ABC instala grupo regional para gestão de riscos com produtos químicos

854 0

Felicidade, amor, todas essas emoções nos fazem parecer ridículos, abobalhados, e daí? Seja ridículo, não seja frustrado, ‘pague mico’, saia gritando e falando bobagens, você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo para ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta. Antes idiota que infeliz!

Arnaldo Jabor.

foto-3               ABC instala grupo regional para gestão de riscos com produtos químicos

As sete cidades do ABC passam a contar, a partir desta segunda-feira (7), com um grupo regional de gestão de riscos envolvendo produtos químicos perigosos. A Subcomissão Regional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos da Região do Grande ABC (SRP2R2/ABC) foi instalada oficialmente durante a assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O grupo regional é composto por representantes do Corpo de Bombeiros, polícias Ambiental e Rodoviária Federal e Estadual, Comitê de Fomento Industrial do Polo Grande ABC (Cofip), Grupos de Trabalho (GTs) Defesa Civil, Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Saúde, entre outros. A iniciativa estabelece protocolos de manejo de desastres, com o objetivo de proporcionar uma atuação de forma integrada e articulada na região nesta temática. O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, afirmou que a subcomissão, graças aos diferentes entes que a compõem, possibilita um tratamento mais eficaz das questões relacionadas a acidentes ambientais com produtos químicos perigosos. A coordenadora do GT Defesa Civil, Débora Diogo, classificou a instalação do grupo como uma conquista para as sete cidades. “Nosso intuito é que esse trabalho seja continuado e fortalecido, com capacitação das equipes envolvidas e manutenção das ações preventivas para evitar desastres”, afirmou. Durante o encontro, o gerente executivo do Cofip, Francisco Ruiz, resumiu aos prefeitos o perfil econômico da indústria química do ABC, na qual está inserido o Polo Petroquímico, ressaltando que a união e integração entre as empresas possibilita maior geração de valor. “O ABC representa 13,7% da indústria química no Brasil, com um faturamento de R$ 49,5 bilhões por ano”, explicou. O diretor do Cofip, Carlos Barbeiro, apresentou iniciativas em andamento pela entidade, como a formação do Comitê de Gerenciamento de Crise, a elaboração do Plano de Auxilio Mútuo Médico, o programa de capacitação em risco tecnológico para brigadistas e o Conselho Comunitário Consultivo (CCC). “Devemos estar sempre preparados para uma emergência. Por isso, precisamos de capacitação e treinamento para atuar em qualquer eventualidade”. Além do envolvimento de entes públicos e privados, a participação da comunidade é fundamental para a atuação da subcomissão, de acordo com Marco Lainha, técnico do setor de Atendimento a Emergências da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). “Por mais que estejamos integrados, sempre precisamos reforçar nossa atuação. O ABC é uma região com alta fragilidade ambiental, pois está localizado em uma área de mananciais com grande volume de transporte de produtos”, afirmou.

Frase:

A subcomissão conta com um elevado grau de inteligência reunido, deixando a região muito mais preparada para enfrentar riscos com produtos químicos. Temos de estar preparados sempre para minimizar os impactos de um eventual acidente, mesmo esperando que ele nunca ocorra

Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, ao comentar a criação da Subcomissão Regional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos da Região do Grande ABC

Frase:

O crescimento do PTB no Estado de São Paulo é fruto de um árduo trabalho e de lealdade, que é a nossa marca registrada. Esses números nos capacitam a pensar em voos mais altos em 2018 e 2020…

Campos Machado, deputado estadual e presidente do PTB paulista, ao comentar o crescimento do seu partido nas últimas eleições e deixar no ar planos mais ousados para as próximas eleições

PTB registra 22% de crescimento nas eleições e já fala em Alckmin para a Presidência

As eleições municipais de 2016 no Estado de São Paulo ampliaram a base de apoio do governador Geraldo Alckmin e o PTB, partido do seu maior aliado na Assembleia Legislativa, deputado Campos Machado, revelou nas urnas o maior crescimento percentual entre os três principais partidos. PSDB, partido do governador e PMDB, partido do presidente da República, viram diminuir o número de prefeituras conquistadas, enquanto o PTB subiu de 51 para 62 prefeituras no Estado. Um aumento de 22%, em comparação com as eleições de 2012. Se consideramos com o número de vice-prefeitos eleitos, o PTB paulista está na administração de cerca de 150 municípios. Os dados são do UOL Eleições que fez um Raio X dos pleitos realizados em 2 e 30 de outubro. Em todo o Estado de São Paulo os candidatos a prefeito do PTB receberam quase um milhão de votos. A bancada de vereadores eleita pelo Partido Trabalhista Brasileiro é a terceira maior em todo o Estado, com quase um milhão e duzentos mil votos. Foram eleitos 578 vereadores, ficando atrás, apenas, do PSDB e PMDB. “Nosso crescimento não foi só em quantidade, mas muito maior em qualidade”, afirmou Campos Machado, presidente do PTB no Estado e secretário-geral da Executiva Nacional do partido. Para Campos Machado, o PTB paulista assegura, desde já, o seu “mais total e incondicional apoio à candidatura do governador Geraldo Alckmin a presidência da República, em 2018”.


