É urgente que as nossas escolas exaltem a humildade e a simplicidade como valores positivos. A arrogância e o exibicionismo não são, como se pretende, emanações de alguma essência da cultura africana do poder. São emanações de quem toma a embalagem pelo conteúdo…
Mia Couto.
São Caetano é premiada como a melhor cidade do Brasil em acesso digital ao conhecimento
A Prefeitura de São Caetano recebeu mais uma premiação nacional por conta do sucesso de suas políticas públicas. Nesta quinta-feira (17), em evento na capital paulista, São Caetano foi apontada como melhor cidade do Brasil em Acesso Digital ao Conhecimento. O prêmio As Melhores Cidades do Brasil foi concedido pela revista ISTOÉ e pela agência de classificação Austin Rating, e contou com a presença de autoridades de diversos municípios do País, além de representantes de governos estaduais e federal. O prefeito Paulo Pinheiro recebeu o prêmio das mãos do vice-governador de São Paulo, Márcio França, e comemorou a honraria. O prêmio As Melhores Cidades do Brasil busca mostrar os municípios que servem de exemplo para o País, com políticas públicas que realmente têm impactos positivos na vida dos moradores. A secretária municipal de Educação de São Caetano, Ivone Braido Voltarelli, citou algumas das ações que fizeram da cidade a líder nacional em Acesso Digital ao Conhecimento. “Todas as nossas escolas estão equipadas com lousas digitais e os alunos utilizam tablets e netbooks como ferramenta de auxílio ao aprendizado. A tecnologia não substitui os professores, mas os ajuda na tarefa de levar conhecimento aos jovens.” O levantamento nascido da parceria entre ISTOÉ e Austin Rating avaliou o desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros. Realizado de forma inédita, o estudo utilizou mais de 500 indicadores de diferentes fontes para mapear onde estão as melhores práticas de gestão pública. “Como foi concebido a partir de dados oficiais, o prêmio é uma chancela e um selo de qualidade das boas administrações do País”, informa a revista. Além do prefeito Paulo Pinheiro, participaram da comitiva de São Caetano na cerimônia de premiação a primeira-dama e presidente do Fundo Social do Município, Graça Pinheiro; os secretários municipais de Educação, Ivone Braido Voltarelli; Governo, Nilson Bonome; Comunicação, Fernando Scarmelloti; e o assessor Joaquim Vidal.
Frase:
Esse título é mais um reconhecimento por todos os investimentos que fazemos em relação à Educação no município. Nós sempre buscamos oferecer o melhor para os moradores em todas as áreas da administração, por isso sempre somos muito bem avaliados nestes levantamentos nacionais. É mais um motivo de orgulho para todos os sulsancaetanenses
Paulo Pinheiro, prefeito de São Caetano, ao agradecer a premiação como a melhor cidade do Brasil em Acesso Digital ao Conhecimento, no Prêmio As Melhores Cidades do Brasil, criado pela revista ISTOÉ e pela agência de classificação Austin Rating
Frase:
Os municípios premiados mostraram projetos e avanços, além de indicadores expressivos de qualidade de vida. Não há momento mais feliz na vida de um gestor do que este: de reconhecimento pelo bom trabalho
Gilberto Kassab, ministro das Cidades, ao elogiar as cidades em destaque no levantamento nacional.
Sessão Solene na Câmara de Santo André comemora os 156 anos da Igreja Presbiteriana
O Teatro Municipal de Santo André foi palco, na quarta-feira (16), de Sessão Solene em comemoração aos 156 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil. A solenidade foi presidida pelo vereador Marcos Pinchiari (PROS) e contou com a presença do assessor Valdir Reis Morais, que representou o prefeito Carlos Grana (PT); do presidente do Sínodo do Grande ABC, reverendo Zedequias Alves; presidente do presbitério de Santo André, pastor Alberto César Oliveira Souza; o presbítero Alcides Moraes; e a vereadora Elian Santana (PROS). A noite reservou entrega de duas homenagens, sendo uma delas ao presbítero Alcides Batista da Silva. Nascido em 1939, tornou-se, aos 25 anos de idade, presidente da União Presbiteriana de Homens (UPH). Com o crescimento dos trabalhos, Silva construiu salão para a realização dos cultos, onde lecionava na escola dominical, dirigia reuniões e pregava a palavra de Deus na ausência do pastor. Mais tarde, foi construída a sede da Igreja Presbiteriana do Jardim Elba, na qual Silva é presbítero emérito. Outra homenagem foi entregue a Zilene de Jesus Silva, nascida em 1936. Em Paranapiacaba abraçou a fé evangélica, quando foi batizada na congregação presbiteriana, em 1968. Durante os anos de trabalho, Zilene exerceu funções de presidente e tesoureira na Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF), participando da mesma até hoje, além de membro ativa da Igreja Presbiteriana de Ribeirão Pires. “É importante e é uma responsabilidade, que eu assumo com a igreja, quando aceito e concordo fazer a sessão solene. Graças ao presbítero Alcides, eu me aproximei da Igreja Presbiteriana e esta sessão só está sendo realizada graças a ele, que nos solicitou apoio. Não existem coincidências, existe a providência divina e é por isso que estamos aqui hoje”, ressaltou Pinchiari. A sessão contou, ainda, com apresentação cultural da Orquestra e do Coral da Igreja Presbiteriana.
