Da Redação – A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires irá transferir o atendimento da UPA Santa Luzia para o Hospital e Maternidade São Lucas provisoriamente a fim de proporcionar uma melhora significativa no atendimento, gerar economia para os cofres públicos e realizar a reforma necessária da Unidade de Pronto Atendimento.
A proposta da Prefeitura gerou questionamento do Ministério Público, que pediu garantias de que o atendimento de urgência e emergência no Hospital São Lucas dará conta da demanda. Em diálogo com a promotoria, a Secretaria de Saúde e Higiene e a Santa Casa de Ribeirão Pires esclareceram que a atual estrutura do hospital público comporta o atendimento durante o período de reforma da UPA.
A princípio a mudança deveria vigorar a partir do último dia 11, mas foi prorrogada para os próximos dias após o MP solicitar apresentação de relatório com avaliação da Vigilância Sanitária e da SSH provando a necessidade de reforma do estabelecimento. A Promotoria também solicitou que o quadro de médicos esteja completo para suprir a demanda.
A Prefeitura esclarece que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para que dentro de um prazo de dez dias, o atendimento da UPA seja transferido para o Hospital e Maternidade São Lucas sem prejuízos à população. Segundo a avaliação técnica da Prefeitura, o hospital possui capacidade de atendimento com melhores recursos e instalação adequada, uma vez ter passado por recente reforma e modernização.
Economia – Atualmente o custo mensal da UPA é de aproximadamente R$ 2 milhões. O Governo Federal repassa apenas 300 mil para custeio, ou seja, ao menos R$ 1,7 milhão é custeado apenas pela Prefeitura. Com a medida provisória haverá redução significativa do custo operacional da Urgência e Emergência para aproximadamente 500 mil reais mensais. Os recursos economizados serão utilizados para sanar pendências financeiras com fornecedores do setor da Saúde.
Nenhum comentário on "Ribeirão unifica temporariamente as unidades de saúde para melhorar o atendimento"