 

VAPT-VUPT

 

PISCINÕES: BALANÇO POSITIVO…

  • A pauta da reunião dos prefeitos também contou com a divulgação de um balanço positivo da limpeza dos 19 piscinões localizados nos sete municípios da região, apresentado pelo coordenador do Comitê de Programa Drenagem Urbana do Consórcio e o secretário-adjunto de Serviços Urbanos de São Bernardo, Flávio Casarini. Os trabalhos estavam a cargo do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão do governo estadual responsável pela manutenção dos reservatórios. “A limpeza dos piscinões está em dia, com a parte eletromecânica em ordem”, afirmou Casarini. O acordo para os serviços de limpeza e manutenção desses reservatórios havia sido estabelecido em 18 de fevereiro, durante encontro articulado pelo Consórcio com o superintendente do DAEE, Ricardo Borsari.

… E MUITA INSISTÊNCIA

  • O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, ressaltou que o balanço positivo nesse setor é fruto de reivindicações recorrentes da entidade. “Esta melhora na situação dos piscinões ocorreu graças à gestão do Consórcio. Graças à nossa insistência, conseguimos este resultado”, destacou Luiz Marinho.

REUNIÃO DE TRANSIÇÃO ADIADA 1

  • O incansável Elísio Peixoto, coordenador da ONG Voto Consciente São Caetano e um dos fundadores do Observatório Político de São Caetano, publica no seu pefil no Facebook que o esperado processo de transição governamental entre o atual prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), derrotado nas eleições, e o prefeito eleito Auricchio (PSDB), sofreu o seu primeiro revés. A reunião entre as equipes que trataria do assunto, agendada para esta terça-feira (8), às 10h, foi desmarcada pelo prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). Segundo Elísio Peixoto, a reunião ficou agendada para quinta-feira (10). A informação foi divulgada pela equipe de transição do prefeito eleito, José Auricchio Jr (PSDB).

REUNIÃO DE TRANSIÇÃO ADIADA 2

  • A nota informa que “O governo do atual prefeito, Paulo Pinheiro, solicitou o adiamento da primeira reunião com a comissão de transição formada pelo prefeito eleito, José Auricchio Júnior. Marcado pelo próprio governo, após reiteradas solicitações, para esta terça (8), o encontro foi transferido para esta quinta-feira (10), devido à viagem do coordenador do grupo de Pinheiro – este foi o motivo alegado.”

PAPO TUCANO

  • Na última quinta-feira (3), o deputado estadual e prefeito eleito, Orlando Morando, se reuniu com o presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Jerson Kelman, e toda a diretoria. O intuito do encontro foi atualizar informações da empresa em relação ao município de São Bernardo do Campo e segundo Orlando Morando a agenda foi muito positiva. “A reunião foi muito positiva e aproveitei a oportunidade para cobrar as obras de coleta para tratamento de esgoto em toda a região do Grande Alvarenga e demais pontos que se encontram paralisados ou atrasados na cidade. Precisamos evoluir nesses pontos”, concluiu Morando.

Projetos funcionais de Mobilidade para a região são apresentados aos prefeitos

Os projetos funcionais da nova etapa do Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana da Região do Grande ABC foram apresentados nesta segunda-feira (7), durante assembleia mensal de prefeitos, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Os detalhamentos correspondem aos 21 novos projetos propostos pela entidade, elaborados a partir da obtenção de recursos federais, visando futuras obras em três eixos prioritários de intervenções: a Ligação Leste-Oeste (Diadema), o Eixo Avenidas Guido Aliberti / Lauro Gomes / Marginal Córrego Taioca (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) e o Corredor Sudeste (São Caetano do Sul, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires). A necessidade de um processo de transição com as administrações que assumem em 2017 para garantir o prosseguimento dos projetos foi destacada pelo presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. “É preciso ter noção da importância da continuidade desses projetos. Aqui temos um trabalho de quatro anos e também o resultado do que aconteceu antes desse período para chegarmos até essa etapa. É um processo de transformação da região em curso que futuramente poderá envolver captação de recursos inclusive internacionais”, disse. O prefeito reeleito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, também considerou a continuidade fundamental. “É um projeto realmente audacioso. Vamos buscar caminhos jurídicos para que o Consórcio possa mais uma vez ser pioneiro, executando essas obras”, ressaltou. Os projetos funcionais apresentam as diretrizes das propostas, sempre priorizando o transporte coletivo, e abrem caminho para a próxima etapa, que envolverá a elaboração dos projetos básicos, habilitando o Consórcio a captar recursos para as futuras obras.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "ABC instala grupo regional para gestão de riscos com produtos químicos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *