e Shen Kyomei já realizaram dois concertos no Japão, “Noite da Música Brasileira”, no teatro Ongaku no Tomo Hall, e “From Rio to Tokyo”, no Roppongi Art Night Festival, consolidando um repertório que une a música japonesa com a brasileira. Em “Concerto de Verão”, serão apresentadas as músicas mais representativas destes encontros anteriores
Yoko Nishi – Natural da cidade de Wakayama, no Japão, Yoko Nishi iniciou seu aprendizado de koto aos quatro anos de idade. Estudou formalmente com os músicos e compositores Tadao Sawai e Kazue Sawai. Em 1980, aos 16 anos de idade, foi premiada no concurso de Sankyoku. Ao se graduar na Tokyo University of the Arts, apresentou-se ao casal imperial no Palácio Imperial, como representante da Universidade em evento organizado pela Agência da Casa Imperial. Seu repertório abrange desde obras tradicionais a peças contemporâneas de John Cage e Yuji Takahashi, colaborações e improvisações com instrumentos ocidentais, DJs, poetas e artistas.
É considerada uma das principais musicistas de instrumento musical antigo no Teatro Nacional de Tóquio. Apresentou-se em festivais internacionais ao redor do mundo, incluindo países como Alemanha, Estados Unidos, Hungria, China, Lituânia e também no Reino Unido. Desde 2009 tem se apresentado uma vez por ano no Brasil, cruzando elementos da tradição com o contemporâneo, na continuidade da sua investigação sobre a sonoridade do koto.
Serviço – Concerto de Verão, com Yoko Nishi e convidados: Yoko Nishi – koto; Shen Kyomei Ribeiro – shakuhachi e flauta; Gabriel Levy – acordeon; Camilo Carrara – violão; Vitor da Trindade – percussão e Paulo Dias – percussão, dia 17 de novembro, às 20h, no Espaço Cachuera! (100 lugares), à Rua Monte Alegre, 1.094, Perdizes, São Paulo. Classificação: livre. Duração: 60 minutos. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Os ingressos estarão à venda uma hora antes do início da apresentação, no local. Mais informações: (11) 3875-5563
Nenhum comentário on "Entidades culturais promovem o Concerto de Verão em São Paulo"