PRAÇA REVITALIZADA 1
- O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, entrega neste sábado (19), às 11h, a reforma e revitalização da Praça Giovanni Breda, no Bairro Assunção. A área, localizada na rotatória das avenidas João Firmino, Robert Kennedy, Humberto de Alencar Castelo Branco e Estrada dos Alvarenga, tem mais de 22 mil metros quadrados. A praça, uma das principais áreas de lazer daquela região, antes dispunha apenas de pista para caminhada e alguns equipamentos de ginástica. Com a intervenção realizada pela Prefeitura, o espaço foi reorganizado de forma a oferecer atividades de lazer, esportivas e culturais dentro de um conceito contemporâneo de intervenção urbana e paisagística. Algumas das novidades são playground, pista de skate, quadras e espaço PET.
PRAÇA REVITALIZADA 2
- O público que comparecer ao evento poderá participar, a partir das 10h, de diversas atividades de cultura e lazer, como apresentações musicais e sarau literário. Também estará presente no evento o grupo Escritores da Cidade, que reúne músicos, poetas e artistas que atuam nos equipamentos públicos de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial. A programação, que é gratuita, foi elaborada pelas secretarias de Serviços Urbanos, Cultura e Saúde.
CUTUCADAS REPUBLICANAS 1
- Desde o início da semana passada é possível visualizar os outdoors do Partido da Republica espalhados pela cidade de São Caetano convidando os munícipes a se filiarem ao partido. Segundo o presidente municipal do PR, vereador Fabio Palacio, a intenção é renovar o partido, trazer novas lideranças, novas forças. “Queremos trazer pessoas dispostas a discutir o futuro de São Caetano do Sul”, explicou Fabio Palacio. E a mensagem do outdoor, ao mesmo tempo que convida novas lideranças, também deixa no ar, de forma sutil, uma provocação a atual administração Paulo Pinheiro.
CUTUCADAS REPUBLICANAS 2
- A frase “A São Caetano que você quer pode existir” estimula os munícipes que querem a mudança na cidade a se filiarem e caminharem juntos neste novo projeto. “Em minhas prestações de contas nas casas de munícipes tenho sentido o descontentamento e a vontade de contribuir, é por isso que estamos convidando a todos que se sentirem incomodados, chamados, para fazerem parte da família republicada de São Caetano do Sul”, finalizou Fabio Palacio.
PASSEIO CICLÍSTICO DA PRIMAVERA
- A Secretaria de Esporte e Turismo de São Caetano e o portal Viver São Caetano acertam os últimos detalhes para o 2º Passeio Ciclístico da Primavera. A atividade será realizada neste domingo (20), com largada às 9h do Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica). A organização espera repetir o sucesso de 2014, quando o evento registrou 1,5 mil participantes. O percurso terá 11,5 quilômetros. Entre outras vias, os ciclistas pedalarão pelas Avenidas Goiás e Presidente Kennedy, onde farão o retorno ao parque. As inscrições já foram encerradas.
Prefeitura de Ribeirão Pires tem crédito para apresentar projetos no Governo Federal
Todos os municípios apresentam propostas para conseguir liberação de verba através de recursos do Governo Federal. Ribeirão Pires demonstra, através do baixo Índice de Endividamento apresentado no STN (Secretaria do Tesouro Nacional), que a cidade está apta a contrair empréstimo junto à Caixa Econômica Federal e ao Ministério do Turismo. A Secretaria de Obras apresentou este panorama em relação ao projeto PAC Mobilidade da Avenida Francisco Monteiro que está em análise no Governo Federal. O projeto prevê intervenções de recapeamento em toda extensão, reformulação completa do trajeto, partindo do Terminal Rodoviário até o encontro da Rua Professor Antônio Nunes, no bairro Santa Luzia. A proposta de adequação viária inclui serviços de recuperação da pavimentação, tratamentos diferenciados das vias, reforços dos pavimentos juntos aos pontos de parada do transporte coletivo e implantação de faixas exclusivas. Também será feita a adequação e reforma dos 23 abrigos de ônibus e passeios diferenciados e acessíveis, implantação de sinalização horizontal e vertical e equipamento de monitoramento por câmeras em trechos de conflitos. A Avenida Francisco Monteiro e vias centrais formam atualmente o principal eixo de transporte coletivo da cidade com cerca de 6,6 km de extensão. O transporte coletivo que opera pelo local, somando linhas municipais, intermunicipais e particulares, chega a realizar 1.132 viagens por dia. O investimento pretende garantir um melhor fluxo e qualidade viária para o transporte coletivo. “Estamos gerindo as finanças do município com muito zelo. Algumas medidas foram adotadas para desafogar as contas nessa fase de contingência de gastos do país e redução de repasses. Estamos adequando toda a situação e a esse crédito com o Governo Federal revela essa situação”, disse o prefeito Saulo Benevides (PMDB).
Nenhum comentário on "Coluna do dia 19/09/2015"