O pesquisador que não souber o que está procurando não compreenderá o que encontrar…
Claude Bernard.
Alex é sabatinado na Acigabc e promete reunião no início da gestão
A Acigabc (Associação das Construtoras, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) recebeu ontem o candidato do PPS à Prefeitura de São Bernardo, Alex Manente, para participar de uma sabatina com questões de interesse do setor imobiliário na cidade. Empresários do ramo imobiliário e construtores questionam o candidato sobre, em eventual governo, como lidaria com temas como burocracia para aprovação de projetos, altas taxas, custos elevados, plano diretor e lei de zoneamento urbano. Entre as iniciativas de combate à desburocratização de processos, Alex Manente defende a criação de balcão único de aprovações e sistema de plantas online. A Acigabc pleiteia que até a liberação do Habite-se, seja cobrado o IPTU apenas sobre o terreno, e não retroativo ao edifício em construção, como ocorre hoje. Após a expedição do Habite-se, passaria a ser cobrado sobre a edificação finalizada. Outra sugestão da associação ao candidato é sobre a prorrogação do prazo de validade do alvará de construção. A validade atual é de quatro anos, com possibilidade de renovação desde que a terraplenagem esteja concluída. “Nosso pleito é de que essa renovação por igual período de quatro anos seja feita sem necessidade da execução da terraplenagem, para se evitar que a cidade fique cheia de buracos para todo lado”, afirma o presidente Marcus Santaguita. A diretoria da Acigabc realizou série de encontros com os candidatos da região durante o primeiro turno das eleições para conhecer suas pretensões e entregar pauta de reivindicações do setor. Foram ouvidos os candidatos mais citados nas pesquisas de intenção de voto em São Bernardo, Santo André, São Caetano, Diadema e Mauá. Marcus Santaguita destaca que a sociedade civil organizada é fundamental para cobrar dos futuros prefeitos ações que possam contribuir com o desenvolvimento do mercado imobiliário. O setor foi um dos mais afetados pela crise econômica. A última pesquisa da associação mostra que a venda de imóveis novos na região caiu 51,6% no primeiro semestre ante o mesmo período do ano passado. Este é o terceiro ano seguido de retração na comercialização de apartamentos.
Frase:
Nós precisamos sentar com vocês logo no início da administração para verificar quais são as demandas da cidade. Precisamos incentivar a construção civil em determinadas regiões da cidade para poder inclusive melhorar a nossa locomoção e mobilidade. E proporcionalidade de tributação em cada região para poder estimular a economia e a construção em áreas de demandas reprimidas que ainda existem em São Bernardo
Alex Manente, candidato do PPS à Prefeitura de São Bernardo, ao prometer ouvir o setor de construtoras, incorporadoras e imobiliárias para traçar medidas para atender a demanda da cidade
Frase:
Consigno, ainda, que a contratação emergencial em questão, de prazo máximo de 180 dias, com vencimento antecipado caso antes do seu decurso seja contratada, por licitação, nova concessionária, não gerará nenhuma despesa aos cofres públicos, pois a Transportadora SUZANTUR será remunerada exclusivamente pelas tarifas cobradas dos usuários
Genilson Rodrigues Carreiro, juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Santo André, em sentença que indeferiu Ação Popular ajuizada contra a Prefeitura de Santo André, sob o argumento, em síntese, de que o Município e a Santo André Transportes, após a cessação das atividades da empresa Expresso Guarará, concessionária de transporte público coletivo, teriam cometido uma série de irregularidades na seleção da empresa contratada em caráter emergencial para sua substituição temporária (leia mais)
Deputados caminham com Atila e apoiam propostas de mobilidade para o Jardim Zaíra
Os deputados estaduais Carlos Cezar e Caio França, do PSB, estiveram em Mauá nesta quinta-feira (20) para demonstrar apoio ao candidato a prefeito Atila Jacomussi e às suas propostas de melhorias para o bairro, como a remoção do terminal de ônibus da Avenida Castelo Branco, que vai desafogar o trânsito na região, e implantação de um terminal novo e mais funcional num local mais adequado. Eles participaram de uma caminhada no Jardim Zaíra 5 e depois prestigiaram um evento dedicado às mulheres na Vila Bocaina, região central da cidade. “Conhecemos o Atila da Assembleia (Legislativa de São Paulo). É um político criativo e ousado, que conduz com muita energia as pautas que beneficiam a cidade de Mauá, como o Poupatempo, que ele conseguiu trazer para cá. Nós estamos comprometidos com essa candidatura e vamos ajudá-lo a trazer mais benefícios para Mauá, como um terminal de ônibus novo no Zaíra”, afirmou Caio França enquanto andava pelas ladeiras do bairro. “É a primeira vez que acompanho o Atila numa caminhada. É impressionante a receptividade das pessoas e a reciprocidade, o carinho com que ele e os cidadãos se tratam”, disse Carlos Cezar, que elogiou também as propostas do candidato. “O Atila tem o melhor plano de governo, porque conhece profundamente as necessidades das pessoas”. “O Zaíra é um símbolo de Mauá e um exemplo perfeito do descaso com que a administração atual trata a população”, afirmou o candidato, que falou aos moradores sobre pontos do plano de governo Atila 40, como remodelar o terminal de ônibus do bairro, criar o Centro de Referência da Saúde da Mulher e normalizar o funcionamento do pronto-socorro do Hospital Nardini.
