Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo lançou na tarde desta quarta-feira (9) a Operação Guarda-Chuva 2016/2017, com objetivo de promover ações de combate a possíveis danos causados pelas fortes chuvas típicas do verão. A operação, que neste ano tem como tema “Sua Participação Ajuda a Salvar Vidas”, será encerrada apenas no dia 15 de abril de 2017.
Desde o lançamento da operação, em novembro de 2010, a cidade não teve registros de acidentes com vítimas fatais em decorrência das chuvas. No planejamento que será desenvolvido este ano, três ações preventivas foram organizadas para informar, organizar e mobilizar as comunidades. Na primeira, a “Informar para Prevenir”, serão realizados mutirões, com materiais informativos em todas as áreas de situação de risco.
Já na “Alerta Sai de Casa”, foi montada rede de refúgios e de equipes de voluntários para auxiliar as famílias de áreas de risco a sair de casa nos momentos de chuvas intensas. Por fim, a terceira ação, “Remoção Preventiva de Famílias em Risco 4”, fará o monitoramento continuado para avaliação da situação de risco pela Defesa Civil, com a interdição de moradias e remoção das famílias onde for identificado risco muito alto.
De acordo com o mapeamento feito pelo Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR), no início do programa o município possuía 203 setores considerados como áreas de risco. Em 2016, o número caiu para 162, sendo que, desse total, 32 áreas correspondem a locais de perigo com menor grau. O município também já retirou, desde 2009, cerca de 2.200 famílias que viviam em situação de risco.
Para o secretário-adjunto de Serviços Urbanos Flávio Cazarini, os resultados positivos são fruto de uma administração que tem compromisso com a população: “Ao longo desses oito anos de governo, foi criada uma estrutura eficiente de combate às áreas de risco, iniciativa que antes não existia. O grande resultado é a cidade não ter registrado nenhum óbito desde 2010. Criamos uma rede muito forte e consciente para efetivação desse trabalho. Temos hoje parceiros, entidades e Defesa Civil que sabem como atuar em situações extremas. Isso nunca existiu em nossa cidade”, disse.
A Operação Guarda-Chuva conta atualmente com o trabalho de 12 secretarias, principalmente as de Serviços Urbanos e Habitação. O programa inclui série de ações, como o Drenar, voltado ao combate às enchentes, e ampliação dos serviços de limpeza e manutenção da drenagem urbana, coleta de resíduos sólidos e obras de contenção de encostas em áreas vulneráveis, além de procedimentos para garantir mais rapidez e eficácia nas ações emergenciais de resposta a eventuais acidentes.
A estrutura da operação conta ainda com 15 Nupdecs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil), grupos formados por moradores que, após capacitação e treinamento pela Defesa Civil, atuam voluntariamente na região em que residem. São mais de 160 membros de 44 comunidades que orientam os munícipes sobre como agir durante as chuvas fortes e como reconhecer situações de risco.
Nenhum comentário on "Prefeitura de São Bernardo lança Operação Guarda-Chuva"