VAPT-VUPT
SAUNA LEGISLATIVA
- Foi lamentável, quase vexatório, para dizer o mínimo, a sessão solene na Câmara de Santo André, nesta quarta-feira, que comemorou o Jubileu de Ouro da fundação do Colégio Singular. Por conta da reforma, o ar-condicionado ainda não entrou em funcionamento, e os convidados, homenageados, jornalistas e funcionários do Legislativo mais pareciam estar numa sauna. Depois de a sessão ter iniciado, funcionários tiveram de ligar ventiladores voltados para o público. Teve gente que não sabia o que era pior: enxugar o suor com lenços de papel ou aguentar o ventilador instalado à frente dos convidados nas galerias…
ATILA AMPLIA VANTAGEM SOBRE DONISETE EM MAUÁ
- Após a expressiva votação no primeiro turno da eleição para a Prefeitura de Mauá (85.615 votos, conseguindo 46,73% dos votos válidos), o socialista Atila Jacomussi tem vantagem ainda maior neste segundo turno das eleições municipais. Segundo pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada nesta quinta-feira, Atila tem 69% das intenções de voto, contra 31% do atual prefeito Donisete Braga (PT), levando em conta os votos válidos. A pesquisa ouviu 500 eleitores e a margem de erro é de 4,4 pontos percentuais.
PLANO DE MOBILIDADE URBANA 1
- O Governo Federal prorrogou por mais 7 anos o prazo para que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem o Plano de Mobilidade Urbana. De acordo com a Lei 12.587/2012, os municípios já deveriam ter realizado a entrega até o dia 15 de abril deste ano. Um dos motivos para esse novo prazo seria a falta de técnicos capacitados para realizar essa tarefa. O problema poderia ser resolvido com a execução do Plano por arquitetos e urbanistas. “Isso ocorre também nas áreas de resíduos sólidos e saneamento, por exemplo. Em municípios menores, com capacidade técnica e financeira ainda mais reduzida, a situação é ainda mais crítica”, avalia Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Para ele, a falta de participação ou envolvimento de arquitetos e urbanistas nesse trabalho se deve principalmente à subordinação a superiores sem qualificação técnica para tal.
PLANO DE MOBILIDADE URBANA 2
- Os municípios que não apresentarem o Plano dentro do novo prazo ficarão impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana, até que atendam à exigência estabelecida nesta Lei. Porém, para contratos firmados antes de 12 de abril de 2015, o repasse será mantido. Além de não ficarem impedidos de receber recursos por meio de emendas parlamentares. “No entanto, o ideal é que o Plano seja entregue dentro do prazo. E, principalmente, que seja realizado por quem realmente tem capacidade e é habilitado para isso”, conclui o presidente do CAU/SP.
Donisete Braga vai à Radio ABC e cumpre agenda de campanha lotada de compromissos
O prefeito de Mauá e candidato à reeleição, Donisete Braga (PT), participou nesta quinta-feira de sabatina na Rádio ABC, em Santo André. Além de se mostrar confiante em reverter a grande vantagem do adversário Atila Jacomussi (PSB), que venceu o primeiro turno, Donisete agradeceu o espaço democrático cedido pela emissora para que pudesse divulgar as propostas e o seu plano de governo, além de responder a alguns questionamentos dos jornalistas. Mais tarde, realizou uma grande atividade no Jardim Columbia, na companhia de Edson Moriconi, Ricardinho da enfermagem, Jucelina do lava jato e Mazinho. Donisete Braga fez o boca a boca com transeuntes e moradores. Ele exaltou as 800 unidades habitacionais que serão entregues à população daquela região. À tarde, mais uma grande atividade aconteceu, com o vereador reeleito Chiquinho do Zaíra e Clayton Gordinho, Donisete caminhou pelos bairros do jardim Santa Rosa e Itapark Velho, destacando suas propostas e realizações. Logo depois, seguiu seus compromissos participando de mais um encontro com profissionais da Saúde no Jardim Zaíra. Braga afirmou que terá um olhar cuidadoso e criterioso para com a Saúde do município, em especial com a continuidade das reformas e modernização das UBS. “Já reformamos 13 UBSs, das 23 existentes na cidade, como as unidades do Jardim Zaíra 1 e Jardim Zaíra 2”, explicou. Depois, em reunião com esportistas da cidade, esteve com Clóvis Volpi, detalhando as propostas para o setor de esportes em Mauá. “Discutimos sobre a consolidação de espaços como o campo sintético da vila Mercedes, um local que democratiza o acesso ao esporte e estabelece um maior convívio entre a população”, reiterou. Donisete disse ainda que na sua nova gestão pretende aumentar o número de espaços como o campo distrital para evidenciar o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida da população. De volta ao Jardim Itapark Velho, finalizou as agendas com um grande comício. “Quero agradecer o apoio recebido. E vamos continuar na busca por uma cidade mais justa, desenvolvida e acolhedora, em que o cidadão tenha orgulho nela. Conto com seu apoio”, concluiu Donisete Braga.
Nenhum comentário on "Alex é sabatinado na Acigabc e promete reunião no início da gestão"